Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuin, Silene
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120
Resumo: Pontificia Universidade de São Paulo
id PUC_SP-1_4de04b55faff0a911d6a0066ea154ba3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10120
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779750J6Kuin, Silene2016-04-27T14:32:27Z2005-05-242005-06-01Kuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120Pontificia Universidade de São PauloEsta pesquisa se preocupa em identificar as condições favoráveis para a apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação TIC em uma escola pública da rede estadual de ensino este estudo se justifica na medida em que essa apropriação não acontece na maioria das escolas embora haja um forte desejo da comunidade escolar para ter acesso a essa tecnologia e também a demanda sempre crescente de uma sociedade que cada vez mais se estrutura e se movimenta em rede a hipótese inicialmente encontrada centrava-se no grande número de professores capacitados para utilizar as TIC em situações de ensino e aprendizagem com os alunos a análise qualitativa dos dados mostrou que outros índices compunham essa condição singular favorável na escola como é o caso do sonho de acesso à tecnologia construído coletivamente o envolvimento da comunidade e o papel dos gestores a contribuição maior desta pesquisa centra-se no fato de apurar os índices indiretos como o sonho e o sentido da tecnologia para a comunidade que impulsionaram a escola rumo a apropriação das TIC e os diretos mergulhados totalmente no dia-a-dia da escola nas dimensões administrativa e pedagógica que agem de forma indissociável para realizar os anseios da comunidade escolar quando a gestão é democrática no que se refere especificamente às TIC os projetos realizados pela escola e analisados aqui mostram que para fazer sentido para alunos professores e gestores e alavancarem experiências inovadoras elas precisam estar a serviço de projetos que os instiguem a buscar respostas para o que os intriga dessa forma a tecnologia pode colaborar para emancipar as pessoas não pelo acesso ao mundo de informação que possibilita mas pelo trajeto construtivo com que os sentidos podem ser atribuídos a ela no fazer pedagógicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22182/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoinformática educacionalinclusão digitaltecnologias na educaçãotecnologias de informação e comunicação na educação TICformação docentegestão educacional com TICnovas tecnologias na escola públicaEscolas - Tecnologia da informaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALCondições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.txtMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.txtExtracted texttext/plain338668https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/3/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.txtec702149b937da907d7844ec7172d499MD53ORIGINALMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdfapplication/pdf1447377https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/1/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdfff3c5ba402d7d1ce8d360fbfc553edf2MD51THUMBNAILMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.jpgMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3521https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/2/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpg707b99238e78400982efaa6f2c2d8de1MD52handle/101202023-06-15 11:32:13.658oai:repositorio.pucsp.br:handle/10120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-15T14:32:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
title Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
spellingShingle Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
Kuin, Silene
informática educacional
inclusão digital
tecnologias na educação
tecnologias de informação e comunicação na educação TIC
formação docente
gestão educacional com TIC
novas tecnologias na escola pública
Escolas - Tecnologia da informação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
title_full Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
title_fullStr Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
title_full_unstemmed Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
title_sort Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
author Kuin, Silene
author_facet Kuin, Silene
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779750J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuin, Silene
contributor_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv informática educacional
inclusão digital
tecnologias na educação
tecnologias de informação e comunicação na educação TIC
formação docente
gestão educacional com TIC
novas tecnologias na escola pública
Escolas - Tecnologia da informação
topic informática educacional
inclusão digital
tecnologias na educação
tecnologias de informação e comunicação na educação TIC
formação docente
gestão educacional com TIC
novas tecnologias na escola pública
Escolas - Tecnologia da informação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Pontificia Universidade de São Paulo
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-05-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Kuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120
identifier_str_mv Kuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/3/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/1/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/2/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec702149b937da907d7844ec7172d499
ff3c5ba402d7d1ce8d360fbfc553edf2
707b99238e78400982efaa6f2c2d8de1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277976332730368