Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Carlos Adriano Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230
Resumo: O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.
id UFPR-4_409acf7341bd5b4e39c375a7dcb1459d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/48230
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométricaEducação; Avaliação EducacionalTecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional.EducaçãoO avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Andriola, Wagner BandeiraGomes, Carlos Adriano Santos2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-2881984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/31749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/32725Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:44:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/48230Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:44:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
title Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
spellingShingle Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
Andriola, Wagner Bandeira
Educação; Avaliação Educacional
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional.
Educação
title_short Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
title_full Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
title_fullStr Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
title_full_unstemmed Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
title_sort Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
author Andriola, Wagner Bandeira
author_facet Andriola, Wagner Bandeira
Gomes, Carlos Adriano Santos
author_role author
author2 Gomes, Carlos Adriano Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriola, Wagner Bandeira
Gomes, Carlos Adriano Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Avaliação Educacional
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional.
Educação
topic Educação; Avaliação Educacional
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional.
Educação
description O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/31749
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/32725
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895953866752