De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cacilda Maria da Cruz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1984
Resumo: Com este estudo pretendemos dar a conhecer como se processa o desenvolvimento da linguagem nas crianças da Educação Pré-Escolar. Paralelamente, pretendemos também valorizar o papel activo da literatura infantil enquanto elemento promotor das aprendizagens das crianças, sobretudo no domínio da linguagem. Numa primeira fase, e com o propósito de contextualizar o trabalho, abordámos a Educação Pré-Escolar desde as suas origens até à actualidade, passando também por caracterizar os vários modelos curriculares que a fundamentaram. Num segundo momento, explicitámos as várias teorias explicativas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e reflectimos nas várias opiniões sobre os teóricos destas matérias. Continuámos depois a explorar teorias, conceitos, vantagens e várias opiniões sobre a literatura infantil e a sua relação com o domínio de desenvolvimento da linguagem. Enquanto na fase do enquadramento teórico procurámos fazer uma revisão da literatura sobre os assuntos acima descritos, na fase prática tentámos demonstrar a validade das teorias através de uma actividade prática implementada num Jardim de Infância da rede do Ministério da Educação, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
id RCAP_787d44a1cd8cee7e635d71bff0144af4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantilLiteratura infantilDesenvolvimento de linguagemAquisição de linguagemEducação pré-escolarCom este estudo pretendemos dar a conhecer como se processa o desenvolvimento da linguagem nas crianças da Educação Pré-Escolar. Paralelamente, pretendemos também valorizar o papel activo da literatura infantil enquanto elemento promotor das aprendizagens das crianças, sobretudo no domínio da linguagem. Numa primeira fase, e com o propósito de contextualizar o trabalho, abordámos a Educação Pré-Escolar desde as suas origens até à actualidade, passando também por caracterizar os vários modelos curriculares que a fundamentaram. Num segundo momento, explicitámos as várias teorias explicativas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e reflectimos nas várias opiniões sobre os teóricos destas matérias. Continuámos depois a explorar teorias, conceitos, vantagens e várias opiniões sobre a literatura infantil e a sua relação com o domínio de desenvolvimento da linguagem. Enquanto na fase do enquadramento teórico procurámos fazer uma revisão da literatura sobre os assuntos acima descritos, na fase prática tentámos demonstrar a validade das teorias através de uma actividade prática implementada num Jardim de Infância da rede do Ministério da Educação, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.This study seeks to make known how they can be language development in children of Preschool Education. Parallel, we also intend to enhance the active role of children´s literature as a promoter element of the learning of children, especially in domination of language. Initially, and in order to contextualize the work, we addressed the PreSchool Education from its origins to the present day, also starting to characterize the various models that curriculum is based. A second step, we explained the various explanatory theories about the acquisition and development of language and reflected in the various theoretical views of these matters. Then, we continued to explore theories, concepts, advantages and various opinions about children´s literature and its relation with language development. While the phase of the theoretical framework tried to do a literature review on the matters described above, during practice we have tried to demonstrate the validity of theories through practical activities implemented in Kindergarten network of the Ministry of Education, with the group of children aged between 3 and 6 year old.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumTavares, Cacilda Maria da Cruz2014-07-03T08:36:15Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:43.345630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
title De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
spellingShingle De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
Tavares, Cacilda Maria da Cruz
Literatura infantil
Desenvolvimento de linguagem
Aquisição de linguagem
Educação pré-escolar
title_short De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
title_full De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
title_fullStr De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
title_full_unstemmed De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
title_sort De casa para o jardim: desenvolvimento de competências linguísticas e culturais: o desenvolvimento da expressão oral através das obras de literatura infantil
author Tavares, Cacilda Maria da Cruz
author_facet Tavares, Cacilda Maria da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Cacilda Maria da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Desenvolvimento de linguagem
Aquisição de linguagem
Educação pré-escolar
topic Literatura infantil
Desenvolvimento de linguagem
Aquisição de linguagem
Educação pré-escolar
description Com este estudo pretendemos dar a conhecer como se processa o desenvolvimento da linguagem nas crianças da Educação Pré-Escolar. Paralelamente, pretendemos também valorizar o papel activo da literatura infantil enquanto elemento promotor das aprendizagens das crianças, sobretudo no domínio da linguagem. Numa primeira fase, e com o propósito de contextualizar o trabalho, abordámos a Educação Pré-Escolar desde as suas origens até à actualidade, passando também por caracterizar os vários modelos curriculares que a fundamentaram. Num segundo momento, explicitámos as várias teorias explicativas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e reflectimos nas várias opiniões sobre os teóricos destas matérias. Continuámos depois a explorar teorias, conceitos, vantagens e várias opiniões sobre a literatura infantil e a sua relação com o domínio de desenvolvimento da linguagem. Enquanto na fase do enquadramento teórico procurámos fazer uma revisão da literatura sobre os assuntos acima descritos, na fase prática tentámos demonstrar a validade das teorias através de uma actividade prática implementada num Jardim de Infância da rede do Ministério da Educação, com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2010-05-01T00:00:00Z
2014-07-03T08:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1984
url http://hdl.handle.net/10400.6/1984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335790866432