Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Maria de Jesus Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações de um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II sobre atividades de prática oral em Língua Inglesa de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo. A fim de alcançar tal objetivo, este estudo buscou identificar as representações dos alunos tendo como foco principal analisar os motivos que os impedem e inibem de participarem das atividades em sala de aula quando são direcionados para tarefas nas quais seja necessário o uso da fala. Este trabalho fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Moscovici, (2005), Jodelet, (2001), Yin, (2001), Gil, (1987) Gardner (2001), e outros. Também está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso (Yin, 2001) com análise de dados coletados por meio de questionário.. A coleta de dados foi feita no primeiro semestre de 2017. Os participantes foram cinco alunos que fazem parte de uma turma composta por meninas e meninos entre 13 e 14 anos. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados sugerem que as representações dos alunos sobre as atividades de produção oral, além de levar o professor a conhecer as percepções deles ainda, permite aos docentes repensar sobre sua metodologia e buscar recursos que facilitem a execução destas atividades
id PUC_SP-1_0323a236b4f34de44ea95c792ca973ca
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27146
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaMatos, Maria de Jesus Pereira2022-08-23T23:43:46Z2022-08-23T23:43:46Z2018-02-02Matos, Maria de Jesus Pereira. Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações de um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II sobre atividades de prática oral em Língua Inglesa de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo. A fim de alcançar tal objetivo, este estudo buscou identificar as representações dos alunos tendo como foco principal analisar os motivos que os impedem e inibem de participarem das atividades em sala de aula quando são direcionados para tarefas nas quais seja necessário o uso da fala. Este trabalho fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Moscovici, (2005), Jodelet, (2001), Yin, (2001), Gil, (1987) Gardner (2001), e outros. Também está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso (Yin, 2001) com análise de dados coletados por meio de questionário.. A coleta de dados foi feita no primeiro semestre de 2017. Os participantes foram cinco alunos que fazem parte de uma turma composta por meninas e meninos entre 13 e 14 anos. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados sugerem que as representações dos alunos sobre as atividades de produção oral, além de levar o professor a conhecer as percepções deles ainda, permite aos docentes repensar sobre sua metodologia e buscar recursos que facilitem a execução destas atividadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASRepresentaçõesEnsino-aprendizagemAlunosLíngua inglesaProdução oralRepresentações de alunos sobre atividades de produção oral em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdfapplication/pdf310094https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/1/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf30efb39140036150c18bf25d5ae76ed3MD51TEXTMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.txtMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.txtExtracted texttext/plain93755https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/2/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.txt496bea231f074f6770bad3bedcdb0c21MD52THUMBNAILMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.jpgMARIA DE JESUS PEREIRA MATOS - NOTA 10,0.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/3/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.jpgbfce9ee2e5805fe23466d84355d9ce33MD53handle/271462023-09-04 10:45:45.4oai:repositorio.pucsp.br:handle/27146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-04T13:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
title Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
spellingShingle Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
Matos, Maria de Jesus Pereira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Representações
Ensino-aprendizagem
Alunos
Língua inglesa
Produção oral
title_short Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
title_full Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
title_fullStr Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
title_full_unstemmed Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
title_sort Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês
author Matos, Maria de Jesus Pereira
author_facet Matos, Maria de Jesus Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Maria de Jesus Pereira
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Representações
Ensino-aprendizagem
Alunos
Língua inglesa
Produção oral
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Ensino-aprendizagem
Alunos
Língua inglesa
Produção oral
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar as representações de um grupo de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II sobre atividades de prática oral em Língua Inglesa de uma escola pública estadual localizada na zona norte da cidade de São Paulo. A fim de alcançar tal objetivo, este estudo buscou identificar as representações dos alunos tendo como foco principal analisar os motivos que os impedem e inibem de participarem das atividades em sala de aula quando são direcionados para tarefas nas quais seja necessário o uso da fala. Este trabalho fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Moscovici, (2005), Jodelet, (2001), Yin, (2001), Gil, (1987) Gardner (2001), e outros. Também está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (BRASIL, 1998). A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso (Yin, 2001) com análise de dados coletados por meio de questionário.. A coleta de dados foi feita no primeiro semestre de 2017. Os participantes foram cinco alunos que fazem parte de uma turma composta por meninas e meninos entre 13 e 14 anos. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados sugerem que as representações dos alunos sobre as atividades de produção oral, além de levar o professor a conhecer as percepções deles ainda, permite aos docentes repensar sobre sua metodologia e buscar recursos que facilitem a execução destas atividades
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T23:43:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T23:43:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Matos, Maria de Jesus Pereira. Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146
identifier_str_mv Matos, Maria de Jesus Pereira. Representações de alunos sobre atividades de produção oral em inglês. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/1/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/2/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27146/3/MARIA%20DE%20JESUS%20PEREIRA%20MATOS%20-%20NOTA%2010%2c0.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30efb39140036150c18bf25d5ae76ed3
496bea231f074f6770bad3bedcdb0c21
bfce9ee2e5805fe23466d84355d9ce33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277790389796864