Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ezequiel França dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768
Resumo: This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital games
id PUC_SP-1_310c58dac7ded6cd3f923858f05d7779
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/25768
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Lemes, David de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0456341463142407http://lattes.cnpq.br/7055262915895198Santos, Ezequiel França dos2022-03-11T14:17:28Z2022-03-11T14:17:28Z2022-01-26Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital gamesEsta pesquisa pretende geral desenvolver um estudo sobre o uso de wearables em jogos, em particular detectar gestos e utilizar como dispositivos de entrada em jogos, contemplando os fundamentos envolvidos, algoritmos utilizados além da análise de game design, ergonomia e aspectos sociais na abordagem. Apresentamos a modelagem do algoritmo de detecção dos gestos utilizando redes neurais, além de relatar o processo de desenvolvimento e experimentação de hardware e software, sua arquitetura e integração. A justificava dessa investigação é a possibilidade de exploração de uma interface não-convencional para o controle de jogos e escassez de debate sobre especificamente wearables sob a mesma ótica. Além disso, com a ascensão mercado de wearables e da indústria de desenvolvimento de jogos digitais, existe espaço para se explorar o tema. Uma das motivações para a pesquisa teve início no desenvolvimento de um projeto open-source, uma biblioteca para aquisição do movimento de shake (chacoalhar) do Apple Watch, visto que nas bibliotecas padrões do sistema operacional watchOS esta categoria de recurso não existe. Com este projeto verificou-se que as interfaces digitais de wearables não estão limitadas somente as micro-interações, mas também a toda possibilidade de aquisição de dados e detecção de padrões. Deste modo, a escolha do desenvolvimento de um sistema de controle baseado em wearables para este projeto tem o intuito também de fomentar a aplicabilidade dessas tecnologias em jogos digitaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos DigitaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASWearablesDispositivos não convencionais no controle de jogosRedes neurais artificiaisControle baseado em gestosAcelerômetroNon-conventional devices in game controlArtificial neural networksGestures based controlsAccelerometerGestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALEzequiel França dos Santos.pdfapplication/pdf13038669https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/1/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf0ec45aff77166d84356d8dfbceac4ae4MD51TEXTEzequiel França dos Santos.pdf.txtEzequiel França dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain138158https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/2/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.txt884aa933fcd7ae9723a18f8e6aaf19dfMD52THUMBNAILEzequiel França dos Santos.pdf.jpgEzequiel França dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/3/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpgec9592da919afc843651fdc98f73eb48MD53handle/257682022-03-12 01:01:53.272oai:repositorio.pucsp.br:handle/25768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-03-12T04:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
title Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
spellingShingle Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
Santos, Ezequiel França dos
CNPQ::ENGENHARIAS
Wearables
Dispositivos não convencionais no controle de jogos
Redes neurais artificiais
Controle baseado em gestos
Acelerômetro
Non-conventional devices in game control
Artificial neural networks
Gestures based controls
Accelerometer
title_short Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
title_full Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
title_fullStr Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
title_full_unstemmed Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
title_sort Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
author Santos, Ezequiel França dos
author_facet Santos, Ezequiel França dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemes, David de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0456341463142407
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7055262915895198
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ezequiel França dos
contributor_str_mv Lemes, David de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Wearables
Dispositivos não convencionais no controle de jogos
Redes neurais artificiais
Controle baseado em gestos
Acelerômetro
Non-conventional devices in game control
Artificial neural networks
Gestures based controls
Accelerometer
dc.subject.por.fl_str_mv Wearables
Dispositivos não convencionais no controle de jogos
Redes neurais artificiais
Controle baseado em gestos
Acelerômetro
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-conventional devices in game control
Artificial neural networks
Gestures based controls
Accelerometer
description This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital games
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-11T14:17:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-11T14:17:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768
identifier_str_mv Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/1/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/2/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/3/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ec45aff77166d84356d8dfbceac4ae4
884aa933fcd7ae9723a18f8e6aaf19df
ec9592da919afc843651fdc98f73eb48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277952272105472