Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karina Alves dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895
Resumo: O presente estudo, caracterizado como relato de experiência, foi realizado durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus e acompanhou o desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir da realização de atividades propostas pela escola regular e adaptadas pela pesquisadora. Teve por objetivo: 1) demonstrar que as atividades escolares adaptadas têm efeito positivo no desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com TDAH; e 2) apresentar atividades escolares adaptadas para uma criança com TDAH durante o ensino remoto. O acompanhamento pedagógico foi realizado com uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade, regularmente matriculada no 3º ano do ensino regular de uma escola pública e que apresenta comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As adaptações das atividades, relatadas nesse estudo, foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro e segundo semestre de 2020. A análise baseou-se nas observações e no referencial teórico advindo, dentre outros, da/o: Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Associação Psiquiátrica Americana (APA), Código Internacional de Doenças (CID), Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Projeto Inclusão Sustentável (PROIS). O estudo apresentou como resultado uma melhora significativa no desempenho da criança com TDAH, com diminuição expressiva da insegurança e inquietude, aumento do foco atencional, demonstrando que as adaptações das atividades são indispensáveis, pois impactam positivamente no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento das crianças com TDAH
id PUC_SP-1_3a94987dbb25a66cc1074a20ab4d555c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39895
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcySantos, Karina Alves dos2023-11-09T19:43:38Z2023-11-09T19:43:38Z2020-11-22Santos, Karina Alves dos. Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895O presente estudo, caracterizado como relato de experiência, foi realizado durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus e acompanhou o desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir da realização de atividades propostas pela escola regular e adaptadas pela pesquisadora. Teve por objetivo: 1) demonstrar que as atividades escolares adaptadas têm efeito positivo no desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com TDAH; e 2) apresentar atividades escolares adaptadas para uma criança com TDAH durante o ensino remoto. O acompanhamento pedagógico foi realizado com uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade, regularmente matriculada no 3º ano do ensino regular de uma escola pública e que apresenta comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As adaptações das atividades, relatadas nesse estudo, foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro e segundo semestre de 2020. A análise baseou-se nas observações e no referencial teórico advindo, dentre outros, da/o: Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Associação Psiquiátrica Americana (APA), Código Internacional de Doenças (CID), Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Projeto Inclusão Sustentável (PROIS). O estudo apresentou como resultado uma melhora significativa no desempenho da criança com TDAH, com diminuição expressiva da insegurança e inquietude, aumento do foco atencional, demonstrando que as adaptações das atividades são indispensáveis, pois impactam positivamente no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento das crianças com TDAHporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação InclusivaAluno com TDAHAdaptação das atividades escolaresRelato de experiênciaEnsino remotoRelatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALKarina Alves dos Santos - Monografia.pdfapplication/pdf1611354https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/1/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdfdf54d076a2a1971fe3180a443f41e4bfMD51TEXTKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.txtKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain114103https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/2/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.txtece7c56374be0daaea426870b55bc2e2MD52THUMBNAILKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.jpgKarina Alves dos Santos - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/3/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.jpg00c7989cc3fba0f7e77c04b4c9a0ff95MD53handle/398952023-11-10 01:05:34.802oai:repositorio.pucsp.br:handle/39895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:05:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
title Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
spellingShingle Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
Santos, Karina Alves dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação Inclusiva
Aluno com TDAH
Adaptação das atividades escolares
Relato de experiência
Ensino remoto
title_short Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
title_full Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
title_fullStr Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
title_full_unstemmed Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
title_sort Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto
author Santos, Karina Alves dos
author_facet Santos, Karina Alves dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Karina Alves dos
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação Inclusiva
Aluno com TDAH
Adaptação das atividades escolares
Relato de experiência
Ensino remoto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Aluno com TDAH
Adaptação das atividades escolares
Relato de experiência
Ensino remoto
description O presente estudo, caracterizado como relato de experiência, foi realizado durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus e acompanhou o desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir da realização de atividades propostas pela escola regular e adaptadas pela pesquisadora. Teve por objetivo: 1) demonstrar que as atividades escolares adaptadas têm efeito positivo no desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com TDAH; e 2) apresentar atividades escolares adaptadas para uma criança com TDAH durante o ensino remoto. O acompanhamento pedagógico foi realizado com uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade, regularmente matriculada no 3º ano do ensino regular de uma escola pública e que apresenta comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade. As adaptações das atividades, relatadas nesse estudo, foram elaboradas e aplicadas durante o primeiro e segundo semestre de 2020. A análise baseou-se nas observações e no referencial teórico advindo, dentre outros, da/o: Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Associação Psiquiátrica Americana (APA), Código Internacional de Doenças (CID), Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Projeto Inclusão Sustentável (PROIS). O estudo apresentou como resultado uma melhora significativa no desempenho da criança com TDAH, com diminuição expressiva da insegurança e inquietude, aumento do foco atencional, demonstrando que as adaptações das atividades são indispensáveis, pois impactam positivamente no processo de ensino aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento das crianças com TDAH
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T19:43:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T19:43:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Karina Alves dos. Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895
identifier_str_mv Santos, Karina Alves dos. Relatos de experiências: adaptações de atividades escolares, de um aluno com TDAH, durante ensino remoto. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/1/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/2/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39895/3/Karina%20Alves%20dos%20Santos%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df54d076a2a1971fe3180a443f41e4bf
ece7c56374be0daaea426870b55bc2e2
00c7989cc3fba0f7e77c04b4c9a0ff95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277781794619392