Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768 |
Resumo: | This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital games |
id |
PUC_SP-1_310c58dac7ded6cd3f923858f05d7779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/25768 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemes, David de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0456341463142407http://lattes.cnpq.br/7055262915895198Santos, Ezequiel França dos2022-03-11T14:17:28Z2022-03-11T14:17:28Z2022-01-26Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital gamesEsta pesquisa pretende geral desenvolver um estudo sobre o uso de wearables em jogos, em particular detectar gestos e utilizar como dispositivos de entrada em jogos, contemplando os fundamentos envolvidos, algoritmos utilizados além da análise de game design, ergonomia e aspectos sociais na abordagem. Apresentamos a modelagem do algoritmo de detecção dos gestos utilizando redes neurais, além de relatar o processo de desenvolvimento e experimentação de hardware e software, sua arquitetura e integração. A justificava dessa investigação é a possibilidade de exploração de uma interface não-convencional para o controle de jogos e escassez de debate sobre especificamente wearables sob a mesma ótica. Além disso, com a ascensão mercado de wearables e da indústria de desenvolvimento de jogos digitais, existe espaço para se explorar o tema. Uma das motivações para a pesquisa teve início no desenvolvimento de um projeto open-source, uma biblioteca para aquisição do movimento de shake (chacoalhar) do Apple Watch, visto que nas bibliotecas padrões do sistema operacional watchOS esta categoria de recurso não existe. Com este projeto verificou-se que as interfaces digitais de wearables não estão limitadas somente as micro-interações, mas também a toda possibilidade de aquisição de dados e detecção de padrões. Deste modo, a escolha do desenvolvimento de um sistema de controle baseado em wearables para este projeto tem o intuito também de fomentar a aplicabilidade dessas tecnologias em jogos digitaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos DigitaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASWearablesDispositivos não convencionais no controle de jogosRedes neurais artificiaisControle baseado em gestosAcelerômetroNon-conventional devices in game controlArtificial neural networksGestures based controlsAccelerometerGestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALEzequiel França dos Santos.pdfapplication/pdf13038669https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/1/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf0ec45aff77166d84356d8dfbceac4ae4MD51TEXTEzequiel França dos Santos.pdf.txtEzequiel França dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain138158https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/2/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.txt884aa933fcd7ae9723a18f8e6aaf19dfMD52THUMBNAILEzequiel França dos Santos.pdf.jpgEzequiel França dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/3/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpgec9592da919afc843651fdc98f73eb48MD53handle/257682022-03-12 01:01:53.272oai:repositorio.pucsp.br:handle/25768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-03-12T04:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
title |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
spellingShingle |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos Santos, Ezequiel França dos CNPQ::ENGENHARIAS Wearables Dispositivos não convencionais no controle de jogos Redes neurais artificiais Controle baseado em gestos Acelerômetro Non-conventional devices in game control Artificial neural networks Gestures based controls Accelerometer |
title_short |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
title_full |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
title_fullStr |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
title_full_unstemmed |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
title_sort |
Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos |
author |
Santos, Ezequiel França dos |
author_facet |
Santos, Ezequiel França dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lemes, David de Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0456341463142407 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7055262915895198 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ezequiel França dos |
contributor_str_mv |
Lemes, David de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Wearables Dispositivos não convencionais no controle de jogos Redes neurais artificiais Controle baseado em gestos Acelerômetro Non-conventional devices in game control Artificial neural networks Gestures based controls Accelerometer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wearables Dispositivos não convencionais no controle de jogos Redes neurais artificiais Controle baseado em gestos Acelerômetro |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Non-conventional devices in game control Artificial neural networks Gestures based controls Accelerometer |
description |
This research has as general objective to develop a study on the use of wearables in games, particularly the detection of gestures to use as input devices in games, contemplating the fundamentals involved, algorithms used, and game design analysis, ergonomics, and social aspects in the approach. We present the modelling of the gesture detection algorithm using neural networks and reporting the process of development and experimentation of hardware and software, their architecture, and integration. The justification for this investigation is the possibility of exploiting an unconventional interface for the control of games and the scarcity of debate about specific wearables from the same perspective. In addition, with the rise in wearables and the digital game development industry, there is space to explore the theme. One motivation for the research started with developing an open-source project, a library for the acquisition of the shaking movement of the Apple Watch since within the standard libraries of the operating system watchOS, this resource does not exist. Furthermore, we verified that the wearables interfaces are not limited to micro-interactions, opening others possibilities like data acquisition and pattern detection with this project. Thus, the choice of developing a wearable control system for this project also aims to promote the applicability of these technologies in digital games |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-11T14:17:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-11T14:17:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768 |
identifier_str_mv |
Santos, Ezequiel França dos. Gestos e jogos: reflexões e desenvolvimento de um sistema de detecção de gestos baseado em Wearables para controle de jogos. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/1/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/2/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25768/3/Ezequiel%20Fran%c3%a7a%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ec45aff77166d84356d8dfbceac4ae4 884aa933fcd7ae9723a18f8e6aaf19df ec9592da919afc843651fdc98f73eb48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277952272105472 |