O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levy, Rafaela da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28435
Resumo: This research tries to elucidate the Attention Deficit/Hyperactivity Disorder term with a simple and easy way, using practical examples and realistic orientations. The research aimed to teach educators, teachers, school directors, how to learn quickly about this disorder, the neurobiological origin, the complexity, and how they can positively influence in these children learning process. As a reference it was used books about this subject, journal and internet articles, trying to get the most current information as possible. The results obtained with this investigation were important to Education and should be stimulated during the teacher’s course. Access from the teachers and parents to simple charts made by specialists can provide serious changes in the student’s learning process dynamic
id PUC_SP-1_403778148b4de0ab625f16cd5b1585b0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28435
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Marisa Del CioppoLevy, Rafaela da Costa2022-10-05T22:04:08Z2022-10-05T22:04:08Z2013-11-27Levy, Rafaela da Costa. O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28435This research tries to elucidate the Attention Deficit/Hyperactivity Disorder term with a simple and easy way, using practical examples and realistic orientations. The research aimed to teach educators, teachers, school directors, how to learn quickly about this disorder, the neurobiological origin, the complexity, and how they can positively influence in these children learning process. As a reference it was used books about this subject, journal and internet articles, trying to get the most current information as possible. The results obtained with this investigation were important to Education and should be stimulated during the teacher’s course. Access from the teachers and parents to simple charts made by specialists can provide serious changes in the student’s learning process dynamicEssa pesquisa tenta elucidar o termo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade de maneira simples e explicativa, usando exemplos práticos e orientações realistas. O objetivo é fazer com que educadores, professores, diretores de escola, possam aprender rapidamente sobre o transtorno, sua origem neurobiológica, sua complexidade, e como podem influenciar positivamente no aprendizado de alunos portadores de TDAH. Foram usados aqui como referência livros sobre o assunto, artigos de jornais e internet, consultando-se as fontes mais atuais possíveis. Os resultados obtidos com essa pesquisa são importantes para a Educação como um todo e deveriam ser trazidos à tona durante a formação de professores. Com o simples acesso a tabelas fornecidas por especialistas já podem ocorrer mudanças impactantes no processo de aprendizagem do aluno e no dia-a-dia de pais e do próprio professor, que algumas vezes, sente-se desamparadoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeTranstorno neurobiológicoDesatençãoImpulsividadeHiperatividadeAttention Deficit/Hyperactivity DisorderNeurobiological disorderInattentionHyperactivity and impulsivitySchool’s life and ageParents and educatorsO processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeThe learning process of the student with attention deficit disorder and hyperactivityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRAFAELA DA COSTA LEVY - TCC.pdfapplication/pdf746576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28435/1/RAFAELA%20DA%20COSTA%20LEVY%20-%20TCC.pdf6778ee0df40de352609bd94e0d47b378MD51TEXTRAFAELA DA COSTA LEVY - TCC.pdf.txtRAFAELA DA COSTA LEVY - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain124393https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28435/2/RAFAELA%20DA%20COSTA%20LEVY%20-%20TCC.pdf.txt1978c9f384fd292f89e1f807cd4ae77fMD52THUMBNAILRAFAELA DA COSTA LEVY - TCC.pdf.jpgRAFAELA DA COSTA LEVY - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28435/3/RAFAELA%20DA%20COSTA%20LEVY%20-%20TCC.pdf.jpg8c87007d313e10f27d0c2509adaa414bMD53handle/284352022-10-06 01:02:22.921oai:repositorio.pucsp.br:handle/28435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-06T04:02:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv The learning process of the student with attention deficit disorder and hyperactivity
title O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
spellingShingle O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Levy, Rafaela da Costa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno neurobiológico
Desatenção
Impulsividade
Hiperatividade
Attention Deficit/Hyperactivity Disorder
Neurobiological disorder
Inattention
Hyperactivity and impulsivity
School’s life and age
Parents and educators
title_short O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_full O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_fullStr O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
title_sort O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
author Levy, Rafaela da Costa
author_facet Levy, Rafaela da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.contributor.author.fl_str_mv Levy, Rafaela da Costa
contributor_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno neurobiológico
Desatenção
Impulsividade
Hiperatividade
Attention Deficit/Hyperactivity Disorder
Neurobiological disorder
Inattention
Hyperactivity and impulsivity
School’s life and age
Parents and educators
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno neurobiológico
Desatenção
Impulsividade
Hiperatividade
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention Deficit/Hyperactivity Disorder
Neurobiological disorder
Inattention
Hyperactivity and impulsivity
School’s life and age
Parents and educators
description This research tries to elucidate the Attention Deficit/Hyperactivity Disorder term with a simple and easy way, using practical examples and realistic orientations. The research aimed to teach educators, teachers, school directors, how to learn quickly about this disorder, the neurobiological origin, the complexity, and how they can positively influence in these children learning process. As a reference it was used books about this subject, journal and internet articles, trying to get the most current information as possible. The results obtained with this investigation were important to Education and should be stimulated during the teacher’s course. Access from the teachers and parents to simple charts made by specialists can provide serious changes in the student’s learning process dynamic
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-05T22:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Levy, Rafaela da Costa. O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28435
identifier_str_mv Levy, Rafaela da Costa. O processo de aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28435/1/RAFAELA%20DA%20COSTA%20LEVY%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28435/2/RAFAELA%20DA%20COSTA%20LEVY%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28435/3/RAFAELA%20DA%20COSTA%20LEVY%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6778ee0df40de352609bd94e0d47b378
1978c9f384fd292f89e1f807cd4ae77f
8c87007d313e10f27d0c2509adaa414b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277850720665600