Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855 |
Resumo: | The objective of this study is to analyse the digital world, computer room, in English classes as an alternative to allow the contact with the ICT resources during the process the teaching and learning, revealing the factors that facilitate and difficult access to computer laboratory and use these tools after the interpretation of data, that will be collected through of a survey that will count with the participation of public school teachers. The theoretical framework is based on the studies of Almeida (2005), Mauri and Onrubia (2010), performed about digital inclusion and digital literacy and guidance of the National Curriculum Parameters – Foreign Language (Brazil, 1998), which recommends to the teachers to use ICT in schools, enabling access the information networks in consonance the English language classes. The aim is to leave, from the results by analyzing the data, a contribution to education professionals to promote reflective practice on the actions and responsibilities that exerts its role in the formation of critical and autonomous citizens and in building of a society more just |
id |
PUC_SP-1_4b3f9c4dbb3dc533ab207f9849d00bef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35855 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, ValériaMagalhães, Vandrigo Lugarezi2023-07-05T19:52:12Z2023-07-05T19:52:12Z2014-05-07Magalhães, Vandrigo Lugarezi. Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855The objective of this study is to analyse the digital world, computer room, in English classes as an alternative to allow the contact with the ICT resources during the process the teaching and learning, revealing the factors that facilitate and difficult access to computer laboratory and use these tools after the interpretation of data, that will be collected through of a survey that will count with the participation of public school teachers. The theoretical framework is based on the studies of Almeida (2005), Mauri and Onrubia (2010), performed about digital inclusion and digital literacy and guidance of the National Curriculum Parameters – Foreign Language (Brazil, 1998), which recommends to the teachers to use ICT in schools, enabling access the information networks in consonance the English language classes. The aim is to leave, from the results by analyzing the data, a contribution to education professionals to promote reflective practice on the actions and responsibilities that exerts its role in the formation of critical and autonomous citizens and in building of a society more justO objetivo deste trabalho é analisar o mundo digital, a sala de informática, nas aulas de Língua Inglesa como uma alternativa que permita o contato com os recursos das TIC durante o processo de ensino-aprendizagem, revelar os fatores que facilitam e dificultam o acesso ao laboratório e a utilização dessas ferramentas após a interpretação de dados, que serão coletados por meio de uma pesquisa que contará com a participação dos professores da rede pública. A fundamentação teórica tem como base os estudos de Almeida (2005), Mauri e Onrubia (2010), realizados sobre a inclusão digital e o letramento digital e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (Brasil, 1998), que recomenda aos professores o uso das TIC nas escolas, possibilitando o acesso as redes de informação em consonância as aulas de língua inglesa. O intuito é deixar, a partir dos resultados obtidos por meio da análise dos dados, uma contribuição aos profissionais da educação para promover a prática reflexiva sobre as ações e responsabilidades que o seu papel exerce na formação de cidadãos críticos e autônomos e na construção de uma sociedade mais justaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASSala de InformáticaLíngua InglesaInclusãoTICComputer roomEnglish classInclusionICTSala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdfapplication/pdf507376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/1/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf02cfbb70e4bff9063cfb489fedb506f7MD51TEXTVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.txtVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.txtExtracted texttext/plain135711https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/2/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.txt4074867c4a9b28042f5105249d78c5b0MD52THUMBNAILVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.jpgVANDRIGO LUGAREZI MAGALHÃES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/3/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.jpgac20e9cb1bf747dda2de49e8eca0967aMD53handle/358552023-07-06 01:45:32.653oai:repositorio.pucsp.br:handle/35855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:45:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
title |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II Magalhães, Vandrigo Lugarezi CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Sala de Informática Língua Inglesa Inclusão TIC Computer room English class Inclusion ICT |
title_short |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
title_full |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
title_sort |
Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II |
author |
Magalhães, Vandrigo Lugarezi |
author_facet |
Magalhães, Vandrigo Lugarezi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Valéria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Vandrigo Lugarezi |
contributor_str_mv |
Lopes, Valéria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Sala de Informática Língua Inglesa Inclusão TIC Computer room English class Inclusion ICT |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de Informática Língua Inglesa Inclusão TIC |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer room English class Inclusion ICT |
description |
The objective of this study is to analyse the digital world, computer room, in English classes as an alternative to allow the contact with the ICT resources during the process the teaching and learning, revealing the factors that facilitate and difficult access to computer laboratory and use these tools after the interpretation of data, that will be collected through of a survey that will count with the participation of public school teachers. The theoretical framework is based on the studies of Almeida (2005), Mauri and Onrubia (2010), performed about digital inclusion and digital literacy and guidance of the National Curriculum Parameters – Foreign Language (Brazil, 1998), which recommends to the teachers to use ICT in schools, enabling access the information networks in consonance the English language classes. The aim is to leave, from the results by analyzing the data, a contribution to education professionals to promote reflective practice on the actions and responsibilities that exerts its role in the formation of critical and autonomous citizens and in building of a society more just |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:52:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:52:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Magalhães, Vandrigo Lugarezi. Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855 |
identifier_str_mv |
Magalhães, Vandrigo Lugarezi. Sala de informática: Uma alternativa para o primeiro contato com a língua inglesa no ensino fundamental II. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/1/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/2/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35855/3/VANDRIGO%20LUGAREZI%20MAGALH%c3%83ES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02cfbb70e4bff9063cfb489fedb506f7 4074867c4a9b28042f5105249d78c5b0 ac20e9cb1bf747dda2de49e8eca0967a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277999369945088 |