Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Vandrigo Lugarezi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855
Resumo: The objective of this study is to analyse the digital world, computer room, in English classes as an alternative to allow the contact with the ICT resources during the process the teaching and learning, revealing the factors that facilitate and difficult access to computer laboratory and use these tools after the interpretation of data, that will be collected through of a survey that will count with the participation of public school teachers. The theoretical framework is based on the studies of Almeida (2005), Mauri and Onrubia (2010), performed about digital inclusion and digital literacy and guidance of the National Curriculum Parameters – Foreign Language (Brazil, 1998), which recommends to the teachers to use ICT in schools, enabling access the information networks in consonance the English language classes. The aim is to leave, from the results by analyzing the data, a contribution to education professionals to promote reflective practice on the actions and responsibilities that exerts its role in the formation of critical and autonomous citizens and in building of a society more just
id PUC_SP-1_4b3f9c4dbb3dc533ab207f9849d00bef
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35855
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lopes, ValériaMagalhães, Vandrigo Lugarezi2023-07-05T19:52:12Z2023-07-05T19:52:12Z2014-05-07Magalhães, Vandrigo Lugarezi. Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855The objective of this study is to analyse the digital world, computer room, in English classes as an alternative to allow the contact with the ICT resources during the process the teaching and learning, revealing the factors that facilitate and difficult access to computer laboratory and use these tools after the interpretation of data, that will be collected through of a survey that will count with the participation of public school teachers. The theoretical framework is based on the studies of Almeida (2005), Mauri and Onrubia (2010), performed about digital inclusion and digital literacy and guidance of the National Curriculum Parameters – Foreign Language (Brazil, 1998), which recommends to the teachers to use ICT in schools, enabling access the information networks in consonance the English language classes. The aim is to leave, from the results by analyzing the data, a contribution to education professionals to promote reflective practice on the actions and responsibilities that exerts its role in the formation of critical and autonomous citizens and in building of a society more justO objetivo deste trabalho é analisar o mundo digital, a sala de informática, nas aulas de Língua Inglesa como uma alternativa que permita o contato com os recursos das TIC durante o processo de ensino-aprendizagem, revelar os fatores que facilitam e dificultam o acesso ao laboratório e a utilização dessas ferramentas após a interpretação de dados, que serão coletados por meio de uma pesquisa que contará com a participação dos professores da rede pública. A fundamentação teórica tem como base os estudos de Almeida (2005), Mauri e Onrubia (2010), realizados sobre a inclusão digital e o letramento digital e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), que recomenda aos professores o uso das TIC nas escolas, possibilitando o acesso as redes de informação em consonância as aulas de língua inglesa. O intuito é deixar, a partir dos resultados obtidos por meio da análise dos dados, uma contribuição aos profissionais da educação para promover a prática reflexiva sobre as ações e responsabilidades que o seu papel exerce na formação de cidadãos críticos e autônomos e na construção de uma sociedade mais justaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASSala de InformáticaLíngua InglesaInclusãoTICComputer roomEnglish classInclusionICTSala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdfapplication/pdf507376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/1/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf02cfbb70e4bff9063cfb489fedb506f7MD51TEXTVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.txtVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.txtExtracted texttext/plain135711https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/2/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.txt4074867c4a9b28042f5105249d78c5b0MD52THUMBNAILVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.jpgVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/3/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.jpgac20e9cb1bf747dda2de49e8eca0967aMD53handle/358552023-07-06 01:45:32.653oai:repositorio.pucsp.br:handle/35855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:45:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
title Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
spellingShingle Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
Magalhães, Vandrigo Lugarezi
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Sala de Informática
Língua Inglesa
Inclusão
TIC
Computer room
English class
Inclusion
ICT
title_short Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
title_full Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
title_fullStr Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
title_sort Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
author Magalhães, Vandrigo Lugarezi
author_facet Magalhães, Vandrigo Lugarezi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Valéria
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Vandrigo Lugarezi
contributor_str_mv Lopes, Valéria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Sala de Informática
Língua Inglesa
Inclusão
TIC
Computer room
English class
Inclusion
ICT
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Informática
Língua Inglesa
Inclusão
TIC
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer room
English class
Inclusion
ICT
description The objective of this study is to analyse the digital world, computer room, in English classes as an alternative to allow the contact with the ICT resources during the process the teaching and learning, revealing the factors that facilitate and difficult access to computer laboratory and use these tools after the interpretation of data, that will be collected through of a survey that will count with the participation of public school teachers. The theoretical framework is based on the studies of Almeida (2005), Mauri and Onrubia (2010), performed about digital inclusion and digital literacy and guidance of the National Curriculum Parameters – Foreign Language (Brazil, 1998), which recommends to the teachers to use ICT in schools, enabling access the information networks in consonance the English language classes. The aim is to leave, from the results by analyzing the data, a contribution to education professionals to promote reflective practice on the actions and responsibilities that exerts its role in the formation of critical and autonomous citizens and in building of a society more just
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:52:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Magalhães, Vandrigo Lugarezi. Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855
identifier_str_mv Magalhães, Vandrigo Lugarezi. Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/1/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/2/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/3/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 02cfbb70e4bff9063cfb489fedb506f7
4074867c4a9b28042f5105249d78c5b0
ac20e9cb1bf747dda2de49e8eca0967a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277999369945088