Ser e jogar: possibilidades terapêuticas do processo de criação de personagens de RPG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28504 |
Resumo: | O seguinte trabalho, inserido no método fenomenológico existencial, buscou investigar, utilizando-se da entrevista reflexiva, os sentidos da criação de personagem em diversos tipos de Role Playing Game, bem como suas possibilidades terapêuticas, sendo estas compreendidas a partir de transformações percebidas pela pessoa em sua vida e tidas como positivas por ela ou ainda uma ampliação da compreensão de si mesma. Foram realizadas entrevistas com jogadores de RPG utilizando-se da questão desencadeadora: “Como é, para você, criar um personagem de RPG?”. A partir das falas coletadas perceberam-se diversos sentidos da criação de personagem: algumas falas apontavam, por exemplo, o personagem criado como uma possível maneira de expressar certos modos-de-ser ou mesmo uma maneira de explorar outras possibilidades-de-ser. Sem pretensão qualquer de generalização ou comparação entre as falas, tendo claro que cada vivência é única, encerra-se a pesquisa percebendo, sim, a possibilidade do processo de criação de personagem ser terapêutico, apontando ainda a necessidade de mais estudos acerca dos jogos utilizados na juventude e na fase adulta |
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