O movimento na educação infantil: análise de práticas pedagógicas de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28473 |
Resumo: | O movimento é a primeira manifestação de vida do ser humano e também a primeira forma de ele comunicar-se e relacionar-se. Segundo Dias (1996) “[...] a escolarização no seu sentido mais amplo pode, em qualquer nível de ensino, ser traduzida como a educação do corpo”. Nesta perspectiva deve-se considerar o trabalho motor em escolas maternais, como parte de todas as diferentes disciplinas. Os objetivos principais do presente estudo foram analisar o uso do movimento na prática pedagógica de uma escola maternal da rede pública de Barueri/SP e, as possibilidades e importância da inserção de um fisioterapeuta na equipe pedagógica. Especificamente, analisar quantitativamente o uso do movimento nos sete eixos curriculares da Educação Infantil, seus objetivos e ações didáticas. A pesquisa foi do tipo documental, em que se utilizou a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foi analisado o planejamento pedagógico de uma turma de terceira fase (crianças de 3 anos) de uma escola maternal de Barueri/SP. Os achados foram divididos em oito categorias de acordo com os componentes do movimento (ROSA NETO, 2002): Motricidade Global, Motricidade Fina, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal, Mímica e Sensibilidade Tátil. Todos os eixos pedagógicos apresentaram ações que utilizaram o movimento das crianças, com objetivos diversos. Destacaram-se os eixos Movimento e Música, com maior frequência de atividades motoras nas ações didáticas. O movimento mostrou-se um instrumento valioso no trabalho de diferentes eixos e áreas de conhecimento. A fisioterapia, como ciência, pode contribuir para a educação infantil à medida que se tornar possível um diálogo entre professor e fisioterapeuta, almejando planejamento holístico embasado no ato e desenvolvimento motor da criança. Sua contribuição, na qualidade de assessor, poderia agregar conhecimento, e recursos técnicos ao projeto pedagógico, caso viesse a fazer parceria e pudesse compor com a equipe pedagógica da escola. Este seria um caminho importante para se pensar a promoção da saúde, bem como contribuir para o melhor desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo da criança |
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