Atitudes facilitadoras do professor: utopia ou possibilidades no ensino de inglês para crianças?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29387 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar se as atitudes de facilitação de ensino aprendizagem propostas por Rogers (1969) representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças de faixa etária entre 9 e 10 anos, do 4º ano do ciclo intermediário, em uma escola da rede pública municipal. O referencial teórico norteador desta pesquisa apoia-se nos conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa e Atitudes Facilitadoras do professor cujo precursor foi o psicólogo americano Carl Rogers (1969/2012). No que diz respeito ao contexto de ensino aprendizagem de inglês, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Duarte (1996/2010) que discute amplamente essa teoria e as implicações de um novo fazer nas relações entre professor e aluno. Além desses autores, o estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira – PCN-LE (Brasil, 1998) e Orientações Curriculares de Inglês da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2007). Quando o professor passa a refletir sobre suas ações levando em conta pressupostos teóricos, alguns questionamentos emergem, daí a relevância deste presente estudo que investiga os efeitos do uso das atitudes facilitadoras propostas por Rogers (1969) e se essas atitudes facilitadoras, representam utopia ou possibilidades nas aulas de inglês com crianças. Este estudo está inserido no paradigma qualitativo interpretativista e foi concretizado por meio do uso de diários reflexivos na coleta de dados. Os resultados revelam que um novo fazer, com a implementação das referidas atitudes, representam possibilidades concretas de transformação que promovem o relacionamento interpessoal. Dessa forma, mudanças benéficas ocorrem no comportamento dos alunos, que favorecem de maneira significativa a aprendizagem de inglês |
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