Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230 |
Resumo: | O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais. |
id |
UFPR-4_409acf7341bd5b4e39c375a7dcb1459d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/48230 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométricaEducação; Avaliação EducacionalTecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional.EducaçãoO avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Andriola, Wagner BandeiraGomes, Carlos Adriano Santos2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-2881984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/31749https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/32725Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:44:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/48230Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:44:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
title |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
spellingShingle |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica Andriola, Wagner Bandeira Educação; Avaliação Educacional Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional. Educação |
title_short |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
title_full |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
title_fullStr |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
title_full_unstemmed |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
title_sort |
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica |
author |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_facet |
Andriola, Wagner Bandeira Gomes, Carlos Adriano Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Carlos Adriano Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriola, Wagner Bandeira Gomes, Carlos Adriano Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Avaliação Educacional Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional. Educação |
topic |
Educação; Avaliação Educacional Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Avaliação de Programas Sociais; Tecnologia Educacional. Educação |
description |
O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/31749 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230/32725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288 Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288 Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 267-288 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895953866752 |