O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tsunema, Ana Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a utilização do Teatro como um recurso facilitador para a aprendizagem da Língua Inglesa ou mesmo um estímulo ao aprendizado.Serão apresentadas a definição sobre o teatro, a relação entre o teatro e a escola, assim como o teatro e o aprendizado de língua Estrangeira. Além disso, as teorias e metodologias de ensino aprendizagem de L.E.O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 7 alunos focais da 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo.A coleta de dados realizou-se no primeiro semestre de 2011 até o término de 2012, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo.Os resultados mostraram que o uso das atividades teatrais para o ensino da Língua Inglesa pode promover o desenvolvimento da expressão oral e também diferente tipos de aprendizagem como: linguístico, técnicas para atuar, dançar, cantar, expressão corporal. Portanto, o seu uso pode favorecer positivamente as relações pessoais e torna a aprendizagem do idioma relevante para os alunos
id PUC_SP-1_4acf169180335940fb920461c243f258
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33269
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Penna, LucianaTsunema, Ana Gomes2023-07-05T19:17:49Z2023-07-05T19:17:49Z2013-03-18Tsunema, Ana Gomes. O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269Esta pesquisa tem por objetivo investigar a utilização do Teatro como um recurso facilitador para a aprendizagem da Língua Inglesa ou mesmo um estímulo ao aprendizado.Serão apresentadas a definição sobre o teatro, a relação entre o teatro e a escola, assim como o teatro e o aprendizado de língua Estrangeira. Além disso, as teorias e metodologias de ensino aprendizagem de L.E.O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 7 alunos focais da 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo.A coleta de dados realizou-se no primeiro semestre de 2011 até o término de 2012, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo.Os resultados mostraram que o uso das atividades teatrais para o ensino da Língua Inglesa pode promover o desenvolvimento da expressão oral e também diferente tipos de aprendizagem como: linguístico, técnicas para atuar, dançar, cantar, expressão corporal. Portanto, o seu uso pode favorecer positivamente as relações pessoais e torna a aprendizagem do idioma relevante para os alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASTeatroInstrumento facilitadorEnsino aprendizagem de inglêsO teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA GOMES TSUNEMATSU.pdfapplication/pdf789793https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/1/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf2405c359a20f4fa98ec3d83f9ff7d94fMD51TEXTANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.txtANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.txtExtracted texttext/plain104887https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/2/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.txt95ed0d4c2169a0ffc556425242beedf4MD52THUMBNAILANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.jpgANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/3/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.jpgba1cc5854a330445572adfd235871c35MD53handle/332692023-07-13 08:32:14.177oai:repositorio.pucsp.br:handle/33269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-13T11:32:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
title O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
spellingShingle O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
Tsunema, Ana Gomes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Teatro
Instrumento facilitador
Ensino aprendizagem de inglês
title_short O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
title_full O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
title_fullStr O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
title_full_unstemmed O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
title_sort O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
author Tsunema, Ana Gomes
author_facet Tsunema, Ana Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penna, Luciana
dc.contributor.author.fl_str_mv Tsunema, Ana Gomes
contributor_str_mv Penna, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Teatro
Instrumento facilitador
Ensino aprendizagem de inglês
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Instrumento facilitador
Ensino aprendizagem de inglês
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar a utilização do Teatro como um recurso facilitador para a aprendizagem da Língua Inglesa ou mesmo um estímulo ao aprendizado.Serão apresentadas a definição sobre o teatro, a relação entre o teatro e a escola, assim como o teatro e o aprendizado de língua Estrangeira. Além disso, as teorias e metodologias de ensino aprendizagem de L.E.O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 7 alunos focais da 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo.A coleta de dados realizou-se no primeiro semestre de 2011 até o término de 2012, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo.Os resultados mostraram que o uso das atividades teatrais para o ensino da Língua Inglesa pode promover o desenvolvimento da expressão oral e também diferente tipos de aprendizagem como: linguístico, técnicas para atuar, dançar, cantar, expressão corporal. Portanto, o seu uso pode favorecer positivamente as relações pessoais e torna a aprendizagem do idioma relevante para os alunos
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:17:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:17:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Tsunema, Ana Gomes. O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269
identifier_str_mv Tsunema, Ana Gomes. O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/1/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/2/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/3/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2405c359a20f4fa98ec3d83f9ff7d94f
95ed0d4c2169a0ffc556425242beedf4
ba1cc5854a330445572adfd235871c35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277842205179904