Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30026
Resumo: The objective of this study is to analyse the playful activity, the game, in English classes as a tool that enables interaction between students and knowledge construction. The central axis of the study focuses on the participation in the gamesof students with age / grade lag, students with special needs, such as dyslexia and students who present no difficulty short series that are attending. As a theoretical background, this research uses concepts of Vygotsky (1930/1998) about the zone of proximal development and interaction among participants, the types of knowledge tackled in the National Curriculum Parameters - Foreign Language (Brazil, 1998), Law No. 9394, of 20 December 1996 laying down guidelines and national education bases (LDB) and the importance of play during class (Teixeira,1995). The results from the data analysis revealed that the game fosters interaction between its participants, regardless of any special needs or age / grade lag
id PUC_SP-1_2bb565b2a06342dfd47d8c4fbd113240
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/30026
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lopes, ValériaMariano, Ana Paula2022-11-11T21:30:00Z2022-11-11T21:30:00Z2013-03-07Mariano, Ana Paula. Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30026The objective of this study is to analyse the playful activity, the game, in English classes as a tool that enables interaction between students and knowledge construction. The central axis of the study focuses on the participation in the gamesof students with age / grade lag, students with special needs, such as dyslexia and students who present no difficulty short series that are attending. As a theoretical background, this research uses concepts of Vygotsky (1930/1998) about the zone of proximal development and interaction among participants, the types of knowledge tackled in the National Curriculum Parameters - Foreign Language (Brazil, 1998), Law No. 9394, of 20 December 1996 laying down guidelines and national education bases (LDB) and the importance of play during class (Teixeira,1995). The results from the data analysis revealed that the game fosters interaction between its participants, regardless of any special needs or age / grade lagO objetivo deste trabalho é analisar a atividade lúdica, o jogo, nas aulas de Língua Inglesa como uma ferramenta que possibilite interação entre os alunos e construção de conhecimento. O eixo central do estudo enfoca a participação nos jogos de alunos com defasagem idade/série, alunos com necessidades especiais, tais como a dislexia e alunos que não apresentam nenhuma dificuldade aquém da série que estão cursando. Como embasamento teórico, esta pesquisa utiliza conceitos de Vigotski (1930/1998) acerca da zona de desenvolvimento proximal e interação entre os pares, os tipos de conhecimentos abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), a Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB) e a importância do lúdico durante as aulas (Teixeira,1995). Os resultados obtidos a partir da análise dos dados revelaram que o jogo propicia interação entre seus participantes, independentemente, destes terem alguma necessidade especial ou mesmo defasagem idade/sérieporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua inglesaInclusãoInteraçãoGameThe English languageInclusionInteractionJogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA PAULA MARIANO.pdfapplication/pdf237012https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30026/1/ANA%20PAULA%20MARIANO.pdf9a46775fd1db28456227f7cb027d6ac2MD51TEXTANA PAULA MARIANO.pdf.txtANA PAULA MARIANO.pdf.txtExtracted texttext/plain116365https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30026/2/ANA%20PAULA%20MARIANO.pdf.txtdf6fae6afe54d15edf7bfe1ca7df654eMD52THUMBNAILANA PAULA MARIANO.pdf.jpgANA PAULA MARIANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30026/3/ANA%20PAULA%20MARIANO.pdf.jpg044440884d526b9b45db78424167152aMD53handle/300262023-08-30 10:17:18.289oai:repositorio.pucsp.br:handle/30026Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-30T13:17:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
title Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
Mariano, Ana Paula
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Inclusão
Interação
Game
The English language
Inclusion
Interaction
title_short Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
title_full Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
title_sort Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa
author Mariano, Ana Paula
author_facet Mariano, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Valéria
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Ana Paula
contributor_str_mv Lopes, Valéria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Inclusão
Interação
Game
The English language
Inclusion
Interaction
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Inclusão
Interação
dc.subject.eng.fl_str_mv Game
The English language
Inclusion
Interaction
description The objective of this study is to analyse the playful activity, the game, in English classes as a tool that enables interaction between students and knowledge construction. The central axis of the study focuses on the participation in the gamesof students with age / grade lag, students with special needs, such as dyslexia and students who present no difficulty short series that are attending. As a theoretical background, this research uses concepts of Vygotsky (1930/1998) about the zone of proximal development and interaction among participants, the types of knowledge tackled in the National Curriculum Parameters - Foreign Language (Brazil, 1998), Law No. 9394, of 20 December 1996 laying down guidelines and national education bases (LDB) and the importance of play during class (Teixeira,1995). The results from the data analysis revealed that the game fosters interaction between its participants, regardless of any special needs or age / grade lag
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Mariano, Ana Paula. Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30026
identifier_str_mv Mariano, Ana Paula. Jogo como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30026/1/ANA%20PAULA%20MARIANO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30026/2/ANA%20PAULA%20MARIANO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30026/3/ANA%20PAULA%20MARIANO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a46775fd1db28456227f7cb027d6ac2
df6fae6afe54d15edf7bfe1ca7df654e
044440884d526b9b45db78424167152a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277818836615168