Entre histórias: as outras vozes em O outro pé da sereia, de Mia Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maida, Gleicy Amorim Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29501
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar como são organizadas as vozes no romance O outro pé da sereia (2006), de Mia Couto. Esta obra apresenta um recorte da história da colonização de Moçambique em um plano narrativo, ficcionalizando-o, e mostra as relações de conflito presentes até hoje no país, a partir de sua colonização, em outro plano da narrativa. A imagem de Nossa Senhora, que sai do porto de Goa, na Índia, com o missionário Dom Gonçalo da Silveira chegará a Moçambique de 2002 e será a linha que costurará ambos os eixos narrativos. Este trabalho apontará a maneira como o autor tensiona as formas do discurso histórico através da forma romanesca para obter um olhar mais sensível ao conflito experienciado pelas diversas vozes, expondo os contornos da linguagem épica inerente à narração do objeto histórico. Assim, o autor aproxima o passado à palavra presente, tendo como resultado a construção de uma palavra situada entre as histórias ali construídas. Para a análise, utilizamos o conceito de romance histórico na pós-modernidade (Perry Anderson) e as noções de épico e prosaico na reflexão sobre o gênero romance de Mikhail Bakhtin. Também a ideia de “entrelugar” (Homi Bhabha) é usada para posicionar o lugar dessa literatura como corpo de ressignificação da história e da cultura dos povos africanos. Assim, vê-se como o romance pode indicar várias possibilidades de leitura da história e da cultura por meio da construção de um campo de tensões em que as diferentes vozes discursivas configuram um projeto crítico que permitirá compreender o papel humanizador da literatura ao deslocar o leitor, gerando leituras possíveis do mundo
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