ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123 |
Resumo: | Entre entreter e instruir: linguagem e literatura infantilResumo: A linguagem infantil pode ser estudada tanto pela Linguística e pela Psicologia do Desenvolvimento quanto pela Pedagogia, sendo, portanto, abordada sob perspectivas distintas e chegando-se a resultados igualmente diversos. O presente artigo tem como objetivo discutir questões relativas à ocorrência da linguagem na e da literatura infantil, considerando tanto sua natureza pedagógica quanto estética. Para tanto, utilizaremos alguns exemplos retirados de autores da literatura infantil brasileira contemporânea.Palavras-chave: Linguagem, literatura infantil, aquisição da linguagem, estilo. Between entertaining and instructing: children's language and literatureAbstract: Children's language can be studied both in Linguistics and Developmental Psychology and in Pedagogy, and is therefore approached under different perspectives and reaching similarly diverse results. This article aims to discuss issues related to the occurrence of language in children's literature, considering both their pedagogical and aesthetic nature. This article points out some examples drawn from authors of contemporary Brazilian children's literature.Key words: Language, children's literature, language acquisition, style. Entre entretener y educar: lengua y literatura infantilResumen: La lengua de los niños puede ser estudiada tanto por parte de la lingüística y la psicología del desarrollo como la pedagogía, por tanto, se aborda desde diferentes perspectivas y llegar a resultados igualmente diversos. Este artículo tiene como objetivo discutir temas relacionados con la lengua y de la literatura infantil, teniendo en cuenta tanto su enseñanza como la naturaleza estética. Por lo tanto, vamos a utilizar algunos ejemplos de autores brasileños contemporáneos de la literatura infantil.Palabras clave: Literatura, literatura infantil, adquisición del lenguaje, estilo |
id |
UFAC-2_d8f5daeb543e0d9e7e031f2555e1f831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1123 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTILLinguagemliteratura infantilaquisição da linguagemestilo.Entre entreter e instruir: linguagem e literatura infantilResumo: A linguagem infantil pode ser estudada tanto pela Linguística e pela Psicologia do Desenvolvimento quanto pela Pedagogia, sendo, portanto, abordada sob perspectivas distintas e chegando-se a resultados igualmente diversos. O presente artigo tem como objetivo discutir questões relativas à ocorrência da linguagem na e da literatura infantil, considerando tanto sua natureza pedagógica quanto estética. Para tanto, utilizaremos alguns exemplos retirados de autores da literatura infantil brasileira contemporânea.Palavras-chave: Linguagem, literatura infantil, aquisição da linguagem, estilo. Between entertaining and instructing: children's language and literatureAbstract: Children's language can be studied both in Linguistics and Developmental Psychology and in Pedagogy, and is therefore approached under different perspectives and reaching similarly diverse results. This article aims to discuss issues related to the occurrence of language in children's literature, considering both their pedagogical and aesthetic nature. This article points out some examples drawn from authors of contemporary Brazilian children's literature.Key words: Language, children's literature, language acquisition, style. Entre entretener y educar: lengua y literatura infantilResumen: La lengua de los niños puede ser estudiada tanto por parte de la lingüística y la psicología del desarrollo como la pedagogía, por tanto, se aborda desde diferentes perspectivas y llegar a resultados igualmente diversos. Este artículo tiene como objetivo discutir temas relacionados con la lengua y de la literatura infantil, teniendo en cuenta tanto su enseñanza como la naturaleza estética. Por lo tanto, vamos a utilizar algunos ejemplos de autores brasileños contemporáneos de la literatura infantil.Palabras clave: Literatura, literatura infantil, adquisición del lenguaje, estiloEditora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-2072526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123/pdfCopyright (c) 2017 Revista Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurício2017-11-20T08:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1123Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2017-11-20T08:53:38Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
title |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
spellingShingle |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL Silva, Maurício Linguagem literatura infantil aquisição da linguagem estilo. |
title_short |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
title_full |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
title_fullStr |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
title_full_unstemmed |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
title_sort |
ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL |
author |
Silva, Maurício |
author_facet |
Silva, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem literatura infantil aquisição da linguagem estilo. |
topic |
Linguagem literatura infantil aquisição da linguagem estilo. |
description |
Entre entreter e instruir: linguagem e literatura infantilResumo: A linguagem infantil pode ser estudada tanto pela Linguística e pela Psicologia do Desenvolvimento quanto pela Pedagogia, sendo, portanto, abordada sob perspectivas distintas e chegando-se a resultados igualmente diversos. O presente artigo tem como objetivo discutir questões relativas à ocorrência da linguagem na e da literatura infantil, considerando tanto sua natureza pedagógica quanto estética. Para tanto, utilizaremos alguns exemplos retirados de autores da literatura infantil brasileira contemporânea.Palavras-chave: Linguagem, literatura infantil, aquisição da linguagem, estilo. Between entertaining and instructing: children's language and literatureAbstract: Children's language can be studied both in Linguistics and Developmental Psychology and in Pedagogy, and is therefore approached under different perspectives and reaching similarly diverse results. This article aims to discuss issues related to the occurrence of language in children's literature, considering both their pedagogical and aesthetic nature. This article points out some examples drawn from authors of contemporary Brazilian children's literature.Key words: Language, children's literature, language acquisition, style. Entre entretener y educar: lengua y literatura infantilResumen: La lengua de los niños puede ser estudiada tanto por parte de la lingüística y la psicología del desarrollo como la pedagogía, por tanto, se aborda desde diferentes perspectivas y llegar a resultados igualmente diversos. Este artículo tiene como objetivo discutir temas relacionados con la lengua y de la literatura infantil, teniendo en cuenta tanto su enseñanza como la naturaleza estética. Por lo tanto, vamos a utilizar algunos ejemplos de autores brasileños contemporáneos de la literatura infantil.Palabras clave: Literatura, literatura infantil, adquisición del lenguaje, estilo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Communitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Communitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207 Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207 Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222328025088 |