Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graças, Marlene Rosa das
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de investigar de que maneira as atitudes facili-tadoras de Carl Rogers podem auxiliar na mudança de comportamento de uma turma indisciplinada de 5º ano do Ensino fundamental I durante as aulas de Língua Inglesa, trazendo contribuições não só para mim, mas também a outros professores que pos-sam estar passando por situações parecidas ou iguais. Pelo fato das aulas de Inglês, no primário, ser novidade na rede de ensino Estadual de São Paulo, elas ainda são muito confundidas, pelos alunos, como um momento em que eles podem bagunçar ou brincar, por se tratar de um momento mais dinâmico que envolve conversação e brin-cadeiras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, utilizo as atitudes facilitadoras propostas por Rogers, procurando desmistificar essa visão de meus alunos. Assim, por meio da aplicação das atitudes facilitadoras: Autenticidade, valoração positiva e empatia, identifico seus efeitos nas relações professor-aluno durante a aplicação de atividades lúdicas
id PUC_SP-1_b57961f39196dddd094bcde270b004b8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35053
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasGraças, Marlene Rosa das2023-07-05T19:40:24Z2023-07-05T19:40:24Z2017-02-13Graças, Marlene Rosa das. Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053Esta pesquisa tem o propósito de investigar de que maneira as atitudes facili-tadoras de Carl Rogers podem auxiliar na mudança de comportamento de uma turma indisciplinada de 5º ano do Ensino fundamental I durante as aulas de Língua Inglesa, trazendo contribuições não só para mim, mas também a outros professores que pos-sam estar passando por situações parecidas ou iguais. Pelo fato das aulas de Inglês, no primário, ser novidade na rede de ensino Estadual de São Paulo, elas ainda são muito confundidas, pelos alunos, como um momento em que eles podem bagunçar ou brincar, por se tratar de um momento mais dinâmico que envolve conversação e brin-cadeiras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, utilizo as atitudes facilitadoras propostas por Rogers, procurando desmistificar essa visão de meus alunos. Assim, por meio da aplicação das atitudes facilitadoras: Autenticidade, valoração positiva e empatia, identifico seus efeitos nas relações professor-aluno durante a aplicação de atividades lúdicasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASIndisciplinaAtitudes facilitadorasProfessorAlunoLíngua inglesaAtitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdfapplication/pdf1425077https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/1/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdfd221298408f4264942a66310ad966b0dMD51TEXTMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.txtMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.txtExtracted texttext/plain168967https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/2/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.txt098e9d2c3733d956e8a00cb3e705597fMD52THUMBNAILMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.jpgMARLENE ROSA DAS GRAÇAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1369https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/3/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.jpg7c243213e1ced58d7bd1a92ced427654MD53handle/350532023-09-20 11:05:27.885oai:repositorio.pucsp.br:handle/35053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:05:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
title Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
spellingShingle Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
Graças, Marlene Rosa das
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Indisciplina
Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Língua inglesa
title_short Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
title_full Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
title_fullStr Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
title_full_unstemmed Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
title_sort Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
author Graças, Marlene Rosa das
author_facet Graças, Marlene Rosa das
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Graças, Marlene Rosa das
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Indisciplina
Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Língua inglesa
description Esta pesquisa tem o propósito de investigar de que maneira as atitudes facili-tadoras de Carl Rogers podem auxiliar na mudança de comportamento de uma turma indisciplinada de 5º ano do Ensino fundamental I durante as aulas de Língua Inglesa, trazendo contribuições não só para mim, mas também a outros professores que pos-sam estar passando por situações parecidas ou iguais. Pelo fato das aulas de Inglês, no primário, ser novidade na rede de ensino Estadual de São Paulo, elas ainda são muito confundidas, pelos alunos, como um momento em que eles podem bagunçar ou brincar, por se tratar de um momento mais dinâmico que envolve conversação e brin-cadeiras. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, utilizo as atitudes facilitadoras propostas por Rogers, procurando desmistificar essa visão de meus alunos. Assim, por meio da aplicação das atitudes facilitadoras: Autenticidade, valoração positiva e empatia, identifico seus efeitos nas relações professor-aluno durante a aplicação de atividades lúdicas
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:40:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:40:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Graças, Marlene Rosa das. Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053
identifier_str_mv Graças, Marlene Rosa das. Atitudes facilitadoras de Carl Rogers e o controle da indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/1/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/2/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35053/3/MARLENE%20ROSA%20DAS%20GRA%c3%87AS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d221298408f4264942a66310ad966b0d
098e9d2c3733d956e8a00cb3e705597f
7c243213e1ced58d7bd1a92ced427654
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277857065598976