Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176 |
Resumo: | The goal of this study is to investigate how the students of an initial grade of a public high school of São Paulo perceive their learning of English after the implementation of the “Caderno do Aluno” in 2008. This grade was chosen because they completed the use of that didactic material in 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The theoretical foundation of this study was based on the conceptions of teaching and learning, the content displayed on the “Caderno do Aluno” (Elementary school, 6th .7th. and 8th grades), the study and analysis of the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Curricular Proposed for the State of São Paulo and the documents that are considered the guide for the teaching of English in the state. The research is characterized as a case study and it was developed in a state public school, in Sao Bernardo do Campo city, in São Paulo. The participants are students of the 1st grade of High School, belonging to the evening shift. The results showed that they learned some content in the 6 th, 7th. and 8th grades of the. Elementary School and “Caderno do Aluno” is good and helps in the English classes; however some modifications are necessary |
id |
PUC_SP-1_a6af2aeb8daabc7c702e3cfae7743c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36176 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro GuerraSpavieri, Eneida Maria dos Santos2023-07-10T15:32:22Z2023-07-10T15:32:22Z2012-02-10Spavieri, Eneida Maria dos Santos. Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176The goal of this study is to investigate how the students of an initial grade of a public high school of São Paulo perceive their learning of English after the implementation of the “Caderno do Aluno” in 2008. This grade was chosen because they completed the use of that didactic material in 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The theoretical foundation of this study was based on the conceptions of teaching and learning, the content displayed on the “Caderno do Aluno” (Elementary school, 6th .7th. and 8th grades), the study and analysis of the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Curricular Proposed for the State of São Paulo and the documents that are considered the guide for the teaching of English in the state. The research is characterized as a case study and it was developed in a state public school, in Sao Bernardo do Campo city, in São Paulo. The participants are students of the 1st grade of High School, belonging to the evening shift. The results showed that they learned some content in the 6 th, 7th. and 8th grades of the. Elementary School and “Caderno do Aluno” is good and helps in the English classes; however some modifications are necessaryEste estudo tem por objetivo investigar como os alunos de uma série inicial do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo percebem o seu aprendizado de Língua Inglesa após a implantação dos Cadernos do Aluno, em 2008 e como avaliam os cadernos utilizados. Essa série foi escolhida por completar o uso do referido caderno na 6ª., 7ª e 8ª. séries, do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica deste estudo foi baseada nas concepções de ensino-aprendizagem e no conteúdo exposto no Caderno do Aluno (Ensino Fundamental, 6ª .7ª. e 8ª séries), no estudo e na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2008a) bem como de documentos que regulamentam o ensino de Língua Inglesa. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, na cidade de São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo. Seus participantes, alunos do 1º ano do Ensino Médio, período noturno, mostraram que aprenderam alguns conteúdos na 6ª., 7ª. e 8ª. séries do Ensino Fundamental e que o Caderno do Aluno é bom e auxilia nas aulas de inglês. Entretanto, a avaliação revela que algumas modificações ainda são necessáriasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua inglesaPercepçõesCaderno do alunoEnsino médioEnglish languagePerceptionsCaderno do alunoEnsino médioPercepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdfapplication/pdf382218https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/1/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf8d7720194d473520de7356251932ea90MD51TEXTENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.txtENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.txtExtracted texttext/plain138244https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/2/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.txt3e3d3da382defda254e3ce0b27931aa5MD52THUMBNAILENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.jpgENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/3/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.jpg28e49c17295d944443a6a1b1174267f6MD53handle/361762023-07-11 01:08:04.29oai:repositorio.pucsp.br:handle/36176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
title |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
spellingShingle |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno Spavieri, Eneida Maria dos Santos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Língua inglesa Percepções Caderno do aluno Ensino médio English language Perceptions Caderno do aluno Ensino médio |
title_short |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
title_full |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
title_fullStr |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
title_sort |
Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno |
author |
Spavieri, Eneida Maria dos Santos |
author_facet |
Spavieri, Eneida Maria dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spavieri, Eneida Maria dos Santos |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Língua inglesa Percepções Caderno do aluno Ensino médio English language Perceptions Caderno do aluno Ensino médio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Percepções Caderno do aluno Ensino médio |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English language Perceptions Caderno do aluno Ensino médio |
description |
The goal of this study is to investigate how the students of an initial grade of a public high school of São Paulo perceive their learning of English after the implementation of the “Caderno do Aluno” in 2008. This grade was chosen because they completed the use of that didactic material in 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The theoretical foundation of this study was based on the conceptions of teaching and learning, the content displayed on the “Caderno do Aluno” (Elementary school, 6th .7th. and 8th grades), the study and analysis of the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Curricular Proposed for the State of São Paulo and the documents that are considered the guide for the teaching of English in the state. The research is characterized as a case study and it was developed in a state public school, in Sao Bernardo do Campo city, in São Paulo. The participants are students of the 1st grade of High School, belonging to the evening shift. The results showed that they learned some content in the 6 th, 7th. and 8th grades of the. Elementary School and “Caderno do Aluno” is good and helps in the English classes; however some modifications are necessary |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T15:32:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T15:32:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Spavieri, Eneida Maria dos Santos. Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176 |
identifier_str_mv |
Spavieri, Eneida Maria dos Santos. Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/1/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/2/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/3/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d7720194d473520de7356251932ea90 3e3d3da382defda254e3ce0b27931aa5 28e49c17295d944443a6a1b1174267f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277932219138048 |