Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386 |
Resumo: | The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each gender |
id |
PUC_SP-1_4acd0155d613426ab3d6db1cd92d4cdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16386 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735285U3Cunha, Elianne Madza de Almeida2016-04-28T20:57:27Z2008-07-082008-06-13Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each genderAs diferenças relacionadas aos gêneros masculino e feminino estão indiscutivelmente presentes em nossa sociedade, na qual é sempre possível perceber exemplos de como os gêneros se apresentam distinta ou até antagonicamente em termos de características físicas, expectativas de comportamento, de papeis sociais e de divisão de tarefas. Assim, a educação de meninos e meninas se diferencia desde muito cedo, e cabe à criança assimilar as informações referentes ao seu gênero, construir significações e organizá-las a fim de comportar-se como membro competente de sua cultura. Esta pesquisa trata das manifestações de identidade de gênero por crianças pré-escolares. O objetivo foi verificar como a criança percebe seu pertencimento a uma categoria de gênero, e como expressa essa condição por meio da brincadeira e da manipulação de brinquedos tipificados pelos gêneros. Participaram deste estudo 18 crianças, sendo 9 meninas e 9 meninos, com idades entre 4 anos e 10 meses e 5 anos e 11 meses, de nível socioeconômico baixo. As crianças foram filmadas em trios, na presença de 10 brinquedos - 5 brinquedos considerados masculinos e 5 considerados femininos. Foram analisadas as escolhas preferenciais e o tempo de manipulação. Os resultados sugerem que meninos e meninas tendem a escolher e manipular preferencialmente os brinquedos que culturalmente são considerados apropriados ao seu gêneroConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32569/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaIdentidade de gêneroGêneroBrinquedosIdentidade (Psicologia)Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancasBrinquedos -- Aspectos psicologicosGender identityGenderToysCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALIdentidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.txtElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.txtExtracted texttext/plain137491https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/3/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.txt3f90cfcf215bb4e275a563450c75ae07MD53ORIGINALElianne Madza de Almeida Cunha.pdfapplication/pdf351403https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/1/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdfe4c34d0cd169fe597297e4ed548d32f4MD51THUMBNAILElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.jpgElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/2/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163862022-04-27 16:17:59.584oai:repositorio.pucsp.br:handle/16386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:17:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
title |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
spellingShingle |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares Cunha, Elianne Madza de Almeida Identidade de gênero Gênero Brinquedos Identidade (Psicologia) Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas Brinquedos -- Aspectos psicologicos Gender identity Gender Toys CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
title_full |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
title_fullStr |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
title_full_unstemmed |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
title_sort |
Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares |
author |
Cunha, Elianne Madza de Almeida |
author_facet |
Cunha, Elianne Madza de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735285U3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Elianne Madza de Almeida |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero Gênero Brinquedos Identidade (Psicologia) Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas Brinquedos -- Aspectos psicologicos |
topic |
Identidade de gênero Gênero Brinquedos Identidade (Psicologia) Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas Brinquedos -- Aspectos psicologicos Gender identity Gender Toys CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender identity Gender Toys |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each gender |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386 |
identifier_str_mv |
Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/3/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/1/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/2/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f90cfcf215bb4e275a563450c75ae07 e4c34d0cd169fe597297e4ed548d32f4 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277873366761472 |