O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar a utilização do Teatro como um recurso facilitador para a aprendizagem da Língua Inglesa ou mesmo um estímulo ao aprendizado.Serão apresentadas a definição sobre o teatro, a relação entre o teatro e a escola, assim como o teatro e o aprendizado de língua Estrangeira. Além disso, as teorias e metodologias de ensino aprendizagem de L.E.O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 7 alunos focais da 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo.A coleta de dados realizou-se no primeiro semestre de 2011 até o término de 2012, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo.Os resultados mostraram que o uso das atividades teatrais para o ensino da Língua Inglesa pode promover o desenvolvimento da expressão oral e também diferente tipos de aprendizagem como: linguístico, técnicas para atuar, dançar, cantar, expressão corporal. Portanto, o seu uso pode favorecer positivamente as relações pessoais e torna a aprendizagem do idioma relevante para os alunos |
id |
PUC_SP-1_4acf169180335940fb920461c243f258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33269 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Penna, LucianaTsunema, Ana Gomes2023-07-05T19:17:49Z2023-07-05T19:17:49Z2013-03-18Tsunema, Ana Gomes. O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269Esta pesquisa tem por objetivo investigar a utilização do Teatro como um recurso facilitador para a aprendizagem da Língua Inglesa ou mesmo um estímulo ao aprendizado.Serão apresentadas a definição sobre o teatro, a relação entre o teatro e a escola, assim como o teatro e o aprendizado de língua Estrangeira. Além disso, as teorias e metodologias de ensino aprendizagem de L.E.O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 7 alunos focais da 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo.A coleta de dados realizou-se no primeiro semestre de 2011 até o término de 2012, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo.Os resultados mostraram que o uso das atividades teatrais para o ensino da Língua Inglesa pode promover o desenvolvimento da expressão oral e também diferente tipos de aprendizagem como: linguístico, técnicas para atuar, dançar, cantar, expressão corporal. Portanto, o seu uso pode favorecer positivamente as relações pessoais e torna a aprendizagem do idioma relevante para os alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASTeatroInstrumento facilitadorEnsino aprendizagem de inglêsO teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA GOMES TSUNEMATSU.pdfapplication/pdf789793https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/1/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf2405c359a20f4fa98ec3d83f9ff7d94fMD51TEXTANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.txtANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.txtExtracted texttext/plain104887https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/2/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.txt95ed0d4c2169a0ffc556425242beedf4MD52THUMBNAILANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.jpgANA GOMES TSUNEMATSU.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/3/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.jpgba1cc5854a330445572adfd235871c35MD53handle/332692023-07-13 08:32:14.177oai:repositorio.pucsp.br:handle/33269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-13T11:32:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
title |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
spellingShingle |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa Tsunema, Ana Gomes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Teatro Instrumento facilitador Ensino aprendizagem de inglês |
title_short |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
title_full |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
title_fullStr |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
title_full_unstemmed |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
title_sort |
O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa |
author |
Tsunema, Ana Gomes |
author_facet |
Tsunema, Ana Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Penna, Luciana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tsunema, Ana Gomes |
contributor_str_mv |
Penna, Luciana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Teatro Instrumento facilitador Ensino aprendizagem de inglês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Instrumento facilitador Ensino aprendizagem de inglês |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a utilização do Teatro como um recurso facilitador para a aprendizagem da Língua Inglesa ou mesmo um estímulo ao aprendizado.Serão apresentadas a definição sobre o teatro, a relação entre o teatro e a escola, assim como o teatro e o aprendizado de língua Estrangeira. Além disso, as teorias e metodologias de ensino aprendizagem de L.E.O trabalho foi realizado na sala de aula da professora-pesquisadora com 7 alunos focais da 8ª série do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo.A coleta de dados realizou-se no primeiro semestre de 2011 até o término de 2012, por meio de questionários reflexivos, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo.Os resultados mostraram que o uso das atividades teatrais para o ensino da Língua Inglesa pode promover o desenvolvimento da expressão oral e também diferente tipos de aprendizagem como: linguístico, técnicas para atuar, dançar, cantar, expressão corporal. Portanto, o seu uso pode favorecer positivamente as relações pessoais e torna a aprendizagem do idioma relevante para os alunos |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:17:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:17:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Tsunema, Ana Gomes. O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269 |
identifier_str_mv |
Tsunema, Ana Gomes. O teatro como instrumento facilitador de aprendizagem para o ensino da língua inglesa. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/1/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/2/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33269/3/ANA%20GOMES%20TSUNEMATSU.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2405c359a20f4fa98ec3d83f9ff7d94f 95ed0d4c2169a0ffc556425242beedf4 ba1cc5854a330445572adfd235871c35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277842205179904 |