Pinky Dinky Doo e o ensino de conceitos: análise de um programa infantil destinado a pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Patricia Imakuma
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18725
Resumo: As crianças de hoje têm na televisão um objeto de grande importância em seu cotidiano. Seu entretenimento em casa cada vez mais se baseia em assistir televisão, que se configura como principal lazer das crianças. Dado o poder de influência da TV e o tempo diário em que este tipo de entretenimento ocupa a vida da criança , é preciso atentar às conseqüências que ela traz. Este trabalho tem como objetivo analisar a proposta e o conteúdo de um programa infantil educativo e investigar se e como ele pode atuar como agente social colaborador atuante na produção de zona de desenvolvimento proximal da habilidade da fala e aquisição de vocabulário na faixa etária a que esse programa se destina. Primeiramente foram selecionados os 9 canais de televisão destinados ao público infantil. Dentre esses canais a escolha recaiu sobre aquele destinado a crianças pré-escolares, que é o Discovery Kids. A partir de um levantamento dos programas por ele exibidos, selecionou-se aquele que se propunha a trabalhar a linguagem da criança: Pinky Dinky Doo.Foram analisados dois episódios do programa escolhido a partir de uma perspectiva vigotskiana. O programa Pinky Dinky Doo parece poder atuar como agente colaborador da produção de uma zona de desenvolvimento proximal das palavras que se propõe trabalhar, com um planejamento que condiz com os objetivos propostos
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