Jogos eletrônicos: uma nova forma de brincar? uma discussão a partir de conceitos winnicottianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catão, Tâmisa Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28663
Resumo: Os jogos eletrônicos vêm conquistando uma enorme quantidade de jogadores ao redor do mundo e, entre adultos, jovens e crianças, é atualmente muito utilizado como forma de divertimento e lazer. Essa pesquisa discute se a inserção tecnológica, por meio dos jogos eletrônicos, pode ou não ser vista como uma forma de brincar, segundo o conceito proposto pelo psicanalista Donald W. Winnicott, que o entende como uma expressão da saúde. Trata-se de um trabalho teórico, realizado por meio da leitura e do estudo bibliográfico sobre os temas. Tomando como referencial teórico a obra de Donald W. Winnicott referente ao tema do brincar e de sua importância na inserção cultural e no amadurecimento do sujeito, a pesquisa expõe, no primeiro capítulo, a teoria do brincar transicional winnicottiano, apresentando seus principais conceitos, como: o brincar, o espaço potencial, os objetos e fenômenos transicionais, o espaço potencial, o mundo interno e externo e a criatividade. No segundo capítulo, traça um panorama sobre o conceito histórico dos jogos e as particularidades dos jogos eletrônicos. A partir disso, no último capítulo, elabora uma articulação entre o brincar winnicottiano e os jogos eletrônicos, analisando as possibilidades de interação que proporcionam ao jogador e a experiência de jogar, relatada pelos próprios jogadores. Conclui-se que o autêntico brincar winnicottiano pode se manifestar de inúmeras maneiras, inclusive por meio dos jogos eletrônicos, quando o gameplay do jogo possibilita ao jogador formas de expressão de criatividade, interação e liberdade de escolhas e, também, quando o jogador pode estabelecer uma relação dotada de transicionalidade com o jogo eletrônico
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