Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kracker, Carolina Krauter
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28896
Resumo: A terapia comportamental infantil (TCI) vem se mostrando uma área de estudo e de aplicação da Análise do Comportamento que se diferencia da terapia de adultos, por apresentar peculiaridades tanto em relação à sua clientela - alvo (público infantil), quanto em relação à condução do processo terapêutico. Verifica-se, inclusive no Brasil, que há escassez na produção de material acadêmico nesta área, apesar de haver demanda de produção de conhecimento, primeiramente porque a procura por terapia infantil vem aumentando constantemente, sem que haja clínicas e terapeutas voltados ao público infantil em número suficiente para suprir esta demanda; em segundo lugar, porque há uma carência de produção acadêmica teórico-prática em TCI que fundamente suficientemente a formação de terapeutas infantis na teoria analíticocomportamental. Assim sendo, os objetivos desta pesquisa são: a) verificar o que vem sendo publicado na área de TCI em um conjunto de trabalhos da literatura nacional, estabelecendo foco nos recursos utilizados na condução do processo terapêutico, especialmente nos recursos lúdicos; e b) identificar as teorizações e práticas de TCI que se mostrem mais freqüentes na literatura, de modo a produzir um material acadêmico de compilação da área, oferecendo um panorama geral do conjunto de trabalhos nacionais de como se analisa e se realiza terapia comportamental infantil. Para atingir tais objetivos, será feita uma revisão bibliográfica em três publicações que se mostram relevantes na área de TCI no Brasil, analisando, classificando e categorizando-se as informações contidas nos artigos em categorias de análise pós-fixadas à leitura dos mesmos. Finalizando, os dados, depois de categorizados, serão relacionados ao conjunto total de artigos selecionados, possibilitando a identificação de teorizações e práticas mais comuns e mais peculiares em TCI nos trabalhos selecionados
id PUC_SP-1_35591571421fb05aa82e518eedb86825
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28896
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo AlvesKracker, Carolina Krauter2022-10-14T20:32:15Z2022-10-14T20:32:15Z2010-07-14Kracker, Carolina Krauter. Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28896A terapia comportamental infantil (TCI) vem se mostrando uma área de estudo e de aplicação da Análise do Comportamento que se diferencia da terapia de adultos, por apresentar peculiaridades tanto em relação à sua clientela - alvo (público infantil), quanto em relação à condução do processo terapêutico. Verifica-se, inclusive no Brasil, que há escassez na produção de material acadêmico nesta área, apesar de haver demanda de produção de conhecimento, primeiramente porque a procura por terapia infantil vem aumentando constantemente, sem que haja clínicas e terapeutas voltados ao público infantil em número suficiente para suprir esta demanda; em segundo lugar, porque há uma carência de produção acadêmica teórico-prática em TCI que fundamente suficientemente a formação de terapeutas infantis na teoria analíticocomportamental. Assim sendo, os objetivos desta pesquisa são: a) verificar o que vem sendo publicado na área de TCI em um conjunto de trabalhos da literatura nacional, estabelecendo foco nos recursos utilizados na condução do processo terapêutico, especialmente nos recursos lúdicos; e b) identificar as teorizações e práticas de TCI que se mostrem mais freqüentes na literatura, de modo a produzir um material acadêmico de compilação da área, oferecendo um panorama geral do conjunto de trabalhos nacionais de como se analisa e se realiza terapia comportamental infantil. Para atingir tais objetivos, será feita uma revisão bibliográfica em três publicações que se mostram relevantes na área de TCI no Brasil, analisando, classificando e categorizando-se as informações contidas nos artigos em categorias de análise pós-fixadas à leitura dos mesmos. Finalizando, os dados, depois de categorizados, serão relacionados ao conjunto total de artigos selecionados, possibilitando a identificação de teorizações e práticas mais comuns e mais peculiares em TCI nos trabalhos selecionadosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoTerapia comportamental infantilEstado da arteRecursos lúdicosEstado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCAROLINA KRAUTER KRACKER - TCC.pdfapplication/pdf2975164https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28896/1/CAROLINA%20KRAUTER%20KRACKER%20-%20TCC.pdfabd956029e463e7428ea38f3836408a4MD51TEXTCAROLINA KRAUTER KRACKER - TCC.pdf.txtCAROLINA KRAUTER KRACKER - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain220929https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28896/2/CAROLINA%20KRAUTER%20KRACKER%20-%20TCC.pdf.txt30f62f3adcaed6ca3fc977d9525a2ca1MD52THUMBNAILCAROLINA KRAUTER KRACKER - TCC.pdf.jpgCAROLINA KRAUTER KRACKER - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28896/3/CAROLINA%20KRAUTER%20KRACKER%20-%20TCC.pdf.jpg1e706d9a82bda46a1835bfeca6e013f8MD53handle/288962022-10-15 01:03:32.192oai:repositorio.pucsp.br:handle/28896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-15T04:03:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
title Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
spellingShingle Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
Kracker, Carolina Krauter
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Terapia comportamental infantil
Estado da arte
Recursos lúdicos
title_short Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
title_full Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
title_fullStr Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
title_full_unstemmed Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
title_sort Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira
author Kracker, Carolina Krauter
author_facet Kracker, Carolina Krauter
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Kracker, Carolina Krauter
contributor_str_mv Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Terapia comportamental infantil
Estado da arte
Recursos lúdicos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Terapia comportamental infantil
Estado da arte
Recursos lúdicos
description A terapia comportamental infantil (TCI) vem se mostrando uma área de estudo e de aplicação da Análise do Comportamento que se diferencia da terapia de adultos, por apresentar peculiaridades tanto em relação à sua clientela - alvo (público infantil), quanto em relação à condução do processo terapêutico. Verifica-se, inclusive no Brasil, que há escassez na produção de material acadêmico nesta área, apesar de haver demanda de produção de conhecimento, primeiramente porque a procura por terapia infantil vem aumentando constantemente, sem que haja clínicas e terapeutas voltados ao público infantil em número suficiente para suprir esta demanda; em segundo lugar, porque há uma carência de produção acadêmica teórico-prática em TCI que fundamente suficientemente a formação de terapeutas infantis na teoria analíticocomportamental. Assim sendo, os objetivos desta pesquisa são: a) verificar o que vem sendo publicado na área de TCI em um conjunto de trabalhos da literatura nacional, estabelecendo foco nos recursos utilizados na condução do processo terapêutico, especialmente nos recursos lúdicos; e b) identificar as teorizações e práticas de TCI que se mostrem mais freqüentes na literatura, de modo a produzir um material acadêmico de compilação da área, oferecendo um panorama geral do conjunto de trabalhos nacionais de como se analisa e se realiza terapia comportamental infantil. Para atingir tais objetivos, será feita uma revisão bibliográfica em três publicações que se mostram relevantes na área de TCI no Brasil, analisando, classificando e categorizando-se as informações contidas nos artigos em categorias de análise pós-fixadas à leitura dos mesmos. Finalizando, os dados, depois de categorizados, serão relacionados ao conjunto total de artigos selecionados, possibilitando a identificação de teorizações e práticas mais comuns e mais peculiares em TCI nos trabalhos selecionados
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T20:32:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T20:32:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Kracker, Carolina Krauter. Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28896
identifier_str_mv Kracker, Carolina Krauter. Estado da arte da terapia comportamental infantil: análise de uma amostra da literatura brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28896/1/CAROLINA%20KRAUTER%20KRACKER%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28896/2/CAROLINA%20KRAUTER%20KRACKER%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28896/3/CAROLINA%20KRAUTER%20KRACKER%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abd956029e463e7428ea38f3836408a4
30f62f3adcaed6ca3fc977d9525a2ca1
1e706d9a82bda46a1835bfeca6e013f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277967515254784