Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895 |
Resumo: | O presente estudo, caracterizado como relato de experiência, foi realizado durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus e acompanhou o desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir da realização de atividades propostas pela escola regular e adaptadas pela pesquisadora. Teve por objetivo: 1) demonstrar que as atividades escolares adaptadas têm efeito positivo no desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com TDAH; e 2) apresentar atividades escolares adaptadas para uma criança com TDAH durante o ensino remoto. O acompanhamento pedagógico foi realizado com uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade, regularmente matriculada no 3º ano do ensino regular de uma escola pública e que apresenta comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As adaptações das atividades, relatadas nesse estudo, foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro e segundo semestre de 2020. A análise baseou-se nas observações e no referencial teórico advindo, dentre outros, da/o: Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Associação Psiquiátrica Americana (APA), Código Internacional de Doenças (CID), Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Projeto Inclusão Sustentável (PROIS). O estudo apresentou como resultado uma melhora significativa no desempenho da criança com TDAH, com diminuição expressiva da insegurança e inquietude, aumento do foco atencional, demonstrando que as adaptações das atividades são indispensáveis, pois impactam positivamente no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento das crianças com TDAH |
id |
PUC_SP-1_3a94987dbb25a66cc1074a20ab4d555c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/39895 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcySantos, Karina Alves dos2023-11-09T19:43:38Z2023-11-09T19:43:38Z2020-11-22Santos, Karina Alves dos. Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895O presente estudo, caracterizado como relato de experiência, foi realizado durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus e acompanhou o desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir da realização de atividades propostas pela escola regular e adaptadas pela pesquisadora. Teve por objetivo: 1) demonstrar que as atividades escolares adaptadas têm efeito positivo no desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com TDAH; e 2) apresentar atividades escolares adaptadas para uma criança com TDAH durante o ensino remoto. O acompanhamento pedagógico foi realizado com uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade, regularmente matriculada no 3º ano do ensino regular de uma escola pública e que apresenta comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As adaptações das atividades, relatadas nesse estudo, foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro e segundo semestre de 2020. A análise baseou-se nas observações e no referencial teórico advindo, dentre outros, da/o: Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Associação Psiquiátrica Americana (APA), Código Internacional de Doenças (CID), Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Projeto Inclusão Sustentável (PROIS). O estudo apresentou como resultado uma melhora significativa no desempenho da criança com TDAH, com diminuição expressiva da insegurança e inquietude, aumento do foco atencional, demonstrando que as adaptações das atividades são indispensáveis, pois impactam positivamente no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento das crianças com TDAHporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação InclusivaAluno com TDAHAdaptação das atividades escolaresRelato de experiênciaEnsino remotoRelatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKarina Alves dos Santos - Monografia.pdfapplication/pdf1611354https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/1/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdfdf54d076a2a1971fe3180a443f41e4bfMD51TEXTKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.txtKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain114103https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/2/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.txtece7c56374be0daaea426870b55bc2e2MD52THUMBNAILKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.jpgKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/3/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.jpg00c7989cc3fba0f7e77c04b4c9a0ff95MD53handle/398952023-11-10 01:05:34.802oai:repositorio.pucsp.br:handle/39895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:05:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
title |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
spellingShingle |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto Santos, Karina Alves dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação Inclusiva Aluno com TDAH Adaptação das atividades escolares Relato de experiência Ensino remoto |
title_short |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
title_full |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
title_fullStr |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
title_sort |
Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto |
author |
Santos, Karina Alves dos |
author_facet |
Santos, Karina Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Karina Alves dos |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação Inclusiva Aluno com TDAH Adaptação das atividades escolares Relato de experiência Ensino remoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Aluno com TDAH Adaptação das atividades escolares Relato de experiência Ensino remoto |
description |
O presente estudo, caracterizado como relato de experiência, foi realizado durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus e acompanhou o desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir da realização de atividades propostas pela escola regular e adaptadas pela pesquisadora. Teve por objetivo: 1) demonstrar que as atividades escolares adaptadas têm efeito positivo no desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com TDAH; e 2) apresentar atividades escolares adaptadas para uma criança com TDAH durante o ensino remoto. O acompanhamento pedagógico foi realizado com uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade, regularmente matriculada no 3º ano do ensino regular de uma escola pública e que apresenta comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As adaptações das atividades, relatadas nesse estudo, foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro e segundo semestre de 2020. A análise baseou-se nas observações e no referencial teórico advindo, dentre outros, da/o: Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Associação Psiquiátrica Americana (APA), Código Internacional de Doenças (CID), Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Projeto Inclusão Sustentável (PROIS). O estudo apresentou como resultado uma melhora significativa no desempenho da criança com TDAH, com diminuição expressiva da insegurança e inquietude, aumento do foco atencional, demonstrando que as adaptações das atividades são indispensáveis, pois impactam positivamente no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento das crianças com TDAH |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T19:43:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-09T19:43:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Karina Alves dos. Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895 |
identifier_str_mv |
Santos, Karina Alves dos. Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/1/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/2/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/3/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df54d076a2a1971fe3180a443f41e4bf ece7c56374be0daaea426870b55bc2e2 00c7989cc3fba0f7e77c04b4c9a0ff95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277781794619392 |