ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maurício
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123
Resumo: Entre entreter e instruir: linguagem e literatura infantilResumo: A linguagem infantil pode ser estudada tanto pela Linguística e pela Psicologia do Desenvolvimento quanto pela Pedagogia, sendo, portanto, abordada sob perspectivas distintas e chegando-se a resultados igualmente diversos. O presente artigo tem como objetivo discutir questões relativas à ocorrência da linguagem na e da literatura infantil, considerando tanto sua natureza pedagógica quanto estética. Para tanto, utilizaremos alguns exemplos retirados de autores da literatura infantil brasileira contemporânea.Palavras-chave: Linguagem, literatura infantil, aquisição da linguagem, estilo. Between entertaining and instructing: children's language and literatureAbstract: Children's language can be studied both in Linguistics and Developmental Psychology and in Pedagogy, and is therefore approached under different perspectives and reaching similarly diverse results. This article aims to discuss issues related to the occurrence of language in children's literature, considering both their pedagogical and aesthetic nature. This article points out some examples drawn from authors of contemporary Brazilian children's literature.Key words: Language, children's literature, language acquisition, style. Entre entretener y educar: lengua y literatura infantilResumen: La lengua de los niños puede ser estudiada tanto por parte de la lingüística y la psicología del desarrollo como la pedagogía, por tanto, se aborda desde diferentes perspectivas y llegar a resultados igualmente diversos. Este artículo tiene como objetivo discutir temas relacionados con la lengua y de la literatura infantil, teniendo en cuenta tanto su enseñanza como la naturaleza estética. Por lo tanto, vamos a utilizar algunos ejemplos de autores brasileños contemporáneos de la literatura infantil.Palabras clave: Literatura, literatura infantil, adquisición del lenguaje, estilo
id UFAC-2_d8f5daeb543e0d9e7e031f2555e1f831
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1123
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTILLinguagemliteratura infantilaquisição da linguagemestilo.Entre entreter e instruir: linguagem e literatura infantilResumo: A linguagem infantil pode ser estudada tanto pela Linguística e pela Psicologia do Desenvolvimento quanto pela Pedagogia, sendo, portanto, abordada sob perspectivas distintas e chegando-se a resultados igualmente diversos. O presente artigo tem como objetivo discutir questões relativas à ocorrência da linguagem na e da literatura infantil, considerando tanto sua natureza pedagógica quanto estética. Para tanto, utilizaremos alguns exemplos retirados de autores da literatura infantil brasileira contemporânea.Palavras-chave: Linguagem, literatura infantil, aquisição da linguagem, estilo. Between entertaining and instructing: children's language and literatureAbstract: Children's language can be studied both in Linguistics and Developmental Psychology and in Pedagogy, and is therefore approached under different perspectives and reaching similarly diverse results. This article aims to discuss issues related to the occurrence of language in children's literature, considering both their pedagogical and aesthetic nature. This article points out some examples drawn from authors of contemporary Brazilian children's literature.Key words: Language, children's literature, language acquisition, style. Entre entretener y educar: lengua y literatura infantilResumen: La lengua de los niños puede ser estudiada tanto por parte de la lingüística y la psicología del desarrollo como la pedagogía, por tanto, se aborda desde diferentes perspectivas y llegar a resultados igualmente diversos. Este artículo tiene como objetivo discutir temas relacionados con la lengua y de la literatura infantil, teniendo en cuenta tanto su enseñanza como la naturaleza estética. Por lo tanto, vamos a utilizar algunos ejemplos de autores brasileños contemporáneos de la literatura infantil.Palabras clave: Literatura, literatura infantil, adquisición del lenguaje, estiloEditora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-2072526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123/pdfCopyright (c) 2017 Revista Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurício2017-11-20T08:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1123Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2017-11-20T08:53:38Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
title ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
spellingShingle ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
Silva, Maurício
Linguagem
literatura infantil
aquisição da linguagem
estilo.
title_short ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
title_full ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
title_fullStr ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
title_full_unstemmed ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
title_sort ENTRE ENTRETER E INSTRUIR: LINGUAGEM E LITERATURA INFANTIL
author Silva, Maurício
author_facet Silva, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
literatura infantil
aquisição da linguagem
estilo.
topic Linguagem
literatura infantil
aquisição da linguagem
estilo.
description Entre entreter e instruir: linguagem e literatura infantilResumo: A linguagem infantil pode ser estudada tanto pela Linguística e pela Psicologia do Desenvolvimento quanto pela Pedagogia, sendo, portanto, abordada sob perspectivas distintas e chegando-se a resultados igualmente diversos. O presente artigo tem como objetivo discutir questões relativas à ocorrência da linguagem na e da literatura infantil, considerando tanto sua natureza pedagógica quanto estética. Para tanto, utilizaremos alguns exemplos retirados de autores da literatura infantil brasileira contemporânea.Palavras-chave: Linguagem, literatura infantil, aquisição da linguagem, estilo. Between entertaining and instructing: children's language and literatureAbstract: Children's language can be studied both in Linguistics and Developmental Psychology and in Pedagogy, and is therefore approached under different perspectives and reaching similarly diverse results. This article aims to discuss issues related to the occurrence of language in children's literature, considering both their pedagogical and aesthetic nature. This article points out some examples drawn from authors of contemporary Brazilian children's literature.Key words: Language, children's literature, language acquisition, style. Entre entretener y educar: lengua y literatura infantilResumen: La lengua de los niños puede ser estudiada tanto por parte de la lingüística y la psicología del desarrollo como la pedagogía, por tanto, se aborda desde diferentes perspectivas y llegar a resultados igualmente diversos. Este artículo tiene como objetivo discutir temas relacionados con la lengua y de la literatura infantil, teniendo en cuenta tanto su enseñanza como la naturaleza estética. Por lo tanto, vamos a utilizar algunos ejemplos de autores brasileños contemporáneos de la literatura infantil.Palabras clave: Literatura, literatura infantil, adquisición del lenguaje, estilo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1123/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Communitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Communitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207
Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207
Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 194-207
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222328025088