Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações de um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II sobre atividades de prática oral em Língua Inglesa de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo. A fim de alcançar tal objetivo, este estudo buscou identificar as representações dos alunos tendo como foco principal analisar os motivos que os impedem e inibem de participarem das atividades em sala de aula quando são direcionados para tarefas nas quais seja necessário o uso da fala. Este trabalho fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Moscovici, (2005), Jodelet, (2001), Yin, (2001), Gil, (1987) Gardner (2001), e outros. Também está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso (Yin, 2001) com análise de dados coletados por meio de questionário.. A coleta de dados foi feita no primeiro semestre de 2017. Os participantes foram cinco alunos que fazem parte de uma turma composta por meninas e meninos entre 13 e 14 anos. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados sugerem que as representações dos alunos sobre as atividades de produção oral, além de levar o professor a conhecer as percepções deles ainda, permite aos docentes repensar sobre sua metodologia e buscar recursos que facilitem a execução destas atividades |
id |
PUC_SP-1_0323a236b4f34de44ea95c792ca973ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27146 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaMatos, Maria de Jesus Pereira2022-08-23T23:43:46Z2022-08-23T23:43:46Z2018-02-02Matos, Maria de Jesus Pereira. Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações de um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II sobre atividades de prática oral em Língua Inglesa de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo. A fim de alcançar tal objetivo, este estudo buscou identificar as representações dos alunos tendo como foco principal analisar os motivos que os impedem e inibem de participarem das atividades em sala de aula quando são direcionados para tarefas nas quais seja necessário o uso da fala. Este trabalho fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Moscovici, (2005), Jodelet, (2001), Yin, (2001), Gil, (1987) Gardner (2001), e outros. Também está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso (Yin, 2001) com análise de dados coletados por meio de questionário.. A coleta de dados foi feita no primeiro semestre de 2017. Os participantes foram cinco alunos que fazem parte de uma turma composta por meninas e meninos entre 13 e 14 anos. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados sugerem que as representações dos alunos sobre as atividades de produção oral, além de levar o professor a conhecer as percepções deles ainda, permite aos docentes repensar sobre sua metodologia e buscar recursos que facilitem a execução destas atividadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRepresentaçõesEnsino-aprendizagemAlunosLíngua inglesaProdução oralRepresentações de alunos sobre atividades de produção oral em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdfapplication/pdf310094https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/1/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf30efb39140036150c18bf25d5ae76ed3MD51TEXTMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.txtMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.txtExtracted texttext/plain93755https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/2/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.txt496bea231f074f6770bad3bedcdb0c21MD52THUMBNAILMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.jpgMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/3/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.jpgbfce9ee2e5805fe23466d84355d9ce33MD53handle/271462023-09-04 10:45:45.4oai:repositorio.pucsp.br:handle/27146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
title |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
spellingShingle |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês Matos, Maria de Jesus Pereira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Representações Ensino-aprendizagem Alunos Língua inglesa Produção oral |
title_short |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
title_full |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
title_fullStr |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
title_full_unstemmed |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
title_sort |
Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês |
author |
Matos, Maria de Jesus Pereira |
author_facet |
Matos, Maria de Jesus Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Maria de Jesus Pereira |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Representações Ensino-aprendizagem Alunos Língua inglesa Produção oral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Ensino-aprendizagem Alunos Língua inglesa Produção oral |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações de um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II sobre atividades de prática oral em Língua Inglesa de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo. A fim de alcançar tal objetivo, este estudo buscou identificar as representações dos alunos tendo como foco principal analisar os motivos que os impedem e inibem de participarem das atividades em sala de aula quando são direcionados para tarefas nas quais seja necessário o uso da fala. Este trabalho fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Moscovici, (2005), Jodelet, (2001), Yin, (2001), Gil, (1987) Gardner (2001), e outros. Também está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso (Yin, 2001) com análise de dados coletados por meio de questionário.. A coleta de dados foi feita no primeiro semestre de 2017. Os participantes foram cinco alunos que fazem parte de uma turma composta por meninas e meninos entre 13 e 14 anos. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados sugerem que as representações dos alunos sobre as atividades de produção oral, além de levar o professor a conhecer as percepções deles ainda, permite aos docentes repensar sobre sua metodologia e buscar recursos que facilitem a execução destas atividades |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T23:43:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T23:43:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Matos, Maria de Jesus Pereira. Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146 |
identifier_str_mv |
Matos, Maria de Jesus Pereira. Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/1/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/2/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/3/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30efb39140036150c18bf25d5ae76ed3 496bea231f074f6770bad3bedcdb0c21 bfce9ee2e5805fe23466d84355d9ce33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277790389796864 |