Efetividade da reabilitação auditiva de bebês e crianças com deficiência auditiva: grupos de adesão familiar e consistência no uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27898 |
Resumo: | Introdução: Com a implantação da Triagem Auditiva Neonatal Universal o número de bebês com diagnóstico precoce de deficiência auditiva nos primeiros anos de vida tem crescido a cada ano. O impacto na família e a formação de profissionais para lidar com as elas nesse período requerem ações específicas e formação de profissionais para atendimento fonoaudiológico na primeira infância. Grupos de pais e o envolvimento familiar tem sido uma das estratégias de intervenção com essa população para melhor efetividade da reabilitação auditiva em bebês e crianças com deficiência auditiva de 0 a 3 anos. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é verificar a efetividade da reabilitação auditiva quando realizados grupos de adesão familiar paralelamente ao processo de adaptação de AASI e terapia inicial, monitoramento nos retornos para acompanhamento de crianças com deficiência auditiva nos primeiros anos de vida, em um CER II da Rede Municipal de Saúde de São Paulo. Método: Foram sujeitos deste estudo 17 crianças com deficiência auditiva de 0 a 3 anos, que iniciarem o processo de seleção e/ou adaptação de AASI no período de coleta da pesquisa e seus pais e/ou responsáveis. Resultados: O resultado mostrou a dificuldade da família diante de uma rotina e de contratempos que dificultam a comparecer ao serviço para a terapia e o grupo de orientação, os dados mostraram que as famílias que moram mais longe do serviço tiveram um menor porcentagem a frequência ao grupo, e as crianças que possuem perda moderada e as das crianças maiores tiveram um porcentual maior na frequência do ADAPTI. Os dados mostram que através do grupo de pais e da interação e conhecimento passado, as famílias buscaram terapias individuais em serviços perto de sua residência. Conclusão: Quanto mais próximo ao final do diagnóstico for o início dos encontros, maior a possibilidade de adesão aos grupos. A distância do serviço/tempo de deslocamento representou barreira na frequência das famílias nos grupos. Houve uma tendência de maior frequência nas famílias com crianças maiores, talvez dada à dificuldade de transporte com bebês de colo, e quanto ao uso do AASI, as mães que permanecem em casa com a criança apresentam um maior número de horas com AASI por dia. As famílias que não aderiram ao grupo são de mães mais velhas e com mais de 2 filhos. A efetividade da contra- referência foi maior para as famílias que aderiram ao grupo (90%), o que sugere que a necessidade de intervenção foi entendida pelas famílias |
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Introdução: Com a implantação da Triagem Auditiva Neonatal Universal o número de bebês com diagnóstico precoce de deficiência auditiva nos primeiros anos de vida tem crescido a cada ano. O impacto na família e a formação de profissionais para lidar com as elas nesse período requerem ações específicas e formação de profissionais para atendimento fonoaudiológico na primeira infância. Grupos de pais e o envolvimento familiar tem sido uma das estratégias de intervenção com essa população para melhor efetividade da reabilitação auditiva em bebês e crianças com deficiência auditiva de 0 a 3 anos. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é verificar a efetividade da reabilitação auditiva quando realizados grupos de adesão familiar paralelamente ao processo de adaptação de AASI e terapia inicial, monitoramento nos retornos para acompanhamento de crianças com deficiência auditiva nos primeiros anos de vida, em um CER II da Rede Municipal de Saúde de São Paulo. Método: Foram sujeitos deste estudo 17 crianças com deficiência auditiva de 0 a 3 anos, que iniciarem o processo de seleção e/ou adaptação de AASI no período de coleta da pesquisa e seus pais e/ou responsáveis. Resultados: O resultado mostrou a dificuldade da família diante de uma rotina e de contratempos que dificultam a comparecer ao serviço para a terapia e o grupo de orientação, os dados mostraram que as famílias que moram mais longe do serviço tiveram um menor porcentagem a frequência ao grupo, e as crianças que possuem perda moderada e as das crianças maiores tiveram um porcentual maior na frequência do ADAPTI. Os dados mostram que através do grupo de pais e da interação e conhecimento passado, as famílias buscaram terapias individuais em serviços perto de sua residência. Conclusão: Quanto mais próximo ao final do diagnóstico for o início dos encontros, maior a possibilidade de adesão aos grupos. A distância do serviço/tempo de deslocamento representou barreira na frequência das famílias nos grupos. Houve uma tendência de maior frequência nas famílias com crianças maiores, talvez dada à dificuldade de transporte com bebês de colo, e quanto ao uso do AASI, as mães que permanecem em casa com a criança apresentam um maior número de horas com AASI por dia. As famílias que não aderiram ao grupo são de mães mais velhas e com mais de 2 filhos. A efetividade da contra- referência foi maior para as famílias que aderiram ao grupo (90%), o que sugere que a necessidade de intervenção foi entendida pelas famílias |
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