Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67365 |
Resumo: | A presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo. |
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Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios PublicitáriosCanción, Intertextualidad y Referenciación en los AnunciosAnúncios publicitáriosCançãoIntertextualidadeReferenciaçãoEfeitos de sentidosA presente dissertação tem como tema um estudo sobre canção, intertextualidade e referenciação em anúncios publicitários, buscando analisar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio dos elementos linguísticos presentes, das relações de sentidos que são propostas com a intertextualidade, do processo de referenciação e, como se dá a relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade nos anúncios publicitários escolhidos. O corpus da pesquisa é composto pelos anúncios publicitários “EX4GERADO - Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” e “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos com canções do chamado Brock como fios condutores. As questões que orientam o estudo são: qual é a funcionalidade das canções nesses anúncios publicitários? Quais relações de sentidos são geradas por meio da intertextualidade e os processos de referenciação? Como ocorre a seleção dos elementos linguísticos e que efeitos produzem? Como se dá a relação entre canção, imagem e escrita nos anúncios publicitários? Esses materiais são analisados com base nos seguintes procedimentos: identificação dos elementos linguísticos e seus efeitos de sentidos na composição do anúncio (CARVALHO, 2014); análise da canção e gênero discursivo (MENEZES, 2012); análise dos aspectos intertextuais e referenciais (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análise da relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (ROJO et al., 2012). Os resultados indicam que, de forma multimodal, os anúncios se apropriam dos significados das canções, intertextos e referentes para construir os seus significados, divulgando suas marcas e incitando os interlocutores ao consumo.Esta disertación tiene como tema un estudio sobre la canción, intertextualidad y referenciación en los anuncios, buscando analizar los efectos de sentido que se producen en este género textual a través de los elementos lingüísticos presentes, las relaciones de sentido que se proponen con la intertextualidad, el proceso de referenciación y cómo la relación entre intertextualidad, referenciación y multimodalidad se da en los anuncios elegidos. El corpus de la investigación está compuesto por los anuncios “EX4GERADO – Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015” y “Claro – Os pais vão invadir a internet (2014)”, ambos con canciones del llamado Brock como hilos conductores. Las preguntas que guían el estudio son: ¿cuál es la funcionalidad de las canciones en estos anuncios? ¿Qué relaciones de sentido se generan a través de la intertextualidad y los processos de referenciación? ¿Cómo se produce la selección de elementos lingüísticos y qué efectos producen? ¿Cómo es la relación entre canción, imagen y escritura en los anuncios? Los materiales son analizados a partir de los siguientes procedimientos: identificación de elementos lingüísticos y sus efectos de sentidos en la composición del anuncio (CARVALHO, 2014); análisis de la canción y género discursivo (MENEZES, 2012); análisis de aspectos intertextuales y referenciales (KOCH, 2009; KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008); análisis de la relación entre canción, imagen y escritura, centrándose en la multimodalidad (ROJO et al., 2012). Los resultados indican que, de forma multimodal, los anuncios se apropian de los significados de las canciones, intertextos y referencias para construir sus significados, publicitando sus marcas y animando a los interlocutores a consumir.Universidade Federal de São PauloMenezes, Andreia dos Santos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6207497690180038http://lattes.cnpq.br/7425993340813185Santos, Anderson Pereira Souza dos [UNIFESP]2023-04-12T18:29:37Z2023-04-12T18:29:37Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion95 f.application/pdfSANTOS, Anderson P. S. dos. Canção, Intertextualidade e Referenciação em Anúncios Publicitários. São Paulo, 2023 – 95 f.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67365ark:/48912/0013000019vg8porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T15:33:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T21:06:17.560142Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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