A leitura em voz alta como estratégia metacognitiva reguladora da compreensão leitora: análise e aplicações para o ensino de leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15426 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso da leitura em voz alta como estratégia metacognitiva de suporte à compreensão leitora por alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar a experiência metacognitiva durante a leitura em silêncio e em voz alta; (2) comparar compreensão leitora e conhecimento metacognitivo no uso das leituras em voz alta e silenciosa; (3) propor uma abordagem didático-pedagógica para o ensino de leitura, em sala de aula, numa perspectiva metacognitivista. Colocam-se à prova duas hipóteses: (A) a maioria dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública reconhece a leitura em voz alta como uma eficaz estratégia metacognitiva de leitura; (B) estudantes com compreensão leitora incompleta recorrem à leitura em voz alta como estratégia metacognitiva de leitura. Para tanto, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa multimétodo nomeada Avaliação Unificada, composta por um teste de compreensão leitora e um teste de experiência metacognitiva com escala Likert, protocolo verbal e entrevista. Participaram desta pesquisa 17 alunos de uma unidade escolar municipal de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram um contraste entre os dados oriundos do teste por marcação escrita e do protocolo verbal. Enquanto, de acordo com a primeira etapa da Avaliação Unificada, 5 alunos apresentaram interpretação de acordo com a expectativa, por meio do protocolo verbal, esse número aumentou para 14 alunos. Pela entrevista, constata-se uma correlação entre o bom desempenho na tarefa de compreensão e a verbalização sobre o uso da leitura em voz alta como estratégia de regulação metacognitiva. Portanto, a hipótese A não pôde ser refutada e a hipótese B foi refutada. Tendo em vista os dados reveladores da verbalização, a abordagem didático-pedagógica proposta destaca a relevância de seu uso durante e após o processo cognitivo de compreensão textual do estudante de forma individual, em pares e em grupo. |
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Val, Simone Oliveira doLessa, Adriana Tavares Maurício117.103.927-11Lessa, Adriana Tavares MaurícioMartins, Adriana LeitãoRoberto, Tania Mikaela Garcia083.723.687-83http://lattes.cnpq.br/53702111058902002023-12-22T03:17:10Z2023-12-22T03:17:10Z2021-07-21VAL, Simone Oliveira do. A leitura em voz alta como estratégia metacognitiva reguladora da compreensão leitora: análise e aplicações para o ensino de leitura. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15426Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso da leitura em voz alta como estratégia metacognitiva de suporte à compreensão leitora por alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar a experiência metacognitiva durante a leitura em silêncio e em voz alta; (2) comparar compreensão leitora e conhecimento metacognitivo no uso das leituras em voz alta e silenciosa; (3) propor uma abordagem didático-pedagógica para o ensino de leitura, em sala de aula, numa perspectiva metacognitivista. Colocam-se à prova duas hipóteses: (A) a maioria dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública reconhece a leitura em voz alta como uma eficaz estratégia metacognitiva de leitura; (B) estudantes com compreensão leitora incompleta recorrem à leitura em voz alta como estratégia metacognitiva de leitura. Para tanto, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa multimétodo nomeada Avaliação Unificada, composta por um teste de compreensão leitora e um teste de experiência metacognitiva com escala Likert, protocolo verbal e entrevista. Participaram desta pesquisa 17 alunos de uma unidade escolar municipal de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram um contraste entre os dados oriundos do teste por marcação escrita e do protocolo verbal. Enquanto, de acordo com a primeira etapa da Avaliação Unificada, 5 alunos apresentaram interpretação de acordo com a expectativa, por meio do protocolo verbal, esse número aumentou para 14 alunos. Pela entrevista, constata-se uma correlação entre o bom desempenho na tarefa de compreensão e a verbalização sobre o uso da leitura em voz alta como estratégia de regulação metacognitiva. Portanto, a hipótese A não pôde ser refutada e a hipótese B foi refutada. Tendo em vista os dados reveladores da verbalização, a abordagem didático-pedagógica proposta destaca a relevância de seu uso durante e após o processo cognitivo de compreensão textual do estudante de forma individual, em pares e em grupo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research general aim is to investigate the use of Reading aloud method as a metacognitive strategy in reading comprehension among students ’of the final years in Elementary Education at public schools. The specifics aims of the project are: (1) to investigate students ’metacognition experiences during silent and aloud reading. (2) to compare reading comprehension and cognitive experience during the use of silent and aloud reading. (3) to propose a didatic-pegagogic approach to the teaching reading processes in classroom through a metalinguistic perspective. Two hypothesis were tested (A) most students in the final year of Elementary school recognize aloud reading as an important metacognitive strategy. (B) Students with reading comprehension problems resort to aloud reading as metacognitive strategy. For this purpose, it was adopted a qualitative multimethod approach, called Unified Evaluation, this methodology is composed by a Likert scale reading comprehension test, a verbal protocol and an interview. A group of 17 students from a public school in Angra dos Reis, Rio de Janeiro, participated in this research. The results demonstrate a contrast between the data obtained from verbal protocol and the written scale test. While, according to the first step of this Unifed assessment, 5 students presented reading comprehension as expected using the written protocol, this number raises to 14 students with the verbal protocol. From the interview, it can be observed the correlation between a high performance in the reading comprehension test and the use of verbalization and aloud reading as a metacognitive regulation strategy. Therefore, the hyphosis A can not be refuted, however, the hyphosis B can. Considering the revealing data about verbalization, this didact-pedagogic approach stresses the relevance of its uses during and after the students’ reading comprehension cognitive processes, individually, in pairs or groups.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisLeitura em voz altaleitura silenciosaestratégias metacognitivascompreensão leitoraaloud readingsilent readingmetacognitive strategiesreading comprehensionLetrasA leitura em voz alta como estratégia metacognitiva reguladora da compreensão leitora: análise e aplicações para o ensino de leituraThe Reading aloud method as a metacognitive strategy in Reading conprehension: analysis and the applications for teaching Readinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBURQUERQUE, E.; SILVA, M. E. L. & SPINILLO, A G. Para que serve ler e escrever? O depoimento de alunos e professores. 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Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso da leitura em voz alta como estratégia metacognitiva de suporte à compreensão leitora por alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino. São assumidos como objetivos específicos: (1) investigar a experiência metacognitiva durante a leitura em silêncio e em voz alta; (2) comparar compreensão leitora e conhecimento metacognitivo no uso das leituras em voz alta e silenciosa; (3) propor uma abordagem didático-pedagógica para o ensino de leitura, em sala de aula, numa perspectiva metacognitivista. Colocam-se à prova duas hipóteses: (A) a maioria dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública reconhece a leitura em voz alta como uma eficaz estratégia metacognitiva de leitura; (B) estudantes com compreensão leitora incompleta recorrem à leitura em voz alta como estratégia metacognitiva de leitura. Para tanto, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa multimétodo nomeada Avaliação Unificada, composta por um teste de compreensão leitora e um teste de experiência metacognitiva com escala Likert, protocolo verbal e entrevista. Participaram desta pesquisa 17 alunos de uma unidade escolar municipal de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram um contraste entre os dados oriundos do teste por marcação escrita e do protocolo verbal. Enquanto, de acordo com a primeira etapa da Avaliação Unificada, 5 alunos apresentaram interpretação de acordo com a expectativa, por meio do protocolo verbal, esse número aumentou para 14 alunos. Pela entrevista, constata-se uma correlação entre o bom desempenho na tarefa de compreensão e a verbalização sobre o uso da leitura em voz alta como estratégia de regulação metacognitiva. Portanto, a hipótese A não pôde ser refutada e a hipótese B foi refutada. Tendo em vista os dados reveladores da verbalização, a abordagem didático-pedagógica proposta destaca a relevância de seu uso durante e após o processo cognitivo de compreensão textual do estudante de forma individual, em pares e em grupo. |
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2021 |
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2021-07-21 |
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VAL, Simone Oliveira do. A leitura em voz alta como estratégia metacognitiva reguladora da compreensão leitora: análise e aplicações para o ensino de leitura. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
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