A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade social |
id |
PUC_SP-1_383de4170e9710ebe7829f0006675f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18659 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Marino, Marilia JosefinaKlaussner, Carolina Braga2016-07-28T20:39:23Z2016-04-29T14:50:15Z2008-12-03Klaussner, Carolina Braga. A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade socialapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35951/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação ambientalGestão de projetosParticipação socialA educação ambiental como uma proposta transdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCarolina Braga Klaussner.pdf.txtCarolina Braga Klaussner.pdf.txtExtracted texttext/plain130065https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/3/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.txtb416da3b83d8184fa0cae584590939feMD53THUMBNAILCarolina Braga Klaussner.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/1/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALCarolina Braga Klaussner.pdfapplication/pdf287860https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/2/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdfa5a0cb72a0990ae8b4de45405416e096MD52handle/186592022-12-21 17:01:28.363oai:repositorio.pucsp.br:handle/18659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
title |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
spellingShingle |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar Klaussner, Carolina Braga CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação ambiental Gestão de projetos Participação social |
title_short |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
title_full |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
title_fullStr |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
title_sort |
A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar |
author |
Klaussner, Carolina Braga |
author_facet |
Klaussner, Carolina Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marino, Marilia Josefina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klaussner, Carolina Braga |
contributor_str_mv |
Marino, Marilia Josefina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação ambiental Gestão de projetos Participação social |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Gestão de projetos Participação social |
description |
O presente trabalho visa analisar, a partir da previsão legal, a efetivação da Política de Educação Ambiental nas Instituições de Ensino e identificar como a Educação Ambiental poderá ser envolvida em um projeto pedagógico de base transdisciplinar. Para isso, pretendeuse conceituar transdisciplinaridade e caracterizar a sua importância com enfoque na Educação Ambiental, além de demonstrar o papel social da escola e da Pedagogia de Projetos, através da apresentação do Projeto Células Ativas Soca CAS - implantando em algumas escolas brasileiras, o ensino de Educação Ambiental. A Política Nacional de Educação Ambiental PNEA está prevista na Lei Federal nº 9.795 de 1999, que estabelece no artigo segundo que: A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e nãoformal . A fundamentação teórica para a abordagem do tema está centrada em quatro autores que foram considerados os mais importantes no tocante aos pressupostos apontados. São eles: Loureiro (2002/2004) que trouxe inúmeras contribuições para o estudo, com bases conceituais e pressupostos críticos; Kligerman (2002) favoreceu a compreensão de que a Educação Ambiental também se enquadra em uma visão política e social; Pedrini (1998) que apresenta uma visão geral dos conceitos de Educação Ambiental e dos movimentos que favoreceram a sua expansão como tema na sociedade brasileira; Sorrentino (2005) que trata da Educação Ambiental como política pública. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental no ambiente escolar exige uma articulação entre planejamento e atividades disciplinares que a Pedagogia de Projetos tem condições efetivas de favorecer, facilitando o trabalho conjunto dos educadores. A proposta de realização de projetos nas escolas, com base na implantação do CAS, favorece a inserção dos alunos em atividades de Educação Ambiental, promove a cidadania e estimula a participação social. A educação Ambiental depende de projetos e da ação da escola para sensibilizar os alunos em relação aos problemas relativos à realidade social |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:39:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:50:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Klaussner, Carolina Braga. A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659 |
identifier_str_mv |
Klaussner, Carolina Braga. A educação ambiental como uma proposta transdisciplinar. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/3/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/1/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18659/2/Carolina%20Braga%20Klaussner.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b416da3b83d8184fa0cae584590939fe cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 a5a0cb72a0990ae8b4de45405416e096 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277962276569088 |