Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar se as atitudes de facilitação de ensino aprendizagem propostas por Rogers (1969) representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças de faixa etária entre 9 e 10 anos, do 4º ano do ciclo intermediário, em uma escola da rede pública municipal. O referencial teórico norteador desta pesquisa apoia-se nos conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa e Atitudes Facilitadoras do professor cujo precursor foi o psicólogo americano Carl Rogers (1969/2012). No que diz respeito ao contexto de ensino aprendizagem de inglês, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Duarte (1996/2010) que discute amplamente essa teoria e as implicações de um novo fazer nas relações entre professor e aluno. Além desses autores, o estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira – PCN-LE (Brasil, 1998) e Orientações Curriculares de Inglês da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2007). Quando o professor passa a refletir sobre suas ações levando em conta pressupostos teóricos, alguns questionamentos emergem, daí a relevância deste presente estudo que investiga os efeitos do uso das atitudes facilitadoras propostas por Rogers (1969) e se essas atitudes facilitadoras, representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças. Este estudo está inserido no paradigma qualitativo interpretativista e foi concretizado por meio do uso de diários reflexivos na coleta de dados. Os resultados revelam que um novo fazer, com a implementação das referidas atitudes, representam possibilidades concretas de transformação que promovem o relacionamento interpessoal. Dessa forma, mudanças benéficas ocorrem no comportamento dos alunos, que favorecem de maneira significativa a aprendizagem de inglês
id PUC_SP-1_73b7279dddea006f43b81524ae055207
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29387
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasNogueira, Rosimeire Nery de Queiroz2022-10-25T21:01:10Z2022-10-25T21:01:10Z2014-12-18Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz. Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387Este trabalho tem como objetivo investigar se as atitudes de facilitação de ensino aprendizagem propostas por Rogers (1969) representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças de faixa etária entre 9 e 10 anos, do 4º ano do ciclo intermediário, em uma escola da rede pública municipal. O referencial teórico norteador desta pesquisa apoia-se nos conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa e Atitudes Facilitadoras do professor cujo precursor foi o psicólogo americano Carl Rogers (1969/2012). No que diz respeito ao contexto de ensino aprendizagem de inglês, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Duarte (1996/2010) que discute amplamente essa teoria e as implicações de um novo fazer nas relações entre professor e aluno. Além desses autores, o estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira – PCN-LE (Brasil, 1998) e Orientações Curriculares de Inglês da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2007). Quando o professor passa a refletir sobre suas ações levando em conta pressupostos teóricos, alguns questionamentos emergem, daí a relevância deste presente estudo que investiga os efeitos do uso das atitudes facilitadoras propostas por Rogers (1969) e se essas atitudes facilitadoras, representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças. Este estudo está inserido no paradigma qualitativo interpretativista e foi concretizado por meio do uso de diários reflexivos na coleta de dados. Os resultados revelam que um novo fazer, com a implementação das referidas atitudes, representam possibilidades concretas de transformação que promovem o relacionamento interpessoal. Dessa forma, mudanças benéficas ocorrem no comportamento dos alunos, que favorecem de maneira significativa a aprendizagem de inglêsporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASAtitudes facilitadorasProfessorAlunoEnsino-aprendizagemLíngua inglesaAtitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdfapplication/pdf953743https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29387/1/ROSIMEIRE%20NERY%20DE%20QUEIROZ%20NOGUEIRA.pdfcaa01ae612644d654aca3891f742a2c5MD51TEXTROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdf.txtROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain151301https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29387/2/ROSIMEIRE%20NERY%20DE%20QUEIROZ%20NOGUEIRA.pdf.txt0c37f3a5bfd75ebdaf1219763e6d3614MD52THUMBNAILROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdf.jpgROSIMEIRE NERY DE QUEIROZ NOGUEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29387/3/ROSIMEIRE%20NERY%20DE%20QUEIROZ%20NOGUEIRA.pdf.jpg993f7f7706fd288872754f67e8500e87MD53handle/293872023-09-20 11:02:40.611oai:repositorio.pucsp.br:handle/29387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:02:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
title Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
spellingShingle Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
title_short Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
title_full Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
title_fullStr Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
title_full_unstemmed Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
title_sort Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
author Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz
author_facet Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes facilitadoras
Professor
Aluno
Ensino-aprendizagem
Língua inglesa
description Este trabalho tem como objetivo investigar se as atitudes de facilitação de ensino aprendizagem propostas por Rogers (1969) representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças de faixa etária entre 9 e 10 anos, do 4º ano do ciclo intermediário, em uma escola da rede pública municipal. O referencial teórico norteador desta pesquisa apoia-se nos conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa e Atitudes Facilitadoras do professor cujo precursor foi o psicólogo americano Carl Rogers (1969/2012). No que diz respeito ao contexto de ensino aprendizagem de inglês, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Duarte (1996/2010) que discute amplamente essa teoria e as implicações de um novo fazer nas relações entre professor e aluno. Além desses autores, o estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira – PCN-LE (Brasil, 1998) e Orientações Curriculares de Inglês da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2007). Quando o professor passa a refletir sobre suas ações levando em conta pressupostos teóricos, alguns questionamentos emergem, daí a relevância deste presente estudo que investiga os efeitos do uso das atitudes facilitadoras propostas por Rogers (1969) e se essas atitudes facilitadoras, representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças. Este estudo está inserido no paradigma qualitativo interpretativista e foi concretizado por meio do uso de diários reflexivos na coleta de dados. Os resultados revelam que um novo fazer, com a implementação das referidas atitudes, representam possibilidades concretas de transformação que promovem o relacionamento interpessoal. Dessa forma, mudanças benéficas ocorrem no comportamento dos alunos, que favorecem de maneira significativa a aprendizagem de inglês
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T21:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz. Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387
identifier_str_mv Nogueira, Rosimeire Nery de Queiroz. Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29387/1/ROSIMEIRE%20NERY%20DE%20QUEIROZ%20NOGUEIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29387/2/ROSIMEIRE%20NERY%20DE%20QUEIROZ%20NOGUEIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29387/3/ROSIMEIRE%20NERY%20DE%20QUEIROZ%20NOGUEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv caa01ae612644d654aca3891f742a2c5
0c37f3a5bfd75ebdaf1219763e6d3614
993f7f7706fd288872754f67e8500e87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277993614311424