A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaussner, Carolina Braga
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659
Resumo: O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade social
id PUC_SP-1_383de4170e9710ebe7829f0006675f3e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18659
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marino, Marilia JosefinaKlaussner, Carolina Braga2016-07-28T20:39:23Z2016-04-29T14:50:15Z2008-12-03Klaussner, Carolina Braga. A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade socialapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35951/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação ambientalGestão de projetosParticipação socialA educação ambiental como uma proposta transdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCarolina Braga Klaussner.pdf.txtCarolina Braga Klaussner.pdf.txtExtracted texttext/plain130065https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/3/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.txtb416da3b83d8184fa0cae584590939feMD53THUMBNAILCarolina Braga Klaussner.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/1/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALCarolina Braga Klaussner.pdfapplication/pdf287860https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/2/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdfa5a0cb72a0990ae8b4de45405416e096MD52handle/186592022-12-21 17:01:28.363oai:repositorio.pucsp.br:handle/18659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
title A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
spellingShingle A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
Klaussner, Carolina Braga
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação ambiental
Gestão de projetos
Participação social
title_short A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
title_full A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
title_fullStr A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
title_full_unstemmed A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
title_sort A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
author Klaussner, Carolina Braga
author_facet Klaussner, Carolina Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marino, Marilia Josefina
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaussner, Carolina Braga
contributor_str_mv Marino, Marilia Josefina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação ambiental
Gestão de projetos
Participação social
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Gestão de projetos
Participação social
description O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade social
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:39:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Klaussner, Carolina Braga. A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659
identifier_str_mv Klaussner, Carolina Braga. A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/3/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/1/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/2/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b416da3b83d8184fa0cae584590939fe
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
a5a0cb72a0990ae8b4de45405416e096
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277962276569088