Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais. |
id |
PUC_SP-1_24daf76a8858f4a9a8edc0dae04a10bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34366 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaSilva, Irene Ferreira da2023-07-05T19:32:30Z2023-07-05T19:32:30Z2015-03-11Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASHabilidade oralProdução oralAprendizagemLíngua InglesaLíngua estrangeiraPercepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIRENE FERREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf857187https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/1/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf2a4f4b3887412bafdf4515fc1613aaedMD51TEXTIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.txtIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain83890https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/2/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txt1eeaac5c691bcc38cb3c7978626a5654MD52THUMBNAILIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.jpgIRENE FERREIRA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/3/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg6bb8acddedc769ec7e9ec92ec94bd52eMD53handle/343662023-07-06 01:19:47.261oai:repositorio.pucsp.br:handle/34366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:19:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
title |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
spellingShingle |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês Silva, Irene Ferreira da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Habilidade oral Produção oral Aprendizagem Língua Inglesa Língua estrangeira |
title_short |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
title_full |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
title_fullStr |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
title_full_unstemmed |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
title_sort |
Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês |
author |
Silva, Irene Ferreira da |
author_facet |
Silva, Irene Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Irene Ferreira da |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Habilidade oral Produção oral Aprendizagem Língua Inglesa Língua estrangeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidade oral Produção oral Aprendizagem Língua Inglesa Língua estrangeira |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo verificar as percepções de um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo sobre uma atividade oral aplicada durante as aulas de Inglês por mim ministradas. Para tanto, recorro aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998b) e as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Inglesa (2007) para embasar as discussões teóricas. Discorro sobre a metodologia adotada na composição dessa pesquisa, apresentando sua abordagem metodológica, o estudo de caso baseando em Yin (2010), Martins (2006), Van Lier (2005) entre outros. Para coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Por meio deste estudo demonstro a importância da aprendizagem da habilidade oral no Ensino Fundamental. Para os participantes da pesquisa proporcionou a interação, o respeito e a confirmação de suas concepções sobre a importância da aprendizagem de uma segunda língua, a língua inglesa, como parte de sua formação como cidadãos em um mundo globalizado. Por fim, esta pesquisa contribuiu para que eu repensasse meu papel como educadora em uma sociedade em constante mudança, mas também para que eu refletisse sobre minha atuação em sala de aula, visando uma educação de qualidade e sucesso para os meus educandos e para mim como profissional. Reflexões da professora pesquisadora sobre este estudo e as contribuições desta pesquisa para a área de ensinoaprendizagem de língua estrangeira estão contidas nas considerações finais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:32:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:32:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366 |
identifier_str_mv |
Silva, Irene Ferreira da. Percepções de alunos sobre uma atividade oral para o ensino de inglês. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/1/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/2/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34366/3/IRENE%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a4f4b3887412bafdf4515fc1613aaed 1eeaac5c691bcc38cb3c7978626a5654 6bb8acddedc769ec7e9ec92ec94bd52e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277786783744000 |