A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984 |
Resumo: | Neste trabalho, cujo tema é a Sequência Didática no Ensino da Língua Materna, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, investigamos se a proposta tem sido utilizada pelos pedagogos, profissionais que atuam nas primeiras séries. Esse trabalho justifica-se porque há ainda hoje grande ênfase no ensino compartimentalizado das unidades da língua – ortografia, sintaxe, classes gramaticais, textos etc., o que acreditamos ser um dos fatores que ocasionam lacunas no que se refere ao ensino da Língua. Fundamentamo-nos nas vertentes teóricas e metodológicas nos concedidas pelos linguistas franceses Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz que nos apresentam a Sequência Didática, outra concepção de ensino, onde diferentes unidades devem ser trabalhadas de maneira integrada para se alcançar um único objetivo: o domínio da pratica discursiva em questão. Pesquisamos como a Sequência Didática é trabalhada dentro das salas de aula. Para tanto confrontamos e analisamos livros didáticos, apostilas e materiais elaborados pelos próprios professores, materiais que carregam o termo “Sequência Didática”, em busca de evidenciarmos se há coerência ou distorção no que tange suas finalidades. Os resultados obtidos mostraram que muitas concepções sobre Sequência Didática estão a quem do que realmente se espera. Constatamos que, às vezes, não há equivalência entre os estudos linguísticos e os materiais didáticos, consequentemente os professores das séries iniciais postulam também diferentes posições |
id |
PUC_SP-1_55ab0472342d60beb543ca911ea8b00a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33984 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Franco, Maria Ignez Salgado de MelloGodoy, Érica Giane Poloni2023-07-05T19:26:43Z2023-07-05T19:26:43Z2014-07-21Godoy, Érica Giane Poloni. A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984Neste trabalho, cujo tema é a Sequência Didática no Ensino da Língua Materna, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, investigamos se a proposta tem sido utilizada pelos pedagogos, profissionais que atuam nas primeiras séries. Esse trabalho justifica-se porque há ainda hoje grande ênfase no ensino compartimentalizado das unidades da língua – ortografia, sintaxe, classes gramaticais, textos etc., o que acreditamos ser um dos fatores que ocasionam lacunas no que se refere ao ensino da Língua. Fundamentamo-nos nas vertentes teóricas e metodológicas nos concedidas pelos linguistas franceses Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz que nos apresentam a Sequência Didática, outra concepção de ensino, onde diferentes unidades devem ser trabalhadas de maneira integrada para se alcançar um único objetivo: o domínio da pratica discursiva em questão. Pesquisamos como a Sequência Didática é trabalhada dentro das salas de aula. Para tanto confrontamos e analisamos livros didáticos, apostilas e materiais elaborados pelos próprios professores, materiais que carregam o termo “Sequência Didática”, em busca de evidenciarmos se há coerência ou distorção no que tange suas finalidades. Os resultados obtidos mostraram que muitas concepções sobre Sequência Didática estão a quem do que realmente se espera. Constatamos que, às vezes, não há equivalência entre os estudos linguísticos e os materiais didáticos, consequentemente os professores das séries iniciais postulam também diferentes posiçõesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsinoSequência didáticaLíngua portuguesaA sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamentainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALÉrica Giane Poloni Godoy.pdfapplication/pdf1555726https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/1/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdff2bd49950c1be2ddfa83c1ae09cb7cc6MD51TEXTÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.txtÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.txtExtracted texttext/plain135923https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/2/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.txt9aaa8866e3f7f6b6ca80978d3c4a5f67MD52THUMBNAILÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.jpgÉrica Giane Poloni Godoy.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/3/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.jpg295883a0edd204a92037b3aec565edb8MD53handle/339842023-07-06 01:14:51.471oai:repositorio.pucsp.br:handle/33984Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
title |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
spellingShingle |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta Godoy, Érica Giane Poloni CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino Sequência didática Língua portuguesa |
title_short |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
title_full |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
title_fullStr |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
title_full_unstemmed |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
title_sort |
A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta |
author |
Godoy, Érica Giane Poloni |
author_facet |
Godoy, Érica Giane Poloni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Maria Ignez Salgado de Mello |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Érica Giane Poloni |
contributor_str_mv |
Franco, Maria Ignez Salgado de Mello |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino Sequência didática Língua portuguesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Sequência didática Língua portuguesa |
description |
Neste trabalho, cujo tema é a Sequência Didática no Ensino da Língua Materna, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, investigamos se a proposta tem sido utilizada pelos pedagogos, profissionais que atuam nas primeiras séries. Esse trabalho justifica-se porque há ainda hoje grande ênfase no ensino compartimentalizado das unidades da língua – ortografia, sintaxe, classes gramaticais, textos etc., o que acreditamos ser um dos fatores que ocasionam lacunas no que se refere ao ensino da Língua. Fundamentamo-nos nas vertentes teóricas e metodológicas nos concedidas pelos linguistas franceses Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz que nos apresentam a Sequência Didática, outra concepção de ensino, onde diferentes unidades devem ser trabalhadas de maneira integrada para se alcançar um único objetivo: o domínio da pratica discursiva em questão. Pesquisamos como a Sequência Didática é trabalhada dentro das salas de aula. Para tanto confrontamos e analisamos livros didáticos, apostilas e materiais elaborados pelos próprios professores, materiais que carregam o termo “Sequência Didática”, em busca de evidenciarmos se há coerência ou distorção no que tange suas finalidades. Os resultados obtidos mostraram que muitas concepções sobre Sequência Didática estão a quem do que realmente se espera. Constatamos que, às vezes, não há equivalência entre os estudos linguísticos e os materiais didáticos, consequentemente os professores das séries iniciais postulam também diferentes posições |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Godoy, Érica Giane Poloni. A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984 |
identifier_str_mv |
Godoy, Érica Giane Poloni. A sequência didática no ensino da língua materna nas séries iniciais do ensino fundamenta. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/1/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/2/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33984/3/%c3%89rica%20Giane%20Poloni%20Godoy.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f2bd49950c1be2ddfa83c1ae09cb7cc6 9aaa8866e3f7f6b6ca80978d3c4a5f67 295883a0edd204a92037b3aec565edb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277887162875904 |