A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817 |
Resumo: | Com o boom do mercado imobiliário, a partir de 2006, investir em empreendimentos imobiliários tornou-se muito lucrativo, principalmente, no Brasil, aonde os Governos, com destaque ao Federal, vêm oferecendo vários incentivos e subsídios para a expansão do mercado, além da fomentação do mercado devido à realização de dois grandes eventos mundiais futuros, que são: a Copa do Mundo, em 2014; e as Olímpiadas, em 2016. Neste contexto, apresentou-se no presente estudo um comparativo entre as principais bibliografias sobre Pesquisa Mercadológica e a elaboração, implantação, manutenção e finalização de uma Pesquisa pioneira no segmento, que desenvolveu o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro”, de 2011, mapeando os 15 principais players de atuação da empresa Lopes Brasil Consultoria S/A, responsável pela Pesquisa e que correspondem a 84% dos lançamentos imobiliários no país. Por meio do engajamento e comprometimento de todo seu Departamento de Inteligência de Mercado, as praças de estudo foram totalmente mapeadas e os resultados, além de precisarem o market share da empresa e de seus principais concorrentes, identificaram cenários futuros e dados estatísticos detalhados e precisos dessas regiões. A Pesquisa, apesar de não utilizar todas as etapas e métodos sugeridos pelas bibliografias estudadas, atingiu seus objetivos, tanto primário, quanto secundários, o que, no entanto, não é – de todo – uma avaliação positiva, principalmente devido aos percalços encontrados pelo caminho e que atrasaram a finalização da Pesquisa em, aproximadamente, quatro meses |
id |
PUC_SP-1_46550a963b274c5109f49a15ed4b7b14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35817 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Palandi Júnior, JoséMoraes, Thiago Gonçalves de2023-07-05T19:51:49Z2023-07-05T19:51:49Z2013-03-08Moraes, Thiago Gonçalves de. A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817Com o boom do mercado imobiliário, a partir de 2006, investir em empreendimentos imobiliários tornou-se muito lucrativo, principalmente, no Brasil, aonde os Governos, com destaque ao Federal, vêm oferecendo vários incentivos e subsídios para a expansão do mercado, além da fomentação do mercado devido à realização de dois grandes eventos mundiais futuros, que são: a Copa do Mundo, em 2014; e as Olímpiadas, em 2016. Neste contexto, apresentou-se no presente estudo um comparativo entre as principais bibliografias sobre Pesquisa Mercadológica e a elaboração, implantação, manutenção e finalização de uma Pesquisa pioneira no segmento, que desenvolveu o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro”, de 2011, mapeando os 15 principais players de atuação da empresa Lopes Brasil Consultoria S/A, responsável pela Pesquisa e que correspondem a 84% dos lançamentos imobiliários no país. Por meio do engajamento e comprometimento de todo seu Departamento de Inteligência de Mercado, as praças de estudo foram totalmente mapeadas e os resultados, além de precisarem o market share da empresa e de seus principais concorrentes, identificaram cenários futuros e dados estatísticos detalhados e precisos dessas regiões. A Pesquisa, apesar de não utilizar todas as etapas e métodos sugeridos pelas bibliografias estudadas, atingiu seus objetivos, tanto primário, quanto secundários, o que, no entanto, não é – de todo – uma avaliação positiva, principalmente devido aos percalços encontrados pelo caminho e que atrasaram a finalização da Pesquisa em, aproximadamente, quatro mesesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPesquisa mercadológicaMercado imobiliário BrasileiroMarket shareLopes Brasil ConsultoriaLPSA pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdfapplication/pdf2987087https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/1/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdfb6f97e903c294889b5a3d6305533d48eMD51TEXTTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.txtTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.txtExtracted texttext/plain107797https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/2/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.txtbcd50fa1261eb83602c8a3f373c63b84MD52THUMBNAILTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.jpgTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/3/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.jpg297415145f70edfa273cf0be582a6e0fMD53handle/358172023-07-06 01:44:45.689oai:repositorio.pucsp.br:handle/35817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:44:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
title |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
spellingShingle |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” Moraes, Thiago Gonçalves de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Pesquisa mercadológica Mercado imobiliário Brasileiro Market share Lopes Brasil Consultoria LPS |
title_short |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
title_full |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
title_fullStr |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
title_full_unstemmed |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
title_sort |
A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011” |
author |
Moraes, Thiago Gonçalves de |
author_facet |
Moraes, Thiago Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palandi Júnior, José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Thiago Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Palandi Júnior, José |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Pesquisa mercadológica Mercado imobiliário Brasileiro Market share Lopes Brasil Consultoria LPS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa mercadológica Mercado imobiliário Brasileiro Market share Lopes Brasil Consultoria LPS |
description |
Com o boom do mercado imobiliário, a partir de 2006, investir em empreendimentos imobiliários tornou-se muito lucrativo, principalmente, no Brasil, aonde os Governos, com destaque ao Federal, vêm oferecendo vários incentivos e subsídios para a expansão do mercado, além da fomentação do mercado devido à realização de dois grandes eventos mundiais futuros, que são: a Copa do Mundo, em 2014; e as Olímpiadas, em 2016. Neste contexto, apresentou-se no presente estudo um comparativo entre as principais bibliografias sobre Pesquisa Mercadológica e a elaboração, implantação, manutenção e finalização de uma Pesquisa pioneira no segmento, que desenvolveu o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro”, de 2011, mapeando os 15 principais players de atuação da empresa Lopes Brasil Consultoria S/A, responsável pela Pesquisa e que correspondem a 84% dos lançamentos imobiliários no país. Por meio do engajamento e comprometimento de todo seu Departamento de Inteligência de Mercado, as praças de estudo foram totalmente mapeadas e os resultados, além de precisarem o market share da empresa e de seus principais concorrentes, identificaram cenários futuros e dados estatísticos detalhados e precisos dessas regiões. A Pesquisa, apesar de não utilizar todas as etapas e métodos sugeridos pelas bibliografias estudadas, atingiu seus objetivos, tanto primário, quanto secundários, o que, no entanto, não é – de todo – uma avaliação positiva, principalmente devido aos percalços encontrados pelo caminho e que atrasaram a finalização da Pesquisa em, aproximadamente, quatro meses |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:51:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:51:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Moraes, Thiago Gonçalves de. A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817 |
identifier_str_mv |
Moraes, Thiago Gonçalves de. A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em MBA em Marketing |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/1/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/2/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/3/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6f97e903c294889b5a3d6305533d48e bcd50fa1261eb83602c8a3f373c63b84 297415145f70edfa273cf0be582a6e0f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277971976945664 |