A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Thiago Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817
Resumo: Com o boom do mercado imobiliário, a partir de 2006, investir em empreendimentos imobiliários tornou-se muito lucrativo, principalmente, no Brasil, aonde os Governos, com destaque ao Federal, vêm oferecendo vários incentivos e subsídios para a expansão do mercado, além da fomentação do mercado devido à realização de dois grandes eventos mundiais futuros, que são: a Copa do Mundo, em 2014; e as Olímpiadas, em 2016. Neste contexto, apresentou-se no presente estudo um comparativo entre as principais bibliografias sobre Pesquisa Mercadológica e a elaboração, implantação, manutenção e finalização de uma Pesquisa pioneira no segmento, que desenvolveu o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro”, de 2011, mapeando os 15 principais players de atuação da empresa Lopes Brasil Consultoria S/A, responsável pela Pesquisa e que correspondem a 84% dos lançamentos imobiliários no país. Por meio do engajamento e comprometimento de todo seu Departamento de Inteligência de Mercado, as praças de estudo foram totalmente mapeadas e os resultados, além de precisarem o market share da empresa e de seus principais concorrentes, identificaram cenários futuros e dados estatísticos detalhados e precisos dessas regiões. A Pesquisa, apesar de não utilizar todas as etapas e métodos sugeridos pelas bibliografias estudadas, atingiu seus objetivos, tanto primário, quanto secundários, o que, no entanto, não é – de todo – uma avaliação positiva, principalmente devido aos percalços encontrados pelo caminho e que atrasaram a finalização da Pesquisa em, aproximadamente, quatro meses
id PUC_SP-1_46550a963b274c5109f49a15ed4b7b14
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35817
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palandi Júnior, JoséMoraes, Thiago Gonçalves de2023-07-05T19:51:49Z2023-07-05T19:51:49Z2013-03-08Moraes, Thiago Gonçalves de. A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817Com o boom do mercado imobiliário, a partir de 2006, investir em empreendimentos imobiliários tornou-se muito lucrativo, principalmente, no Brasil, aonde os Governos, com destaque ao Federal, vêm oferecendo vários incentivos e subsídios para a expansão do mercado, além da fomentação do mercado devido à realização de dois grandes eventos mundiais futuros, que são: a Copa do Mundo, em 2014; e as Olímpiadas, em 2016. Neste contexto, apresentou-se no presente estudo um comparativo entre as principais bibliografias sobre Pesquisa Mercadológica e a elaboração, implantação, manutenção e finalização de uma Pesquisa pioneira no segmento, que desenvolveu o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro”, de 2011, mapeando os 15 principais players de atuação da empresa Lopes Brasil Consultoria S/A, responsável pela Pesquisa e que correspondem a 84% dos lançamentos imobiliários no país. Por meio do engajamento e comprometimento de todo seu Departamento de Inteligência de Mercado, as praças de estudo foram totalmente mapeadas e os resultados, além de precisarem o market share da empresa e de seus principais concorrentes, identificaram cenários futuros e dados estatísticos detalhados e precisos dessas regiões. A Pesquisa, apesar de não utilizar todas as etapas e métodos sugeridos pelas bibliografias estudadas, atingiu seus objetivos, tanto primário, quanto secundários, o que, no entanto, não é – de todo – uma avaliação positiva, principalmente devido aos percalços encontrados pelo caminho e que atrasaram a finalização da Pesquisa em, aproximadamente, quatro mesesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPesquisa mercadológicaMercado imobiliário BrasileiroMarket shareLopes Brasil ConsultoriaLPSA pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdfapplication/pdf2987087https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/1/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdfb6f97e903c294889b5a3d6305533d48eMD51TEXTTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.txtTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.txtExtracted texttext/plain107797https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/2/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.txtbcd50fa1261eb83602c8a3f373c63b84MD52THUMBNAILTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.jpgTHIAGO GONÇALVES DE MORAES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/3/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.jpg297415145f70edfa273cf0be582a6e0fMD53handle/358172023-07-06 01:44:45.689oai:repositorio.pucsp.br:handle/35817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:44:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
title A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
spellingShingle A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
Moraes, Thiago Gonçalves de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Pesquisa mercadológica
Mercado imobiliário Brasileiro
Market share
Lopes Brasil Consultoria
LPS
title_short A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
title_full A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
title_fullStr A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
title_full_unstemmed A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
title_sort A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”
author Moraes, Thiago Gonçalves de
author_facet Moraes, Thiago Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palandi Júnior, José
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Thiago Gonçalves de
contributor_str_mv Palandi Júnior, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Pesquisa mercadológica
Mercado imobiliário Brasileiro
Market share
Lopes Brasil Consultoria
LPS
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa mercadológica
Mercado imobiliário Brasileiro
Market share
Lopes Brasil Consultoria
LPS
description Com o boom do mercado imobiliário, a partir de 2006, investir em empreendimentos imobiliários tornou-se muito lucrativo, principalmente, no Brasil, aonde os Governos, com destaque ao Federal, vêm oferecendo vários incentivos e subsídios para a expansão do mercado, além da fomentação do mercado devido à realização de dois grandes eventos mundiais futuros, que são: a Copa do Mundo, em 2014; e as Olímpiadas, em 2016. Neste contexto, apresentou-se no presente estudo um comparativo entre as principais bibliografias sobre Pesquisa Mercadológica e a elaboração, implantação, manutenção e finalização de uma Pesquisa pioneira no segmento, que desenvolveu o primeiro “Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro”, de 2011, mapeando os 15 principais players de atuação da empresa Lopes Brasil Consultoria S/A, responsável pela Pesquisa e que correspondem a 84% dos lançamentos imobiliários no país. Por meio do engajamento e comprometimento de todo seu Departamento de Inteligência de Mercado, as praças de estudo foram totalmente mapeadas e os resultados, além de precisarem o market share da empresa e de seus principais concorrentes, identificaram cenários futuros e dados estatísticos detalhados e precisos dessas regiões. A Pesquisa, apesar de não utilizar todas as etapas e métodos sugeridos pelas bibliografias estudadas, atingiu seus objetivos, tanto primário, quanto secundários, o que, no entanto, não é – de todo – uma avaliação positiva, principalmente devido aos percalços encontrados pelo caminho e que atrasaram a finalização da Pesquisa em, aproximadamente, quatro meses
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:51:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:51:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Moraes, Thiago Gonçalves de. A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817
identifier_str_mv Moraes, Thiago Gonçalves de. A pesquisa mercadológica – Lopes Brasil Consultoria S/A case: “primeiro anuário do mercado imobiliário brasileiro, 2011”. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em MBA em Marketing
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/1/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/2/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35817/3/THIAGO%20GON%c3%87ALVES%20DE%20MORAES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b6f97e903c294889b5a3d6305533d48e
bcd50fa1261eb83602c8a3f373c63b84
297415145f70edfa273cf0be582a6e0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277971976945664