Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Lucimeire Omoti de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11309
Resumo: This work reports a research which aim was to investigate whether and how 5th series/ 6th year of elementary school students are sensitized by and create strategies to solve situations involving the perception and generalization of patterns. Mason (1996), Vale & Pimentel (2005), Radford, Bardini & Sabena (2007) and Machado (2006) works gave the main base for the research. For the investigation it was created and applied a didactic sequence, inspired by stages of the methodology of Didactic Engineering as reported by Machado (2002). The a posteriori analysis was a multidimensional: analysis of the protocols, audio and video. The experiments involved 33 students from a public school in the suburb of Sao Paulo. It was concluded that pupils were sensitized by the subject, and had appropriate of the considered problems. So, pupils showed capacity of to observe, to analyze, to recognize and to express a sequence pattern, in addition to express the generality symbolically, in explicit or implicit way, either by verbal or written speech, by actions, by gestures, by signs or by rhythms
id PUC_SP-1_388be41bf157afd682b61ded62eade1a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11309
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200156Z8Aquino, Lucimeire Omoti de2016-04-27T16:58:39Z2008-08-062008-05-20Aquino, Lucimeire Omoti de. Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11309This work reports a research which aim was to investigate whether and how 5th series/ 6th year of elementary school students are sensitized by and create strategies to solve situations involving the perception and generalization of patterns. Mason (1996), Vale & Pimentel (2005), Radford, Bardini & Sabena (2007) and Machado (2006) works gave the main base for the research. For the investigation it was created and applied a didactic sequence, inspired by stages of the methodology of Didactic Engineering as reported by Machado (2002). The a posteriori analysis was a multidimensional: analysis of the protocols, audio and video. The experiments involved 33 students from a public school in the suburb of Sao Paulo. It was concluded that pupils were sensitized by the subject, and had appropriate of the considered problems. So, pupils showed capacity of to observe, to analyze, to recognize and to express a sequence pattern, in addition to express the generality symbolically, in explicit or implicit way, either by verbal or written speech, by actions, by gestures, by signs or by rhythmsEsta dissertação relata uma investigação cujo objetivo foi investigar se e como alunos de uma 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental são sensibilizados e criam estratégias para resolver situações que envolvem a percepção e generalização de padrões em seqüências. Os trabalhos de: Mason (1996) Vale e Pimentel (2005), Machado (2006) e Radford, Bardini e Sabena (2007) constituíram a principal fonte das escolhas teóricas feitas. Para a coleta de dados elaborou-se e aplicou-se uma seqüência didática, inspirada nas fases da Engenharia Didática, conforme Machado (2002), sendo que a análise a posteriori foi multidimensional, pois englobou: análise dos protocolos, de áudio e de vídeo. As atividades da seqüência foram propostas a 33 alunos de uma escola pública da periferia de São Paulo. Concluiu-se que os alunos da 5ª série/6º ano foram sensibilizados, pois se apropriaram dos problemas propostos. Essa apropriação possibilitou aos alunos observar, analisar, reconhecer e expressar de modo explícito ou implícito, seja pelo discurso oral ou escrito, pelas ações, pelos gestos, pelos sinais ou pelos ritmos, a regularidade de seqüências que apresentavam um padrãoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23652/Lucimeire.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoÁlgebraEnsino da álgebraPensamento algébricoAlunos do ensino fundamentalEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoMathematical educationTeaching of algebraAlgebraic thinkingElementary education studentsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOs alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLucimeire.pdf.txtLucimeire.pdf.txtExtracted texttext/plain180995https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11309/3/Lucimeire.pdf.txtbf9c7ae7233174b944bc240bfaed3146MD53ORIGINALLucimeire.pdfapplication/pdf2579583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11309/1/Lucimeire.pdf1f79a90ec6a8cd20a51dd7e0c340d561MD51THUMBNAILLucimeire.pdf.jpgLucimeire.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3879https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11309/2/Lucimeire.pdf.jpgddbb1b39cf0c7f68aa53b1dd88092e3bMD52handle/113092022-04-27 12:22:22.273oai:repositorio.pucsp.br:handle/11309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:22:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
title Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
spellingShingle Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
Aquino, Lucimeire Omoti de
Álgebra
Ensino da álgebra
Pensamento algébrico
Alunos do ensino fundamental
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Mathematical education
Teaching of algebra
Algebraic thinking
Elementary education students
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
title_full Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
title_fullStr Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
title_full_unstemmed Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
title_sort Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões
author Aquino, Lucimeire Omoti de
author_facet Aquino, Lucimeire Omoti de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200156Z8
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Lucimeire Omoti de
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Ensino da álgebra
Pensamento algébrico
Alunos do ensino fundamental
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Álgebra
Ensino da álgebra
Pensamento algébrico
Alunos do ensino fundamental
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Mathematical education
Teaching of algebra
Algebraic thinking
Elementary education students
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical education
Teaching of algebra
Algebraic thinking
Elementary education students
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work reports a research which aim was to investigate whether and how 5th series/ 6th year of elementary school students are sensitized by and create strategies to solve situations involving the perception and generalization of patterns. Mason (1996), Vale & Pimentel (2005), Radford, Bardini & Sabena (2007) and Machado (2006) works gave the main base for the research. For the investigation it was created and applied a didactic sequence, inspired by stages of the methodology of Didactic Engineering as reported by Machado (2002). The a posteriori analysis was a multidimensional: analysis of the protocols, audio and video. The experiments involved 33 students from a public school in the suburb of Sao Paulo. It was concluded that pupils were sensitized by the subject, and had appropriate of the considered problems. So, pupils showed capacity of to observe, to analyze, to recognize and to express a sequence pattern, in addition to express the generality symbolically, in explicit or implicit way, either by verbal or written speech, by actions, by gestures, by signs or by rhythms
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-08-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Aquino, Lucimeire Omoti de. Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11309
identifier_str_mv Aquino, Lucimeire Omoti de. Os alunos de 5ª série/6º ano frente a atividades sobre abservação e generalização de padrões. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11309/3/Lucimeire.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11309/1/Lucimeire.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11309/2/Lucimeire.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf9c7ae7233174b944bc240bfaed3146
1f79a90ec6a8cd20a51dd7e0c340d561
ddbb1b39cf0c7f68aa53b1dd88092e3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277877692137472