Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Silvia Aparecida de Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39305
Resumo: Introduction: This dissertation is part of the Education: Curriculum course in the area of Educator Training, having as an interest and subject of research the Curriculum Specialist Teachers (PECs) of the Education Department of the State of São Paulo, who act as teacher trainers seeking to put into practice the curriculum of the teaching network. The research aims to answer the following question: Who are the teacher trainers of the teaching network - state - in São Paulo? The general objective of the research is to identify the profile, attributions, strategies, methodologies and competences in acting as trainers of Elementary School II and Secondary School teachers in the Education Directorates of the state network of São Paulo. For the development of this study, a predominantly qualitative approach will be adopted as methodological procedures CHIZZOTTI (2014), GIL (2002) and CRESWEL (2014). The analysis of the information will be based on bibliographic research, document research, questionnaire and online interviews. Results: We believe that this research is relevant, as the data collected can serve as inputs/knowledge in order to contribute to the improvement of continuing education carried out by the PECs in the network
id PUC_SP-1_2f948d9caf8c0e549141133e569879bc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39305
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Noffs, Neide de Aquinohttp://lattes.cnpq.br/6747056578531985http://lattes.cnpq.br/5847933081220464Lima, Silvia Aparecida de Jesus2023-09-29T14:12:14Z2023-09-29T14:12:14Z2023-08-23Lima, Silvia Aparecida de Jesus. Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39305Introduction: This dissertation is part of the Education: Curriculum course in the area of Educator Training, having as an interest and subject of research the Curriculum Specialist Teachers (PECs) of the Education Department of the State of São Paulo, who act as teacher trainers seeking to put into practice the curriculum of the teaching network. The research aims to answer the following question: Who are the teacher trainers of the teaching network - state - in São Paulo? The general objective of the research is to identify the profile, attributions, strategies, methodologies and competences in acting as trainers of Elementary School II and Secondary School teachers in the Education Directorates of the state network of São Paulo. For the development of this study, a predominantly qualitative approach will be adopted as methodological procedures CHIZZOTTI (2014), GIL (2002) and CRESWEL (2014). The analysis of the information will be based on bibliographic research, document research, questionnaire and online interviews. Results: We believe that this research is relevant, as the data collected can serve as inputs/knowledge in order to contribute to the improvement of continuing education carried out by the PECs in the networkIntrodução: Esta dissertação faz parte do curso de Educação: Currículo na área de Formação de educadores, tendo como interesse e sujeito de pesquisa os Professores Especialistas em Currículo (PECs) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que atuam como formadores dos professores buscando colocar em prática o currículo da rede de ensino. A pesquisa visa responder a seguinte questão: Quem são os formadores de professores da rede de ensino - estadual – de São Paulo? O objetivo geral da pesquisa é identificar o perfil, atribuições, estratégias, metodologias e as competências na atuação como formadores de professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas Diretorias de Ensino da rede estadual de São Paulo. Para o desenvolvimento deste estudo será adotado como procedimentos metodológicos uma abordagem predominantemente qualitativa CHIZZOTTI (2014), GIL (2002) e CRESWEL (2014). A análise as informações se dará a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de documentos, questionário e entrevistas online. Resultados: Acreditamos que essa pesquisa é relevante, pois os dados coletados podem servir de insumos/conhecimentos de modo a contribuir com o aprimoramento das formações continuadas realizadas pelos Professores Especialistas em Currículo (PEC) na redeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOFormação permanenteCurrículoFormação de Educadores e FormadoresPandemia e Políticas Públicas CurricularesOngoing FormationCurriculumTraining Educators and TrainersPandemic and Curricular Public PoliciesProfessores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSilvia Aparecida de Jesus Lima.pdfapplication/pdf1696542https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39305/1/Silvia%20Aparecida%20de%20Jesus%20Lima.pdfd9e806db14f467107010cfb7836318ccMD51TEXTSilvia Aparecida de Jesus Lima.pdf.txtSilvia Aparecida de Jesus Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain292603https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39305/2/Silvia%20Aparecida%20de%20Jesus%20Lima.pdf.txt31e5544d5b04b8c8aa7d531485cb6431MD52THUMBNAILSilvia Aparecida de Jesus Lima.pdf.jpgSilvia Aparecida de Jesus Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39305/3/Silvia%20Aparecida%20de%20Jesus%20Lima.pdf.jpg042599ff851e8c9aa6b2beaa73db8111MD53handle/393052023-09-30 01:08:01.088oai:repositorio.pucsp.br:handle/39305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-30T04:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
title Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
spellingShingle Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
Lima, Silvia Aparecida de Jesus
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Formação permanente
Currículo
Formação de Educadores e Formadores
Pandemia e Políticas Públicas Curriculares
Ongoing Formation
Curriculum
Training Educators and Trainers
Pandemic and Curricular Public Policies
title_short Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
title_full Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
title_fullStr Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
title_full_unstemmed Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
title_sort Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências
author Lima, Silvia Aparecida de Jesus
author_facet Lima, Silvia Aparecida de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noffs, Neide de Aquino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6747056578531985
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5847933081220464
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Silvia Aparecida de Jesus
contributor_str_mv Noffs, Neide de Aquino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Formação permanente
Currículo
Formação de Educadores e Formadores
Pandemia e Políticas Públicas Curriculares
Ongoing Formation
Curriculum
Training Educators and Trainers
Pandemic and Curricular Public Policies
dc.subject.por.fl_str_mv Formação permanente
Currículo
Formação de Educadores e Formadores
Pandemia e Políticas Públicas Curriculares
dc.subject.eng.fl_str_mv Ongoing Formation
Curriculum
Training Educators and Trainers
Pandemic and Curricular Public Policies
description Introduction: This dissertation is part of the Education: Curriculum course in the area of Educator Training, having as an interest and subject of research the Curriculum Specialist Teachers (PECs) of the Education Department of the State of São Paulo, who act as teacher trainers seeking to put into practice the curriculum of the teaching network. The research aims to answer the following question: Who are the teacher trainers of the teaching network - state - in São Paulo? The general objective of the research is to identify the profile, attributions, strategies, methodologies and competences in acting as trainers of Elementary School II and Secondary School teachers in the Education Directorates of the state network of São Paulo. For the development of this study, a predominantly qualitative approach will be adopted as methodological procedures CHIZZOTTI (2014), GIL (2002) and CRESWEL (2014). The analysis of the information will be based on bibliographic research, document research, questionnaire and online interviews. Results: We believe that this research is relevant, as the data collected can serve as inputs/knowledge in order to contribute to the improvement of continuing education carried out by the PECs in the network
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-29T14:12:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-29T14:12:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Silvia Aparecida de Jesus. Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39305
identifier_str_mv Lima, Silvia Aparecida de Jesus. Professores Especialistas em Currículo (PEC) na formação permanente de professores na rede de ensino estadual de São Paulo: atuação e competências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39305/1/Silvia%20Aparecida%20de%20Jesus%20Lima.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39305/2/Silvia%20Aparecida%20de%20Jesus%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39305/3/Silvia%20Aparecida%20de%20Jesus%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9e806db14f467107010cfb7836318cc
31e5544d5b04b8c8aa7d531485cb6431
042599ff851e8c9aa6b2beaa73db8111
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277852548333568