Jogos eletrônicos: uma nova forma de brincar? uma discussão a partir de conceitos winnicottianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28663 |
Resumo: | Os jogos eletrônicos vêm conquistando uma enorme quantidade de jogadores ao redor do mundo e, entre adultos, jovens e crianças, é atualmente muito utilizado como forma de divertimento e lazer. Essa pesquisa discute se a inserção tecnológica, por meio dos jogos eletrônicos, pode ou não ser vista como uma forma de brincar, segundo o conceito proposto pelo psicanalista Donald W. Winnicott, que o entende como uma expressão da saúde. Trata-se de um trabalho teórico, realizado por meio da leitura e do estudo bibliográfico sobre os temas. Tomando como referencial teórico a obra de Donald W. Winnicott referente ao tema do brincar e de sua importância na inserção cultural e no amadurecimento do sujeito, a pesquisa expõe, no primeiro capítulo, a teoria do brincar transicional winnicottiano, apresentando seus principais conceitos, como: o brincar, o espaço potencial, os objetos e fenômenos transicionais, o espaço potencial, o mundo interno e externo e a criatividade. No segundo capítulo, traça um panorama sobre o conceito histórico dos jogos e as particularidades dos jogos eletrônicos. A partir disso, no último capítulo, elabora uma articulação entre o brincar winnicottiano e os jogos eletrônicos, analisando as possibilidades de interação que proporcionam ao jogador e a experiência de jogar, relatada pelos próprios jogadores. Conclui-se que o autêntico brincar winnicottiano pode se manifestar de inúmeras maneiras, inclusive por meio dos jogos eletrônicos, quando o gameplay do jogo possibilita ao jogador formas de expressão de criatividade, interação e liberdade de escolhas e, também, quando o jogador pode estabelecer uma relação dotada de transicionalidade com o jogo eletrônico |
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Tosta, Rosa MariaCatão, Tâmisa Pires2022-10-11T11:44:02Z2022-10-11T11:44:02Z2019-06-30Catão, Tâmisa Pires. Jogos eletrônicos: uma nova forma de brincar? uma discussão a partir de conceitos winnicottianos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28663Os jogos eletrônicos vêm conquistando uma enorme quantidade de jogadores ao redor do mundo e, entre adultos, jovens e crianças, é atualmente muito utilizado como forma de divertimento e lazer. Essa pesquisa discute se a inserção tecnológica, por meio dos jogos eletrônicos, pode ou não ser vista como uma forma de brincar, segundo o conceito proposto pelo psicanalista Donald W. Winnicott, que o entende como uma expressão da saúde. Trata-se de um trabalho teórico, realizado por meio da leitura e do estudo bibliográfico sobre os temas. Tomando como referencial teórico a obra de Donald W. Winnicott referente ao tema do brincar e de sua importância na inserção cultural e no amadurecimento do sujeito, a pesquisa expõe, no primeiro capítulo, a teoria do brincar transicional winnicottiano, apresentando seus principais conceitos, como: o brincar, o espaço potencial, os objetos e fenômenos transicionais, o espaço potencial, o mundo interno e externo e a criatividade. No segundo capítulo, traça um panorama sobre o conceito histórico dos jogos e as particularidades dos jogos eletrônicos. A partir disso, no último capítulo, elabora uma articulação entre o brincar winnicottiano e os jogos eletrônicos, analisando as possibilidades de interação que proporcionam ao jogador e a experiência de jogar, relatada pelos próprios jogadores. Conclui-se que o autêntico brincar winnicottiano pode se manifestar de inúmeras maneiras, inclusive por meio dos jogos eletrônicos, quando o gameplay do jogo possibilita ao jogador formas de expressão de criatividade, interação e liberdade de escolhas e, também, quando o jogador pode estabelecer uma relação dotada de transicionalidade com o jogo eletrônicoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABrincarJogos eletrônicosWinnicottCriatividadeTransicionalidadeJogos eletrônicos: uma nova forma de brincar? uma discussão a partir de conceitos winnicottianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTÂMISA PIRES CATÃO - TCC.pdfapplication/pdf793399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28663/1/T%c3%82MISA%20PIRES%20CAT%c3%83O%20-%20TCC.pdf2ec68f95521dffe11065bbbf618c9656MD51TEXTTÂMISA PIRES CATÃO - TCC.pdf.txtTÂMISA PIRES CATÃO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain130386https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28663/2/T%c3%82MISA%20PIRES%20CAT%c3%83O%20-%20TCC.pdf.txt673a30c459848127c490115538da6fbfMD52THUMBNAILTÂMISA PIRES CATÃO - TCC.pdf.jpgTÂMISA PIRES CATÃO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28663/3/T%c3%82MISA%20PIRES%20CAT%c3%83O%20-%20TCC.pdf.jpg05dc55e9c85d13a2cd5a225398e2e639MD53handle/286632023-03-07 10:08:32.061oai:repositorio.pucsp.br:handle/28663Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-07T13:08:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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