A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Melissa C. Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31236
Resumo: A finalidade deste trabalho é descobrir o que os alunos do terceiro ano A do Ensino Médio, em uma escola pública da Zona Norte de São Paulo, pensam a respeito Proposta Curricular (2008), do atual Currículo do Estado de São Paulo (2010) e dos Cadernos do Estado de São Paulo, com foco no caderno do aluno do primeiro bimestre de língua inglesa que tem como tema a inserção para o mercado de trabalho e a escolha de uma profissão. O uso do material didático e a opinião dos alunos serão essenciais para uma análise contribuindo para uma aprendizagem de inglês mais significativa. A pesquisa foi feita por meio de dados coletados através de questionários preenchidos pelos alunos durante os dois primeiros bimestres do ano de 2011. Este estudo fundamenta-se nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio de Língua Estrangeira (BRASIL, 2006) , nos PCN-LE (BRASIL, 1998), na Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008), Caderno do aluno (SÃO PAULO, 2010) e Caderno do professor (SÃO PAULO, 2009) do Estado de São Paulo de Língua Inglesa. Também foram relevantes para este estudo referenciais teóricos de autores como: Graves (2000), Harmer (2007), Leffa (1998) e Hutchinson & Waters (1987). A abordagem metodológica é de cunho qualitativo – observacional interpretativista apoiado em Erickson (1986). Os participantes desta pesquisa serão alunos do terceiro ano do Ensino Médio mencionados acima juntamente com o caderno do Estado utilizado durante o primeiro bimestre do ano de 2011
id PUC_SP-1_3c37bdf5fb8140f06f14e7f26d8e8c1a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31236
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Penna, LucianaNascimento, Melissa C. Campos2023-02-28T22:39:06Z2023-02-28T22:39:06Z2011-11-29Nascimento, Melissa C. Campos. A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31236A finalidade deste trabalho é descobrir o que os alunos do terceiro ano A do Ensino Médio, em uma escola pública da Zona Norte de São Paulo, pensam a respeito Proposta Curricular (2008), do atual Currículo do Estado de São Paulo (2010) e dos Cadernos do Estado de São Paulo, com foco no caderno do aluno do primeiro bimestre de língua inglesa que tem como tema a inserção para o mercado de trabalho e a escolha de uma profissão. O uso do material didático e a opinião dos alunos serão essenciais para uma análise contribuindo para uma aprendizagem de inglês mais significativa. A pesquisa foi feita por meio de dados coletados através de questionários preenchidos pelos alunos durante os dois primeiros bimestres do ano de 2011. Este estudo fundamenta-se nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio de Língua Estrangeira (BRASIL, 2006) , nos PCN-LE (BRASIL, 1998), na Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008), Caderno do aluno (SÃO PAULO, 2010) e Caderno do professor (SÃO PAULO, 2009) do Estado de São Paulo de Língua Inglesa. Também foram relevantes para este estudo referenciais teóricos de autores como: Graves (2000), Harmer (2007), Leffa (1998) e Hutchinson & Waters (1987). A abordagem metodológica é de cunho qualitativo – observacional interpretativista apoiado em Erickson (1986). Os participantes desta pesquisa serão alunos do terceiro ano do Ensino Médio mencionados acima juntamente com o caderno do Estado utilizado durante o primeiro bimestre do ano de 2011porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASAlunosMaterial didático/caderno do alunoAprendizagem de inglêsMercado de trabalhoProfissãoA visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMELISSA C. CAMPOS NASCIMENTO.pdfMELISSA C. CAMPOS NASCIMENTO.pdfapplication/pdf416050https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31236/1/MELISSA%20C.%20CAMPOS%20NASCIMENTO.pdffb74c5e0aede8c2d327c51ca1fdc2a9eMD51TEXTMELISSA C. CAMPOS NASCIMENTO.pdf.txtMELISSA C. CAMPOS NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain147632https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31236/2/MELISSA%20C.%20CAMPOS%20NASCIMENTO.pdf.txt6b61421ad3e162b62607c488a9cb7b46MD52THUMBNAILMELISSA C. CAMPOS NASCIMENTO.pdf.jpgMELISSA C. CAMPOS NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31236/3/MELISSA%20C.%20CAMPOS%20NASCIMENTO.pdf.jpga657fe04507d840b2912f3f3f467548cMD53handle/312362023-03-02 01:04:30.807oai:repositorio.pucsp.br:handle/31236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-02T04:04:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
title A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
spellingShingle A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
Nascimento, Melissa C. Campos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Alunos
Material didático/caderno do aluno
Aprendizagem de inglês
Mercado de trabalho
Profissão
title_short A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
title_full A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
title_fullStr A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
title_full_unstemmed A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
title_sort A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado
author Nascimento, Melissa C. Campos
author_facet Nascimento, Melissa C. Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penna, Luciana
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Melissa C. Campos
contributor_str_mv Penna, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Alunos
Material didático/caderno do aluno
Aprendizagem de inglês
Mercado de trabalho
Profissão
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Material didático/caderno do aluno
Aprendizagem de inglês
Mercado de trabalho
Profissão
description A finalidade deste trabalho é descobrir o que os alunos do terceiro ano A do Ensino Médio, em uma escola pública da Zona Norte de São Paulo, pensam a respeito Proposta Curricular (2008), do atual Currículo do Estado de São Paulo (2010) e dos Cadernos do Estado de São Paulo, com foco no caderno do aluno do primeiro bimestre de língua inglesa que tem como tema a inserção para o mercado de trabalho e a escolha de uma profissão. O uso do material didático e a opinião dos alunos serão essenciais para uma análise contribuindo para uma aprendizagem de inglês mais significativa. A pesquisa foi feita por meio de dados coletados através de questionários preenchidos pelos alunos durante os dois primeiros bimestres do ano de 2011. Este estudo fundamenta-se nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio de Língua Estrangeira (BRASIL, 2006) , nos PCN-LE (BRASIL, 1998), na Proposta Curricular (SÃO PAULO, 2008), Caderno do aluno (SÃO PAULO, 2010) e Caderno do professor (SÃO PAULO, 2009) do Estado de São Paulo de Língua Inglesa. Também foram relevantes para este estudo referenciais teóricos de autores como: Graves (2000), Harmer (2007), Leffa (1998) e Hutchinson & Waters (1987). A abordagem metodológica é de cunho qualitativo – observacional interpretativista apoiado em Erickson (1986). Os participantes desta pesquisa serão alunos do terceiro ano do Ensino Médio mencionados acima juntamente com o caderno do Estado utilizado durante o primeiro bimestre do ano de 2011
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nascimento, Melissa C. Campos. A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31236
identifier_str_mv Nascimento, Melissa C. Campos. A visão dos alunos do Ensino Médio sobre o uso do Caderno do Estado de São Paulo (1º bimestre) com foco na unidade: mundo do trabalho voluntariado. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31236/1/MELISSA%20C.%20CAMPOS%20NASCIMENTO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31236/2/MELISSA%20C.%20CAMPOS%20NASCIMENTO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31236/3/MELISSA%20C.%20CAMPOS%20NASCIMENTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb74c5e0aede8c2d327c51ca1fdc2a9e
6b61421ad3e162b62607c488a9cb7b46
a657fe04507d840b2912f3f3f467548c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278003522306048