O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Pereira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28473
Resumo: O movimento é a primeira manifestação de vida do ser humano e também a primeira forma de ele comunicar-se e relacionar-se. Segundo Dias (1996) “[...] a escolarização no seu sentido mais amplo pode, em qualquer nível de ensino, ser traduzida como a educação do corpo”. Nesta perspectiva deve-se considerar o trabalho motor em escolas maternais, como parte de todas as diferentes disciplinas. Os objetivos principais do presente estudo foram analisar o uso do movimento na prática pedagógica de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP e, as possibilidades e importância da inserção de um fisioterapeuta na equipe pedagógica. Especificamente, analisar quantitativamente o uso do movimento nos sete eixos curriculares da Educação Infantil, seus objetivos e ações didáticas. A pesquisa foi do tipo documental, em que se utilizou a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foi analisado o planejamento pedagógico de uma turma de terceira fase (crianças de 3 anos) de uma escola maternal de Barueri/SP. Os achados foram divididos em oito categorias de acordo com os componentes do movimento (ROSA NETO, 2002): Motricidade Global, Motricidade Fina, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal, Mímica e Sensibilidade Tátil. Todos os eixos pedagógicos apresentaram ações que utilizaram o movimento das crianças, com objetivos diversos. Destacaram-se os eixos Movimento e Música, com maior frequência de atividades motoras nas ações didáticas. O movimento mostrou-se um instrumento valioso no trabalho de diferentes eixos e áreas de conhecimento. A fisioterapia, como ciência, pode contribuir para a educação infantil à medida que se tornar possível um diálogo entre professor e fisioterapeuta, almejando planejamento holístico embasado no ato e desenvolvimento motor da criança. Sua contribuição, na qualidade de assessor, poderia agregar conhecimento, e recursos técnicos ao projeto pedagógico, caso viesse a fazer parceria e pudesse compor com a equipe pedagógica da escola. Este seria um caminho importante para se pensar a promoção da saúde, bem como contribuir para o melhor desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo da criança
id PUC_SP-1_35018d9ca12b161e412b836b1dad8f37
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28473
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Haguiara-Cervellini, NadirOliveira, Amanda Pereira de2022-10-05T22:04:17Z2022-10-05T22:04:17Z2013-12-07Oliveira, Amanda Pereira de. O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28473O movimento é a primeira manifestação de vida do ser humano e também a primeira forma de ele comunicar-se e relacionar-se. Segundo Dias (1996) “[...] a escolarização no seu sentido mais amplo pode, em qualquer nível de ensino, ser traduzida como a educação do corpo”. Nesta perspectiva deve-se considerar o trabalho motor em escolas maternais, como parte de todas as diferentes disciplinas. Os objetivos principais do presente estudo foram analisar o uso do movimento na prática pedagógica de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP e, as possibilidades e importância da inserção de um fisioterapeuta na equipe pedagógica. Especificamente, analisar quantitativamente o uso do movimento nos sete eixos curriculares da Educação Infantil, seus objetivos e ações didáticas. A pesquisa foi do tipo documental, em que se utilizou a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foi analisado o planejamento pedagógico de uma turma de terceira fase (crianças de 3 anos) de uma escola maternal de Barueri/SP. Os achados foram divididos em oito categorias de acordo com os componentes do movimento (ROSA NETO, 2002): Motricidade Global, Motricidade Fina, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal, Mímica e Sensibilidade Tátil. Todos os eixos pedagógicos apresentaram ações que utilizaram o movimento das crianças, com objetivos diversos. Destacaram-se os eixos Movimento e Música, com maior frequência de atividades motoras nas ações didáticas. O movimento mostrou-se um instrumento valioso no trabalho de diferentes eixos e áreas de conhecimento. A fisioterapia, como ciência, pode contribuir para a educação infantil à medida que se tornar possível um diálogo entre professor e fisioterapeuta, almejando planejamento holístico embasado no ato e desenvolvimento motor da criança. Sua contribuição, na qualidade de assessor, poderia agregar conhecimento, e recursos técnicos ao projeto pedagógico, caso viesse a fazer parceria e pudesse compor com a equipe pedagógica da escola. Este seria um caminho importante para se pensar a promoção da saúde, bem como contribuir para o melhor desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo da criançaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FisioterapiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALMovimentoEducação infantilO movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAmanda Pereira de Oliveira - TCC.pdfapplication/pdf719189https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28473/1/Amanda%20Pereira%20de%20Oliveira%20-%20TCC.pdf39c9a8eb4ff5215c3d23052a77be1eb4MD51TEXTAmanda Pereira de Oliveira - TCC.pdf.txtAmanda Pereira de Oliveira - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain52956https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28473/2/Amanda%20Pereira%20de%20Oliveira%20-%20TCC.pdf.txt71d2e5153dd80fc0b00b972ded118979MD52THUMBNAILAmanda Pereira de Oliveira - TCC.pdf.jpgAmanda Pereira de Oliveira - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28473/3/Amanda%20Pereira%20de%20Oliveira%20-%20TCC.pdf.jpg77255fe9fa8409ea52e70207dbf42ee5MD53handle/284732023-06-28 08:21:00.661oai:repositorio.pucsp.br:handle/28473Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-28T11:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
title O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
spellingShingle O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
Oliveira, Amanda Pereira de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Movimento
Educação infantil
title_short O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
title_full O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
title_fullStr O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
title_full_unstemmed O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
title_sort O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
author Oliveira, Amanda Pereira de
author_facet Oliveira, Amanda Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haguiara-Cervellini, Nadir
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Amanda Pereira de
contributor_str_mv Haguiara-Cervellini, Nadir
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Movimento
Educação infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento
Educação infantil
description O movimento é a primeira manifestação de vida do ser humano e também a primeira forma de ele comunicar-se e relacionar-se. Segundo Dias (1996) “[...] a escolarização no seu sentido mais amplo pode, em qualquer nível de ensino, ser traduzida como a educação do corpo”. Nesta perspectiva deve-se considerar o trabalho motor em escolas maternais, como parte de todas as diferentes disciplinas. Os objetivos principais do presente estudo foram analisar o uso do movimento na prática pedagógica de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP e, as possibilidades e importância da inserção de um fisioterapeuta na equipe pedagógica. Especificamente, analisar quantitativamente o uso do movimento nos sete eixos curriculares da Educação Infantil, seus objetivos e ações didáticas. A pesquisa foi do tipo documental, em que se utilizou a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foi analisado o planejamento pedagógico de uma turma de terceira fase (crianças de 3 anos) de uma escola maternal de Barueri/SP. Os achados foram divididos em oito categorias de acordo com os componentes do movimento (ROSA NETO, 2002): Motricidade Global, Motricidade Fina, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal, Mímica e Sensibilidade Tátil. Todos os eixos pedagógicos apresentaram ações que utilizaram o movimento das crianças, com objetivos diversos. Destacaram-se os eixos Movimento e Música, com maior frequência de atividades motoras nas ações didáticas. O movimento mostrou-se um instrumento valioso no trabalho de diferentes eixos e áreas de conhecimento. A fisioterapia, como ciência, pode contribuir para a educação infantil à medida que se tornar possível um diálogo entre professor e fisioterapeuta, almejando planejamento holístico embasado no ato e desenvolvimento motor da criança. Sua contribuição, na qualidade de assessor, poderia agregar conhecimento, e recursos técnicos ao projeto pedagógico, caso viesse a fazer parceria e pudesse compor com a equipe pedagógica da escola. Este seria um caminho importante para se pensar a promoção da saúde, bem como contribuir para o melhor desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo da criança
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Amanda Pereira de. O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28473
identifier_str_mv Oliveira, Amanda Pereira de. O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fisioterapia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28473/1/Amanda%20Pereira%20de%20Oliveira%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28473/2/Amanda%20Pereira%20de%20Oliveira%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28473/3/Amanda%20Pereira%20de%20Oliveira%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39c9a8eb4ff5215c3d23052a77be1eb4
71d2e5153dd80fc0b00b972ded118979
77255fe9fa8409ea52e70207dbf42ee5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277816273895424