Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spavieri, Eneida Maria dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176
Resumo: The goal of this study is to investigate how the students of an initial grade of a public high school of São Paulo perceive their learning of English after the implementation of the “Caderno do Aluno” in 2008. This grade was chosen because they completed the use of that didactic material in 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The theoretical foundation of this study was based on the conceptions of teaching and learning, the content displayed on the “Caderno do Aluno” (Elementary school, 6th .7th. and 8th grades), the study and analysis of the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Curricular Proposed for the State of São Paulo and the documents that are considered the guide for the teaching of English in the state. The research is characterized as a case study and it was developed in a state public school, in Sao Bernardo do Campo city, in São Paulo. The participants are students of the 1st grade of High School, belonging to the evening shift. The results showed that they learned some content in the 6 th, 7th. and 8th grades of the. Elementary School and “Caderno do Aluno” is good and helps in the English classes; however some modifications are necessary
id PUC_SP-1_a6af2aeb8daabc7c702e3cfae7743c51
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36176
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro GuerraSpavieri, Eneida Maria dos Santos2023-07-10T15:32:22Z2023-07-10T15:32:22Z2012-02-10Spavieri, Eneida Maria dos Santos. Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176The goal of this study is to investigate how the students of an initial grade of a public high school of São Paulo perceive their learning of English after the implementation of the “Caderno do Aluno” in 2008. This grade was chosen because they completed the use of that didactic material in 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The theoretical foundation of this study was based on the conceptions of teaching and learning, the content displayed on the “Caderno do Aluno” (Elementary school, 6th .7th. and 8th grades), the study and analysis of the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Curricular Proposed for the State of São Paulo and the documents that are considered the guide for the teaching of English in the state. The research is characterized as a case study and it was developed in a state public school, in Sao Bernardo do Campo city, in São Paulo. The participants are students of the 1st grade of High School, belonging to the evening shift. The results showed that they learned some content in the 6 th, 7th. and 8th grades of the. Elementary School and “Caderno do Aluno” is good and helps in the English classes; however some modifications are necessaryEste estudo tem por objetivo investigar como os alunos de uma série inicial do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo percebem o seu aprendizado de Língua Inglesa após a implantação dos Cadernos do Aluno, em 2008 e como avaliam os cadernos utilizados. Essa série foi escolhida por completar o uso do referido caderno na 6ª., 7ª e 8ª. séries, do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica deste estudo foi baseada nas concepções de ensino-aprendizagem e no conteúdo exposto no Caderno do Aluno (Ensino Fundamental, 6ª .7ª. e 8ª séries), no estudo e na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2008a) bem como de documentos que regulamentam o ensino de Língua Inglesa. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, na cidade de São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo. Seus participantes, alunos do 1º ano do Ensino Médio, período noturno, mostraram que aprenderam alguns conteúdos na 6ª., 7ª. e 8ª. séries do Ensino Fundamental e que o Caderno do Aluno é bom e auxilia nas aulas de inglês. Entretanto, a avaliação revela que algumas modificações ainda são necessáriasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLíngua inglesaPercepçõesCaderno do alunoEnsino médioEnglish languagePerceptionsCaderno do alunoEnsino médioPercepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdfapplication/pdf382218https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/1/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf8d7720194d473520de7356251932ea90MD51TEXTENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.txtENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.txtExtracted texttext/plain138244https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/2/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.txt3e3d3da382defda254e3ce0b27931aa5MD52THUMBNAILENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.jpgENEIDA MARIA DOS SANTOS SPAVIERI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/3/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.jpg28e49c17295d944443a6a1b1174267f6MD53handle/361762023-07-11 01:08:04.29oai:repositorio.pucsp.br:handle/36176Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:08:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
title Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
spellingShingle Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
Spavieri, Eneida Maria dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Percepções
Caderno do aluno
Ensino médio
English language
Perceptions
Caderno do aluno
Ensino médio
title_short Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
title_full Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
title_fullStr Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
title_full_unstemmed Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
title_sort Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno
author Spavieri, Eneida Maria dos Santos
author_facet Spavieri, Eneida Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Spavieri, Eneida Maria dos Santos
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Língua inglesa
Percepções
Caderno do aluno
Ensino médio
English language
Perceptions
Caderno do aluno
Ensino médio
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Percepções
Caderno do aluno
Ensino médio
dc.subject.eng.fl_str_mv English language
Perceptions
Caderno do aluno
Ensino médio
description The goal of this study is to investigate how the students of an initial grade of a public high school of São Paulo perceive their learning of English after the implementation of the “Caderno do Aluno” in 2008. This grade was chosen because they completed the use of that didactic material in 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The theoretical foundation of this study was based on the conceptions of teaching and learning, the content displayed on the “Caderno do Aluno” (Elementary school, 6th .7th. and 8th grades), the study and analysis of the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Curricular Proposed for the State of São Paulo and the documents that are considered the guide for the teaching of English in the state. The research is characterized as a case study and it was developed in a state public school, in Sao Bernardo do Campo city, in São Paulo. The participants are students of the 1st grade of High School, belonging to the evening shift. The results showed that they learned some content in the 6 th, 7th. and 8th grades of the. Elementary School and “Caderno do Aluno” is good and helps in the English classes; however some modifications are necessary
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:32:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Spavieri, Eneida Maria dos Santos. Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176
identifier_str_mv Spavieri, Eneida Maria dos Santos. Percepções sobre aprendizado de inglês de alunos da série inicial do Ensino Médio após a implantação dos Cadernos do Aluno. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/1/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/2/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36176/3/ENEIDA%20MARIA%20DOS%20SANTOS%20SPAVIERI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d7720194d473520de7356251932ea90
3e3d3da382defda254e3ce0b27931aa5
28e49c17295d944443a6a1b1174267f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277932219138048