A atuação do psicólogo com pacientes com Transtorno do Espectro Autista em cidades de pequeno porte da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Rafael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9321
Resumo: O último número divulgado pelo órgão norte-americano CDC de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) dá conta de 1 para cada 54 nascimentos, demonstrando um aumento percebido a cada ano. Esse aumento se dá devido a fatores como a adoção da ideia de um espectro autista, ampliando, assim, os critérios diagnósticos, profissionais mais preparados e melhores ferramentas para o diagnóstico do transtorno. Tem-se, portanto, um aumento de casos que provoca, por consequência, aumento da necessidade de atendimento no Sistema de Saúde Mental do país e maior participação de psicólogos que trabalham nesses locais no tratamento desses sujeitos. Esse estudo tem como objetivo geral compreender como é a atuação de psicólogos com esses pacientes no contexto de quatro municípios de pequeno porte da Serra Gaúcha. Para isso, foram contextualizados os locais de atendimento e a ação do psicólogo com esses pacientes. O aporte teórico traz uma perspectiva histórica do TEA, além de paradigmas atuais e intervenções utilizadas para o transtorno. Também apresenta a criação dos CAPS como dispositivos de prestação de Saúde Mental e as políticas públicas relacionadas ao paciente com TEA. A pesquisa consiste em um estudo qualitativo de natureza exploratória, caracterizado como estudo de casos múltiplos, composto por entrevistas semiestruturadas e visitas aos locais de atendimentos. Foram entrevistados gestores da Saúde Mental dos municípios estudados e profissionais que participam do tratamento desses pacientes. Os dados obtidos foram apurados através da análise de conteúdo de Bardin (2016) e divididos em categorias que abarcam questões estruturais dos locais, elementos do tratamento desses pacientes e os desafios presentes nesses atendimentos. Esse contato com a realidade dos sistemas de Saúde Mental e dos profissionais que neles atuam trouxe para uma dimensão mais palpável a atuação do psicólogo em cidades de pequeno porte, as ferramentas utilizadas por esses profissionais, o papel essencial da família e a importância da Psicoeducação. A pesquisa também demonstrou municípios com estrutura adequada para o atendimento, com salas específicas e papel central do psicólogo no tratamento desses pacientes, além das adequações para lidar com os desafios da Pandemia. A partir desse corpo de dados, foi possível propor material de apoio, que será disponibilizado de maneira virtual, visando a auxiliar os profissionais que trabalham com esse público. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Fetter, RafaelSchmidt, CarloCemin, Tânia MariaBisol, Cláudia Alquati2021-12-16T19:40:32Z2021-12-16T19:40:32Z2021-12-112021-10-29https://repositorio.ucs.br/11338/9321O último número divulgado pelo órgão norte-americano CDC de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) dá conta de 1 para cada 54 nascimentos, demonstrando um aumento percebido a cada ano. Esse aumento se dá devido a fatores como a adoção da ideia de um espectro autista, ampliando, assim, os critérios diagnósticos, profissionais mais preparados e melhores ferramentas para o diagnóstico do transtorno. Tem-se, portanto, um aumento de casos que provoca, por consequência, aumento da necessidade de atendimento no Sistema de Saúde Mental do país e maior participação de psicólogos que trabalham nesses locais no tratamento desses sujeitos. Esse estudo tem como objetivo geral compreender como é a atuação de psicólogos com esses pacientes no contexto de quatro municípios de pequeno porte da Serra Gaúcha. Para isso, foram contextualizados os locais de atendimento e a ação do psicólogo com esses pacientes. O aporte teórico traz uma perspectiva histórica do TEA, além de paradigmas atuais e intervenções utilizadas para o transtorno. Também apresenta a criação dos CAPS como dispositivos de prestação de Saúde Mental e as políticas públicas relacionadas ao paciente com TEA. A pesquisa consiste em um estudo qualitativo de natureza exploratória, caracterizado como estudo de casos múltiplos, composto por entrevistas semiestruturadas e visitas aos locais de atendimentos. Foram entrevistados gestores da Saúde Mental dos municípios estudados e profissionais que participam do tratamento desses pacientes. Os dados obtidos foram apurados através da análise de conteúdo de Bardin (2016) e divididos em categorias que abarcam questões estruturais dos locais, elementos do tratamento desses pacientes e os desafios presentes nesses atendimentos. Esse contato com a realidade dos sistemas de Saúde Mental e dos profissionais que neles atuam trouxe para uma dimensão mais palpável a atuação do psicólogo em cidades de pequeno porte, as ferramentas utilizadas por esses profissionais, o papel essencial da família e a importância da Psicoeducação. A pesquisa também demonstrou municípios com estrutura adequada para o atendimento, com salas específicas e papel central do psicólogo no tratamento desses pacientes, além das adequações para lidar com os desafios da Pandemia. A partir desse corpo de dados, foi possível propor material de apoio, que será disponibilizado de maneira virtual, visando a auxiliar os profissionais que trabalham com esse público. [resumo fornecido pelo autor]The latest figure released by the US agency CDC of cases of Autistic Spectrum Disorder (ASD) gives an account of 1 for every 54 births, demonstrating a perceived increase each year. This increase is due to factors such as the adoption of the idea of an autistic spectrum, thus expanding diagnostic criteria, better-prepared professionals, and better tools for diagnosing the disorder. There is, therefore, an increase in cases that, as a result, increases the need for care in the country's Mental Health System and greater participation of psychologists who work in these places in the treatment of these subjects. The general objective of this study is to understand how psychologists work with these patients in the context of four small towns in the Serra Gaúcha. For this, the places of care and the psychologist's action with these patients were contextualized. The theoretical contribution brings a historical perspective of ASD, in addition to current paradigms and interventions used for the disorder. It also presents the creation of CAPS as devices for providing Mental Health and public policies related to patients with ASD. The research consists of a qualitative study of an exploratory nature, characterized as a multiple case study, consisting of semi-structured interviews and visits to care facilities. Mental Health managers of the studied municipalities and professionals who participate in the treatment of these patients were interviewed. The data obtained were determined through Bardin's (2016) content analysis and divided into categories that cover structural issues of the places, elements of the treatment of these patients, and the challenges present in these care. This contact with the reality of Mental Health Systems and the professionals who work in them bring to a more tangible dimension the role of the psychologist in small towns, the tools used by these professionals, the essential role of the family, and the importance of Psychoeducation. It also demonstrated municipalities with an adequate structure for care, with specific rooms, and the central role of the psychologist in the treatment of these patients, in addition to the adequacy to deal with the challenges of the Pandemic. From this body of data, it was possible to propose support material, which will be made available online, to help professionals who work with this audience. [resumo fornecido pelo autor]Transtorno do Espectro AutistaAutismoPsicologiaAutism Spectrum DisorderAutismPsychologistA atuação do psicólogo com pacientes com Transtorno do Espectro Autista em cidades de pequeno porte da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1273860939220457Fetter, RafaelMestrado Profissional em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-15ORIGINALDissertação Rafael Fetter.pdfDissertação Rafael Fetter.pdfapplication/pdf878107https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9321/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rafael%20Fetter.pdff6a2a70e4299c6e7d0c6baa6496dffbfMD51TEXTDissertação Rafael Fetter.pdf.txtDissertação Rafael Fetter.pdf.txtExtracted texttext/plain244613https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9321/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rafael%20Fetter.pdf.txtbbfe4c2190178c6768f167db3569314eMD52THUMBNAILDissertação Rafael Fetter.pdf.jpgDissertação Rafael Fetter.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9321/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Rafael%20Fetter.pdf.jpg84c2191692e07d9c90e20270bff740d9MD5311338/93212023-04-24 19:27:18.862oai:repositorio.ucs.br:11338/9321Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:14.188227Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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