Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Archives of Clinical Psychiatry |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16272 |
Resumo: | OBJETIVOS: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental com alta prevalência em crianças e adolescentes, causando prejuízos importantes no funcionamento dos indivíduos acometidos. A presente revisão visa a orientar o psiquiatra sobre alguns dilemas clínicos e terapêuticos freqüentemente encontrados no tratamento desses pacientes. MÉTODOS: Revisão abrangente, não sistemática da literatura sobre as seguintes questões: a) diferenciação normalidade/presença do transtorno; b) importância clínica do critério de idade de início de prejuízo dos sintomas; c) a fronteira com quadros de transtorno de humor bipolar (THB); d) diretrizes terapêuticas na presença de comorbidades. RESULTADOS: São apresentadas dicas clínicas para caracterizar o diagnóstico sem aumentar significativamente a proporção de falsos positivos no grupo dos portadores do transtorno, bem como para auxiliar tanto no diagnóstico diferencial com THB quanto no manejo farmacológico do transtorno na presença de comorbidades. CONCLUSÕES: O correto diagnóstico, evitando-se critérios muito flexíveis, é fundamental para um transtorno com constructo dimensional na população, bem como a adequada utilização de medicação para um transtorno com alta prevalência de comorbidades. |
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Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade na infância e na adolescência: considerações clínicas e terapêuticas Attention-deficit/hyperactivity disorder in childhood and adolescence: clinical and therapeutic aspects Attention-Deficit^i2^sHyperactivity Disorinattentionhyperactivitydiagnosistreatmenttranstorno de déficit de atenção^i1^shiperatividdesatençãohiperatividadediagnósticotratamento OBJETIVOS: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental com alta prevalência em crianças e adolescentes, causando prejuízos importantes no funcionamento dos indivíduos acometidos. A presente revisão visa a orientar o psiquiatra sobre alguns dilemas clínicos e terapêuticos freqüentemente encontrados no tratamento desses pacientes. MÉTODOS: Revisão abrangente, não sistemática da literatura sobre as seguintes questões: a) diferenciação normalidade/presença do transtorno; b) importância clínica do critério de idade de início de prejuízo dos sintomas; c) a fronteira com quadros de transtorno de humor bipolar (THB); d) diretrizes terapêuticas na presença de comorbidades. RESULTADOS: São apresentadas dicas clínicas para caracterizar o diagnóstico sem aumentar significativamente a proporção de falsos positivos no grupo dos portadores do transtorno, bem como para auxiliar tanto no diagnóstico diferencial com THB quanto no manejo farmacológico do transtorno na presença de comorbidades. CONCLUSÕES: O correto diagnóstico, evitando-se critérios muito flexíveis, é fundamental para um transtorno com constructo dimensional na população, bem como a adequada utilização de medicação para um transtorno com alta prevalência de comorbidades. OBJECTIVE: Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder is a very prevalent disorder in children and adolescents determining important impairments in those affected. This review aims to discuss some clinical and therapeutic dilemmas found by clinical psychiatrists in the treatment of the disorder. METHODS: This is a comprehensive, non-systematic review of the literature addressing the following issues: a) differentiation normality/presence of the disorder; b) clinical relevance of the age-of-onset of impairment criterion; c) frontiers with Bipolar Disorders (BD); d) guidelines for treatment when the disorder is associated with comorbidities. RESULTS: Clinical tips are presented to make the diagnosis without significantly increasing the proportion of false-positives, as well as to help in both the differential diagnosis with BD and the pharmacological management of the disorder associated to comorbidities. CONCLUSION: The precise diagnosis, avoiding very flexible criteria, is crucial in a disorder with a dimensional construct in the population, as well as the adequate use of medication for a highly comorbid disorder. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1627210.1590/S0101-60832004000300002Archives of Clinical Psychiatry; v. 31 n. 3 (2004); 124-131Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 31 No. 3 (2004); 124-131Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 31 Núm. 3 (2004); 124-1311806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16272/17984Rohde, Luis AugustoMiguel Filho, Eurípedes ConstantinoBenetti, LúciaGallois, CarolinaKieling, Christianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-27T19:38:20Zoai:revistas.usp.br:article/16272Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-27T19:38:20Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false |
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