A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otoshi, Daniella Regina dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31487
Resumo: O presente trabalho visa entrelaçar Psicomotricidade como ferramenta de inclusão para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na fase pré-escolar, buscando, assim, o entrecruzar da teoria-prática-teoria, a partir das ações pedagógicas dos professores e suas estratégias para trabalhar as dificuldades sociais apresentadas pelas crianças na faixa etária pesquisada. O estudo foi realizado nas EMEIs Fatima Regina da Cruz Sabina Calaça e Neusa Maria Rossi. A Psicomotricidade na Educação Infantil atua como ação educativa, podendo prevenir dificuldades de ordem motora por meio do corpo em movimento, auxiliando a criança na construção de sua integridade corporal, afirmação de identidade e conquista de autonomia intelectual e afetiva. Cabe ao professor favorecer o desenvolvimento integral da criança através de habilidades psicomotoras, tais como coordenação dinâmica geral, motora fina, visomotora, esquema corporal, orientação espaçotemporal, lateralidade, ritmo e equilíbrio, condutas necessárias ao processo de ensinoaprendizagem. A partir desse trabalho, conseguimos ver a importância da psicomotricidade para as crianças com TEA para favorecer a inclusão na Educação Infantil na fase pré-escolar e identificar as possibilidades de intervenção psicomotora nas dificuldades apresentadas pelas crianças, ajudando-as a interagir umas com as outras
id PUC_SP-1_3f23d76d3b06bb39fce411a1d5cb11e7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31487
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyOtoshi, Daniella Regina dos Santos2023-02-28T22:44:42Z2023-02-28T22:44:42Z2022-12-05Otoshi, Daniella Regina dos Santos. A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31487O presente trabalho visa entrelaçar Psicomotricidade como ferramenta de inclusão para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na fase pré-escolar, buscando, assim, o entrecruzar da teoria-prática-teoria, a partir das ações pedagógicas dos professores e suas estratégias para trabalhar as dificuldades sociais apresentadas pelas crianças na faixa etária pesquisada. O estudo foi realizado nas EMEIs Fatima Regina da Cruz Sabina Calaça e Neusa Maria Rossi. A Psicomotricidade na Educação Infantil atua como ação educativa, podendo prevenir dificuldades de ordem motora por meio do corpo em movimento, auxiliando a criança na construção de sua integridade corporal, afirmação de identidade e conquista de autonomia intelectual e afetiva. Cabe ao professor favorecer o desenvolvimento integral da criança através de habilidades psicomotoras, tais como coordenação dinâmica geral, motora fina, visomotora, esquema corporal, orientação espaçotemporal, lateralidade, ritmo e equilíbrio, condutas necessárias ao processo de ensinoaprendizagem. A partir desse trabalho, conseguimos ver a importância da psicomotricidade para as crianças com TEA para favorecer a inclusão na Educação Infantil na fase pré-escolar e identificar as possibilidades de intervenção psicomotora nas dificuldades apresentadas pelas crianças, ajudando-as a interagir umas com as outrasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPsicomotricidadeInclusãoTEA (Transtorno do Espectro do Autismo)A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDaniella Regina dos Santos Otoshi - Monografia.pdfapplication/pdf1312392https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31487/1/Daniella%20Regina%20dos%20Santos%20Otoshi%20-%20Monografia.pdf1779f70bedb68031c6584f6be70f115cMD51TEXTDaniella Regina dos Santos Otoshi - Monografia.pdf.txtDaniella Regina dos Santos Otoshi - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain97489https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31487/2/Daniella%20Regina%20dos%20Santos%20Otoshi%20-%20Monografia.pdf.txtfed7cf1b659de70bc03841b4a6955e74MD52THUMBNAILDaniella Regina dos Santos Otoshi - Monografia.pdf.jpgDaniella Regina dos Santos Otoshi - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31487/3/Daniella%20Regina%20dos%20Santos%20Otoshi%20-%20Monografia.pdf.jpg30f410c72e82bb4d36d07d194ec47dd6MD53handle/314872023-03-03 10:11:25.86oai:repositorio.pucsp.br:handle/31487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-03T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
title A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
spellingShingle A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
Otoshi, Daniella Regina dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Psicomotricidade
Inclusão
TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
title_short A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
title_full A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
title_fullStr A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
title_full_unstemmed A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
title_sort A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade
author Otoshi, Daniella Regina dos Santos
author_facet Otoshi, Daniella Regina dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Otoshi, Daniella Regina dos Santos
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Psicomotricidade
Inclusão
TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Inclusão
TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
description O presente trabalho visa entrelaçar Psicomotricidade como ferramenta de inclusão para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na fase pré-escolar, buscando, assim, o entrecruzar da teoria-prática-teoria, a partir das ações pedagógicas dos professores e suas estratégias para trabalhar as dificuldades sociais apresentadas pelas crianças na faixa etária pesquisada. O estudo foi realizado nas EMEIs Fatima Regina da Cruz Sabina Calaça e Neusa Maria Rossi. A Psicomotricidade na Educação Infantil atua como ação educativa, podendo prevenir dificuldades de ordem motora por meio do corpo em movimento, auxiliando a criança na construção de sua integridade corporal, afirmação de identidade e conquista de autonomia intelectual e afetiva. Cabe ao professor favorecer o desenvolvimento integral da criança através de habilidades psicomotoras, tais como coordenação dinâmica geral, motora fina, visomotora, esquema corporal, orientação espaçotemporal, lateralidade, ritmo e equilíbrio, condutas necessárias ao processo de ensinoaprendizagem. A partir desse trabalho, conseguimos ver a importância da psicomotricidade para as crianças com TEA para favorecer a inclusão na Educação Infantil na fase pré-escolar e identificar as possibilidades de intervenção psicomotora nas dificuldades apresentadas pelas crianças, ajudando-as a interagir umas com as outras
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Otoshi, Daniella Regina dos Santos. A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31487
identifier_str_mv Otoshi, Daniella Regina dos Santos. A inclusão escolar de crianças com TEA através da psicomotricidade. 2022. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31487/1/Daniella%20Regina%20dos%20Santos%20Otoshi%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31487/2/Daniella%20Regina%20dos%20Santos%20Otoshi%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31487/3/Daniella%20Regina%20dos%20Santos%20Otoshi%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1779f70bedb68031c6584f6be70f115c
fed7cf1b659de70bc03841b4a6955e74
30f410c72e82bb4d36d07d194ec47dd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277813514043392