Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938 |
Resumo: | This present study is the analysis of the conceptions of an English teacher’s evaluation tool, who teaches a State High School in São Paulo, through the investigation of the purposes of the questions used in the evaluation. This is a qualitative-interpretative research (Duboc, 2007) because it is focused on the analysis of the language used in the evaluation (Rizzini; Castro: Sartor, 1999, p. 266), that is, it identifies the implicit or explicit conceptions in the questions used and confronts them with the literacy theory. The research questions are: (a) How does the teacher develop the English language evaluation instrument of learning? (b) How do the evaluation tools reveal the teacher’s evaluation theories? The research reveals that the teacher has some implicit conceptions of evaluation as a measuring tool and it is based in a stable view of language, according Saussure (1966), and therefore it is considered as inert, immutable and abstract. An exam which disrupts with the conceptions of language constructed by a living language, that in compliance with the speech philosopher, Bakhtin (1981), is a process in change, centered in social life and in experiences of the historical subject |
id |
PUC_SP-1_38d01d3458f85a88f14ce595b8cfbe30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33938 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavenaghi-Lessa, AngelaYano, Elane Costa2023-07-05T19:26:23Z2023-07-05T19:26:23Z2016-08-31Yano, Elane Costa. Concepções da professora de língua inglesa na avaliação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938This present study is the analysis of the conceptions of an English teacher’s evaluation tool, who teaches a State High School in São Paulo, through the investigation of the purposes of the questions used in the evaluation. This is a qualitative-interpretative research (Duboc, 2007) because it is focused on the analysis of the language used in the evaluation (Rizzini; Castro: Sartor, 1999, p. 266), that is, it identifies the implicit or explicit conceptions in the questions used and confronts them with the literacy theory. The research questions are: (a) How does the teacher develop the English language evaluation instrument of learning? (b) How do the evaluation tools reveal the teacher’s evaluation theories? The research reveals that the teacher has some implicit conceptions of evaluation as a measuring tool and it is based in a stable view of language, according Saussure (1966), and therefore it is considered as inert, immutable and abstract. An exam which disrupts with the conceptions of language constructed by a living language, that in compliance with the speech philosopher, Bakhtin (1981), is a process in change, centered in social life and in experiences of the historical subjectEste trabalho apresenta uma análise das concepções e práticas do instrumento avaliativo de uma professora de língua inglesa de rede Estadual de São Paulo, no ensino médio, por meio da investigação das questões apresentadas no instrumento. A pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa (Duboc, 2007) está centrada em uma avaliação documental de conteúdo e análise de discurso (Rizzini; Castro; Sartor, 1999, p. 266), identificando as concepções implícitas ou explícitas nas questões da avaliação e confrontando-as com as teorias do letramento. As perguntas de pesquisa norteadoras desta pesquisa são: (a) Como a professora trabalha os instrumentos de avaliação da aprendizagem de língua inglesa? (b) De que forma esses instrumentos revelam as teorias de avaliação da professora? Os resultados da análise revelam que a professora tem como conceitos implícitos a avaliação mensuradora, baseada em uma visão estática da língua, que conforme Saussure (1966), é tratada como inerte, imutável e abstrata. Uma avaliação que desfaz as concepções de que a língua é construída a partir da linguagem viva, que segundo o filósofo da linguagem, Bakhtin (1981), é um processo em transformação, centrado na vida social e nas experiências do sujeito históricoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de línguasInstrumento avaliativoAvaliação da aprendizagem em língua inglesaTeorias do letramentoTeaching languagesEvaluation toolEvaluation of English learningLiteracy theoryConcepções da professora de língua inglesa na avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALELANE COSTA YANO.pdfapplication/pdf4799309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/1/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf5de2b4d075614a862004ce09ae9a7a8eMD51TEXTELANE COSTA YANO.pdf.txtELANE COSTA YANO.pdf.txtExtracted texttext/plain58663https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/2/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.txta8b3f320b041bda38d2be368de161427MD52THUMBNAILELANE COSTA YANO.pdf.jpgELANE COSTA YANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/3/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.jpg226d5c845a4232880fd2d3700e3aa640MD53handle/339382023-08-29 09:25:48.375oai:repositorio.pucsp.br:handle/33938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-29T12:25:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
title |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
spellingShingle |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação Yano, Elane Costa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de línguas Instrumento avaliativo Avaliação da aprendizagem em língua inglesa Teorias do letramento Teaching languages Evaluation tool Evaluation of English learning Literacy theory |
title_short |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
title_full |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
title_fullStr |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
title_full_unstemmed |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
title_sort |
Concepções da professora de língua inglesa na avaliação |
author |
Yano, Elane Costa |
author_facet |
Yano, Elane Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavenaghi-Lessa, Angela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yano, Elane Costa |
contributor_str_mv |
Cavenaghi-Lessa, Angela |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de línguas Instrumento avaliativo Avaliação da aprendizagem em língua inglesa Teorias do letramento Teaching languages Evaluation tool Evaluation of English learning Literacy theory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Instrumento avaliativo Avaliação da aprendizagem em língua inglesa Teorias do letramento |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching languages Evaluation tool Evaluation of English learning Literacy theory |
description |
This present study is the analysis of the conceptions of an English teacher’s evaluation tool, who teaches a State High School in São Paulo, through the investigation of the purposes of the questions used in the evaluation. This is a qualitative-interpretative research (Duboc, 2007) because it is focused on the analysis of the language used in the evaluation (Rizzini; Castro: Sartor, 1999, p. 266), that is, it identifies the implicit or explicit conceptions in the questions used and confronts them with the literacy theory. The research questions are: (a) How does the teacher develop the English language evaluation instrument of learning? (b) How do the evaluation tools reveal the teacher’s evaluation theories? The research reveals that the teacher has some implicit conceptions of evaluation as a measuring tool and it is based in a stable view of language, according Saussure (1966), and therefore it is considered as inert, immutable and abstract. An exam which disrupts with the conceptions of language constructed by a living language, that in compliance with the speech philosopher, Bakhtin (1981), is a process in change, centered in social life and in experiences of the historical subject |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Yano, Elane Costa. Concepções da professora de língua inglesa na avaliação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938 |
identifier_str_mv |
Yano, Elane Costa. Concepções da professora de língua inglesa na avaliação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/1/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/2/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/3/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5de2b4d075614a862004ce09ae9a7a8e a8b3f320b041bda38d2be368de161427 226d5c845a4232880fd2d3700e3aa640 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277914863108096 |