Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120 |
Resumo: | Pontificia Universidade de São Paulo |
id |
PUC_SP-1_4de04b55faff0a911d6a0066ea154ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10120 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779750J6Kuin, Silene2016-04-27T14:32:27Z2005-05-242005-06-01Kuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120Pontificia Universidade de São PauloEsta pesquisa se preocupa em identificar as condições favoráveis para a apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação TIC em uma escola pública da rede estadual de ensino este estudo se justifica na medida em que essa apropriação não acontece na maioria das escolas embora haja um forte desejo da comunidade escolar para ter acesso a essa tecnologia e também a demanda sempre crescente de uma sociedade que cada vez mais se estrutura e se movimenta em rede a hipótese inicialmente encontrada centrava-se no grande número de professores capacitados para utilizar as TIC em situações de ensino e aprendizagem com os alunos a análise qualitativa dos dados mostrou que outros índices compunham essa condição singular favorável na escola como é o caso do sonho de acesso à tecnologia construído coletivamente o envolvimento da comunidade e o papel dos gestores a contribuição maior desta pesquisa centra-se no fato de apurar os índices indiretos como o sonho e o sentido da tecnologia para a comunidade que impulsionaram a escola rumo a apropriação das TIC e os diretos mergulhados totalmente no dia-a-dia da escola nas dimensões administrativa e pedagógica que agem de forma indissociável para realizar os anseios da comunidade escolar quando a gestão é democrática no que se refere especificamente às TIC os projetos realizados pela escola e analisados aqui mostram que para fazer sentido para alunos professores e gestores e alavancarem experiências inovadoras elas precisam estar a serviço de projetos que os instiguem a buscar respostas para o que os intriga dessa forma a tecnologia pode colaborar para emancipar as pessoas não pelo acesso ao mundo de informação que possibilita mas pelo trajeto construtivo com que os sentidos podem ser atribuídos a ela no fazer pedagógicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22182/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoinformática educacionalinclusão digitaltecnologias na educaçãotecnologias de informação e comunicação na educação TICformação docentegestão educacional com TICnovas tecnologias na escola públicaEscolas - Tecnologia da informaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALCondições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.txtMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.txtExtracted texttext/plain338668https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/3/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.txtec702149b937da907d7844ec7172d499MD53ORIGINALMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdfapplication/pdf1447377https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/1/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdfff3c5ba402d7d1ce8d360fbfc553edf2MD51THUMBNAILMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.jpgMicrosoft Word - VERSAODIGITAL2b.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3521https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/2/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpg707b99238e78400982efaa6f2c2d8de1MD52handle/101202023-06-15 11:32:13.658oai:repositorio.pucsp.br:handle/10120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-15T14:32:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
title |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
spellingShingle |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola Kuin, Silene informática educacional inclusão digital tecnologias na educação tecnologias de informação e comunicação na educação TIC formação docente gestão educacional com TIC novas tecnologias na escola pública Escolas - Tecnologia da informação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
title_full |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
title_fullStr |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
title_full_unstemmed |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
title_sort |
Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola |
author |
Kuin, Silene |
author_facet |
Kuin, Silene |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779750J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuin, Silene |
contributor_str_mv |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
informática educacional inclusão digital tecnologias na educação tecnologias de informação e comunicação na educação TIC formação docente gestão educacional com TIC novas tecnologias na escola pública Escolas - Tecnologia da informação |
topic |
informática educacional inclusão digital tecnologias na educação tecnologias de informação e comunicação na educação TIC formação docente gestão educacional com TIC novas tecnologias na escola pública Escolas - Tecnologia da informação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Pontificia Universidade de São Paulo |
publishDate |
2005 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-05-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Kuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120 |
identifier_str_mv |
Kuin, Silene. Condições favoráveis para a apropriação de tecnologias de informação e comunicação na escola. 2005. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/3/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/1/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10120/2/Microsoft%20Word%20-%20VERSAODIGITAL2b.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec702149b937da907d7844ec7172d499 ff3c5ba402d7d1ce8d360fbfc553edf2 707b99238e78400982efaa6f2c2d8de1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277976332730368 |