A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Érica Giane Poloni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984
Resumo: Neste trabalho, cujo tema é a Sequência Didática no Ensino da Língua Materna, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, investigamos se a proposta tem sido utilizada pelos pedagogos, profissionais que atuam nas primeiras séries. Esse trabalho justifica-se porque há ainda hoje grande ênfase no ensino compartimentalizado das unidades da língua – ortografia, sintaxe, classes gramaticais, textos etc., o que acreditamos ser um dos fatores que ocasionam lacunas no que se refere ao ensino da Língua. Fundamentamo-nos nas vertentes teóricas e metodológicas nos concedidas pelos linguistas franceses Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz que nos apresentam a Sequência Didática, outra concepção de ensino, onde diferentes unidades devem ser trabalhadas de maneira integrada para se alcançar um único objetivo: o domínio da pratica discursiva em questão. Pesquisamos como a Sequência Didática é trabalhada dentro das salas de aula. Para tanto confrontamos e analisamos livros didáticos, apostilas e materiais elaborados pelos próprios professores, materiais que carregam o termo “Sequência Didática”, em busca de evidenciarmos se há coerência ou distorção no que tange suas finalidades. Os resultados obtidos mostraram que muitas concepções sobre Sequência Didática estão a quem do que realmente se espera. Constatamos que, às vezes, não há equivalência entre os estudos linguísticos e os materiais didáticos, consequentemente os professores das séries iniciais postulam também diferentes posições
id PUC_SP-1_55ab0472342d60beb543ca911ea8b00a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33984
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Franco, Maria Ignez Salgado de MelloGodoy, Érica Giane Poloni2023-07-05T19:26:43Z2023-07-05T19:26:43Z2014-07-21Godoy, Érica Giane Poloni. A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984Neste trabalho, cujo tema é a Sequência Didática no Ensino da Língua Materna, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, investigamos se a proposta tem sido utilizada pelos pedagogos, profissionais que atuam nas primeiras séries. Esse trabalho justifica-se porque há ainda hoje grande ênfase no ensino compartimentalizado das unidades da língua – ortografia, sintaxe, classes gramaticais, textos etc., o que acreditamos ser um dos fatores que ocasionam lacunas no que se refere ao ensino da Língua. Fundamentamo-nos nas vertentes teóricas e metodológicas nos concedidas pelos linguistas franceses Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz que nos apresentam a Sequência Didática, outra concepção de ensino, onde diferentes unidades devem ser trabalhadas de maneira integrada para se alcançar um único objetivo: o domínio da pratica discursiva em questão. Pesquisamos como a Sequência Didática é trabalhada dentro das salas de aula. Para tanto confrontamos e analisamos livros didáticos, apostilas e materiais elaborados pelos próprios professores, materiais que carregam o termo “Sequência Didática”, em busca de evidenciarmos se há coerência ou distorção no que tange suas finalidades. Os resultados obtidos mostraram que muitas concepções sobre Sequência Didática estão a quem do que realmente se espera. Constatamos que, às vezes, não há equivalência entre os estudos linguísticos e os materiais didáticos, consequentemente os professores das séries iniciais postulam também diferentes posiçõesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsinoSequência didáticaLíngua portuguesaA sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamentainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALÉrica Giane Poloni Godoy.pdfapplication/pdf1555726https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/1/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdff2bd49950c1be2ddfa83c1ae09cb7cc6MD51TEXTÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.txtÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.txtExtracted texttext/plain135923https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/2/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.txt9aaa8866e3f7f6b6ca80978d3c4a5f67MD52THUMBNAILÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.jpgÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/3/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.jpg295883a0edd204a92037b3aec565edb8MD53handle/339842023-07-06 01:14:51.471oai:repositorio.pucsp.br:handle/33984Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
title A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
spellingShingle A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
Godoy, Érica Giane Poloni
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino
Sequência didática
Língua portuguesa
title_short A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
title_full A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
title_fullStr A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
title_full_unstemmed A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
title_sort A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
author Godoy, Érica Giane Poloni
author_facet Godoy, Érica Giane Poloni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Maria Ignez Salgado de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Érica Giane Poloni
contributor_str_mv Franco, Maria Ignez Salgado de Mello
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino
Sequência didática
Língua portuguesa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Sequência didática
Língua portuguesa
description Neste trabalho, cujo tema é a Sequência Didática no Ensino da Língua Materna, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, investigamos se a proposta tem sido utilizada pelos pedagogos, profissionais que atuam nas primeiras séries. Esse trabalho justifica-se porque há ainda hoje grande ênfase no ensino compartimentalizado das unidades da língua – ortografia, sintaxe, classes gramaticais, textos etc., o que acreditamos ser um dos fatores que ocasionam lacunas no que se refere ao ensino da Língua. Fundamentamo-nos nas vertentes teóricas e metodológicas nos concedidas pelos linguistas franceses Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz que nos apresentam a Sequência Didática, outra concepção de ensino, onde diferentes unidades devem ser trabalhadas de maneira integrada para se alcançar um único objetivo: o domínio da pratica discursiva em questão. Pesquisamos como a Sequência Didática é trabalhada dentro das salas de aula. Para tanto confrontamos e analisamos livros didáticos, apostilas e materiais elaborados pelos próprios professores, materiais que carregam o termo “Sequência Didática”, em busca de evidenciarmos se há coerência ou distorção no que tange suas finalidades. Os resultados obtidos mostraram que muitas concepções sobre Sequência Didática estão a quem do que realmente se espera. Constatamos que, às vezes, não há equivalência entre os estudos linguísticos e os materiais didáticos, consequentemente os professores das séries iniciais postulam também diferentes posições
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Godoy, Érica Giane Poloni. A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984
identifier_str_mv Godoy, Érica Giane Poloni. A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/1/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/2/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/3/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f2bd49950c1be2ddfa83c1ae09cb7cc6
9aaa8866e3f7f6b6ca80978d3c4a5f67
295883a0edd204a92037b3aec565edb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796109094158336