Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o propósito de investigar de que maneira as atitudes facili-tadoras de Carl Rogers podem auxiliar na mudança de comportamento de uma turma indisciplinada de 5º ano do Ensino fundamental I durante as aulas de Língua Inglesa, trazendo contribuições não só para mim, mas também a outros professores que pos-sam estar passando por situações parecidas ou iguais. Pelo fato das aulas de Inglês, no primário, ser novidade na rede de ensino Estadual de São Paulo, elas ainda são muito confundidas, pelos alunos, como um momento em que eles podem bagunçar ou brincar, por se tratar de um momento mais dinâmico que envolve conversação e brin-cadeiras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, utilizo as atitudes facilitadoras propostas por Rogers, procurando desmistificar essa visão de meus alunos. Assim, por meio da aplicação das atitudes facilitadoras: Autenticidade, valoração positiva e empatia, identifico seus efeitos nas relações professor-aluno durante a aplicação de atividades lúdicas |
id |
PUC_SP-1_b57961f39196dddd094bcde270b004b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35053 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Marcia MathiasGraças, Marlene Rosa das2023-07-05T19:40:24Z2023-07-05T19:40:24Z2017-02-13Graças, Marlene Rosa das. Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053Esta pesquisa tem o propósito de investigar de que maneira as atitudes facili-tadoras de Carl Rogers podem auxiliar na mudança de comportamento de uma turma indisciplinada de 5º ano do Ensino fundamental I durante as aulas de Língua Inglesa, trazendo contribuições não só para mim, mas também a outros professores que pos-sam estar passando por situações parecidas ou iguais. Pelo fato das aulas de Inglês, no primário, ser novidade na rede de ensino Estadual de São Paulo, elas ainda são muito confundidas, pelos alunos, como um momento em que eles podem bagunçar ou brincar, por se tratar de um momento mais dinâmico que envolve conversação e brin-cadeiras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, utilizo as atitudes facilitadoras propostas por Rogers, procurando desmistificar essa visão de meus alunos. Assim, por meio da aplicação das atitudes facilitadoras: Autenticidade, valoração positiva e empatia, identifico seus efeitos nas relações professor-aluno durante a aplicação de atividades lúdicasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASIndisciplinaAtitudes facilitadorasProfessorAlunoLíngua inglesaAtitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdfapplication/pdf1425077https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/1/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdfd221298408f4264942a66310ad966b0dMD51TEXTMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.txtMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.txtExtracted texttext/plain168967https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/2/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.txt098e9d2c3733d956e8a00cb3e705597fMD52THUMBNAILMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.jpgMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/3/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.jpg7c243213e1ced58d7bd1a92ced427654MD53handle/350532023-09-20 11:05:27.885oai:repositorio.pucsp.br:handle/35053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:05:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
title |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
spellingShingle |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa Graças, Marlene Rosa das CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Indisciplina Atitudes facilitadoras Professor Aluno Língua inglesa |
title_short |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
title_full |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
title_fullStr |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
title_sort |
Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa |
author |
Graças, Marlene Rosa das |
author_facet |
Graças, Marlene Rosa das |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graças, Marlene Rosa das |
contributor_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Indisciplina Atitudes facilitadoras Professor Aluno Língua inglesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Atitudes facilitadoras Professor Aluno Língua inglesa |
description |
Esta pesquisa tem o propósito de investigar de que maneira as atitudes facili-tadoras de Carl Rogers podem auxiliar na mudança de comportamento de uma turma indisciplinada de 5º ano do Ensino fundamental I durante as aulas de Língua Inglesa, trazendo contribuições não só para mim, mas também a outros professores que pos-sam estar passando por situações parecidas ou iguais. Pelo fato das aulas de Inglês, no primário, ser novidade na rede de ensino Estadual de São Paulo, elas ainda são muito confundidas, pelos alunos, como um momento em que eles podem bagunçar ou brincar, por se tratar de um momento mais dinâmico que envolve conversação e brin-cadeiras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, utilizo as atitudes facilitadoras propostas por Rogers, procurando desmistificar essa visão de meus alunos. Assim, por meio da aplicação das atitudes facilitadoras: Autenticidade, valoração positiva e empatia, identifico seus efeitos nas relações professor-aluno durante a aplicação de atividades lúdicas |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:40:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:40:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Graças, Marlene Rosa das. Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053 |
identifier_str_mv |
Graças, Marlene Rosa das. Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/1/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/2/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/3/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d221298408f4264942a66310ad966b0d 098e9d2c3733d956e8a00cb3e705597f 7c243213e1ced58d7bd1a92ced427654 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277857065598976 |