La enseñanza de español a Brasileños invidentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ibanhes, Janira Fermiano de Moura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34427
Resumo: A composição deste estudo prima considerar o processo acadêmico de formação docente em língua espanhola como língua estrangeira no Brasil e observa que, ao concluir o curso de licenciatura, ao novo profissional, ainda que esteja devidamente capacitado para exercer a prática docente em escola regular, falta-lhe a qualificação específica para receber em sua sala de aula a um estudante portador de qualquer deficiência, mesmo sabendo que as leis do país facultam esse direito ao aluno em salas normais. Esse despreparo acadêmico acaba por se transformar em um motivo de preocupação para muitos professores dentre os quais se inclui a autora desta pesquisa que, como docente em um Centro de Ensino de Línguas – CEL, ao ser informada de que em seu próximo grupo teria uma aluna portadora de deficiência visual, entendeu que seus conhecimentos teóricos eram insuficientes para exercer a prática de sala de aula para com essa estudante. A partir desse momento começam a surgir vários questionamentos referentes ao modo de ensinar o idioma estrangeiro a pessoas cegas ou com baixa visão, principalmente porque a maioria dos materiais didático-pedagógicos disponíveis no mercado valoriza o recurso visual. Assim, uma breve apresentação conceitual sobre a cegueira e suas causas faz a abertura deste trabalho no sentido de explicar e familiarizar o leitor sobre os termos utilizados na caracterização dessa deficiência. Apresentamos um panorama histórico da educação de deficientes visuais em diferentes épocas e variadas culturas, além de relatar como essas pessoas foram alvos de menosprezo e discriminação em algumas sociedades. Discorremos sobre o desafio de ensinar a língua espanhola a esse grupo de pessoas e do quão gratificante pode ser para elas aprender esse idioma. Empenhamo-nos em mostrar os referenciais existentes sobre a educação inclusiva, sobre o cuidado dispensado a esse grupo e alguns dados estatísticos referentes à questão dos deficientes visuais na educação Brasileira. Abordamos estratégias de integração e de acolhimento entre os estudantes que veem e os que não veem; de adaptação e/ou adequação curricular e de recursos materiais inicialmente visuais em táctil, auditivo, olfativo e gustativo. Técnicas básicas de guia e mobilidade para atendimento às limitações físicas e locomotora desse grupo, necessárias para que ocorra a inserção e a integração, finalizam a presente pesquisa
id PUC_SP-1_4466ea45ad819a78efe4ea2713945e45
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34427
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gonçalves, ElianeIbanhes, Janira Fermiano de Moura2023-07-05T19:32:50Z2023-07-05T19:32:50Z2014-08-29Ibanhes, Janira Fermiano de Moura. La enseñanza de español a Brasileños invidentes. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34427A composição deste estudo prima considerar o processo acadêmico de formação docente em língua espanhola como língua estrangeira no Brasil e observa que, ao concluir o curso de licenciatura, ao novo profissional, ainda que esteja devidamente capacitado para exercer a prática docente em escola regular, falta-lhe a qualificação específica para receber em sua sala de aula a um estudante portador de qualquer deficiência, mesmo sabendo que as leis do país facultam esse direito ao aluno em salas normais. Esse despreparo acadêmico acaba por se transformar em um motivo de preocupação para muitos professores dentre os quais se inclui a autora desta pesquisa que, como docente em um Centro de Ensino de Línguas – CEL, ao ser informada de que em seu próximo grupo teria uma aluna portadora de deficiência visual, entendeu que seus conhecimentos teóricos eram insuficientes para exercer a prática de sala de aula para com essa estudante. A partir desse momento começam a surgir vários questionamentos referentes ao modo de ensinar o idioma estrangeiro a pessoas cegas ou com baixa visão, principalmente porque a maioria dos materiais didático-pedagógicos disponíveis no mercado valoriza o recurso visual. Assim, uma breve apresentação conceitual sobre a cegueira e suas causas faz a abertura deste trabalho no sentido de explicar e familiarizar o leitor sobre os termos utilizados na caracterização dessa deficiência. Apresentamos um panorama histórico da educação de deficientes visuais em diferentes épocas e variadas culturas, além de relatar como essas pessoas foram alvos de menosprezo e discriminação em algumas sociedades. Discorremos sobre o desafio de ensinar a língua espanhola a esse grupo de pessoas e do quão gratificante pode ser para elas aprender esse idioma. Empenhamo-nos em mostrar os referenciais existentes sobre a educação inclusiva, sobre o cuidado dispensado a esse grupo e alguns dados estatísticos referentes à questão dos deficientes visuais na educação Brasileira. Abordamos estratégias de integração e de acolhimento entre os estudantes que veem e os que não veem; de adaptação e/ou adequação curricular e de recursos materiais inicialmente visuais em táctil, auditivo, olfativo e gustativo. Técnicas básicas de guia e mobilidade para atendimento às limitações físicas e locomotora desse grupo, necessárias para que ocorra a inserção e a integração, finalizam a presente pesquisaLa composición de este estudio prima considerar el proceso de formación académica para docentes en lengua española como lengua extranjera en Brasil y observa que al concluir el curso de licenciatura, al nuevo profesional aunque esté debidamente capacitado para ejercer la práctica docente en escuela regular le falta la calificación específica para recibir en su sala de clase a un estudiante con cualquier discapacidad, a pesar de saber que las leyes del país le garantizan ese derecho al alumno en clases normales. Esa discapacitación académica termina por transformarse en motivo de gran preocupación para varios profesores, dentro de los cuales incluye la autora de esta investigación que, como docente en un Centro de Enseñanza de Lenguas – CEL, al ser informada de que en su próximo grupo tendría una alumna con discapacidad visual entendió que sus conocimientos teóricos eran insuficientes para ejercer la práctica docente en beneficio de esa estudiante. A partir de ese momento empiezan a surgir variados cuestionamientos respecto al modo de enseñar el idioma extranjero a las personas ciegas o con baja visión, principalmente porque la mayoría de los materiales didácticopedagógicos disponibles en el comercio valora el recurso visual. Así, una breve presentación conceptual sobre la ceguera y sus causas hace la apertura de este trabajo en el sentido de explicar y familiarizar al lector respecto a los términos utilizados en la caracterización de esa deficiencia. También presentamos un panorama histórico sobre la educación de los discapacitados visuales en distintas épocas y variadas culturas, además de relatar cómo esas personas eran el blanco de menosprecio y discriminación en algunas sociedades. Discurrimos aun sobre el desafío de la enseñanza de la lengua española a ese grupo de personas y de lo gratificante que puede ser para ellas lograr aprender ese idioma. Nos empeñamos en mostrar los referenciales existentes sobre la educación inclusiva, sobre la atención que se les otorga y algunos datos estadísticos respecto a los deficientes visuales en la educación Brasileña. Abordamos estrategias de integración y acogida entre los estudiantes que ven y los que no ven, de adaptación y/o adecuación curricular y de recursos materiales inicialmente visuales en táctil, auditivo, olfativo y gustativo. Técnicas básicas de guía y movilidad para atención a las limitaciones físicas y locomotora de ese grupo necesarias para que ocurran su inserción y su integración finalizan el presente trabajo de investigaciónporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEspanhol como língua estrangeiraEstudantes cegosAdaptação de materiaisEspañol como lengua extranjeraEstudiantes invidentesAdaptación de materialesLa enseñanza de español a Brasileños invidentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJANIRA FERMIANO DE MOURA IBANHES.pdfapplication/pdf727705https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34427/1/JANIRA%20FERMIANO%20DE%20MOURA%20IBANHES.pdfcd72c8bce182e9aeae741686b0dba8e6MD51TEXTJANIRA FERMIANO DE MOURA IBANHES.pdf.txtJANIRA FERMIANO DE MOURA IBANHES.pdf.txtExtracted texttext/plain100775https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34427/2/JANIRA%20FERMIANO%20DE%20MOURA%20IBANHES.pdf.txtc331a285345353710a3f1959b88bf278MD52THUMBNAILJANIRA FERMIANO DE MOURA IBANHES.pdf.jpgJANIRA FERMIANO DE MOURA IBANHES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34427/3/JANIRA%20FERMIANO%20DE%20MOURA%20IBANHES.pdf.jpg2f4c10a24f50627e3071b550354680eaMD53handle/344272024-06-21 12:10:28.8oai:repositorio.pucsp.br:handle/34427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-06-21T15:10:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.es.fl_str_mv La enseñanza de español a Brasileños invidentes
title La enseñanza de español a Brasileños invidentes
spellingShingle La enseñanza de español a Brasileños invidentes
Ibanhes, Janira Fermiano de Moura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Espanhol como língua estrangeira
Estudantes cegos
Adaptação de materiais
Español como lengua extranjera
Estudiantes invidentes
Adaptación de materiales
title_short La enseñanza de español a Brasileños invidentes
title_full La enseñanza de español a Brasileños invidentes
title_fullStr La enseñanza de español a Brasileños invidentes
title_full_unstemmed La enseñanza de español a Brasileños invidentes
title_sort La enseñanza de español a Brasileños invidentes
author Ibanhes, Janira Fermiano de Moura
author_facet Ibanhes, Janira Fermiano de Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Eliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Ibanhes, Janira Fermiano de Moura
contributor_str_mv Gonçalves, Eliane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Espanhol como língua estrangeira
Estudantes cegos
Adaptação de materiais
Español como lengua extranjera
Estudiantes invidentes
Adaptación de materiales
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol como língua estrangeira
Estudantes cegos
Adaptação de materiais
dc.subject.spa.fl_str_mv Español como lengua extranjera
Estudiantes invidentes
Adaptación de materiales
description A composição deste estudo prima considerar o processo acadêmico de formação docente em língua espanhola como língua estrangeira no Brasil e observa que, ao concluir o curso de licenciatura, ao novo profissional, ainda que esteja devidamente capacitado para exercer a prática docente em escola regular, falta-lhe a qualificação específica para receber em sua sala de aula a um estudante portador de qualquer deficiência, mesmo sabendo que as leis do país facultam esse direito ao aluno em salas normais. Esse despreparo acadêmico acaba por se transformar em um motivo de preocupação para muitos professores dentre os quais se inclui a autora desta pesquisa que, como docente em um Centro de Ensino de Línguas – CEL, ao ser informada de que em seu próximo grupo teria uma aluna portadora de deficiência visual, entendeu que seus conhecimentos teóricos eram insuficientes para exercer a prática de sala de aula para com essa estudante. A partir desse momento começam a surgir vários questionamentos referentes ao modo de ensinar o idioma estrangeiro a pessoas cegas ou com baixa visão, principalmente porque a maioria dos materiais didático-pedagógicos disponíveis no mercado valoriza o recurso visual. Assim, uma breve apresentação conceitual sobre a cegueira e suas causas faz a abertura deste trabalho no sentido de explicar e familiarizar o leitor sobre os termos utilizados na caracterização dessa deficiência. Apresentamos um panorama histórico da educação de deficientes visuais em diferentes épocas e variadas culturas, além de relatar como essas pessoas foram alvos de menosprezo e discriminação em algumas sociedades. Discorremos sobre o desafio de ensinar a língua espanhola a esse grupo de pessoas e do quão gratificante pode ser para elas aprender esse idioma. Empenhamo-nos em mostrar os referenciais existentes sobre a educação inclusiva, sobre o cuidado dispensado a esse grupo e alguns dados estatísticos referentes à questão dos deficientes visuais na educação Brasileira. Abordamos estratégias de integração e de acolhimento entre os estudantes que veem e os que não veem; de adaptação e/ou adequação curricular e de recursos materiais inicialmente visuais em táctil, auditivo, olfativo e gustativo. Técnicas básicas de guia e mobilidade para atendimento às limitações físicas e locomotora desse grupo, necessárias para que ocorra a inserção e a integração, finalizam a presente pesquisa
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:32:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ibanhes, Janira Fermiano de Moura. La enseñanza de español a Brasileños invidentes. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34427
identifier_str_mv Ibanhes, Janira Fermiano de Moura. La enseñanza de español a Brasileños invidentes. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34427/1/JANIRA%20FERMIANO%20DE%20MOURA%20IBANHES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34427/2/JANIRA%20FERMIANO%20DE%20MOURA%20IBANHES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34427/3/JANIRA%20FERMIANO%20DE%20MOURA%20IBANHES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd72c8bce182e9aeae741686b0dba8e6
c331a285345353710a3f1959b88bf278
2f4c10a24f50627e3071b550354680ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278025376727040