Reflexões sobre o papel do professor no processo de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cendo, Ristiane Akemi Contreras
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27085
Resumo: Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o índice de inclusão de pessoas com deficiência em classes regulares passou de 69,1% em 2009 para 90,9% em 2017. Com o crescimento do número de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas, torna-se relevante aprofundar e analisar o quanto o modelo escolar atual está adequado às novas demandas e realidade. Como incluir todos os alunos? Qual papel dos professores, familiares e profissionais? O que é afinal, inclusão escolar? Com o objetivo de tentar responder a essas questões, este estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos e aspectos históricos sobre a inclusão escolar, a importância da formação dos professores, o papel da família e da rede de apoio e possíveis caminhos para a inclusão escolar. Além disso, apresenta dados coletados na pesquisa sobre inclusão escolar e a formação dos professores. O presente estudo orientou-se para uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de questionário on-line com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apresentados foram que, apesar da maioria das professoras não terem formação e não realizar cursos sobre o tema, 77,8 afirmaram já terem alunos com alguma deficiência em sua sala de aula, o que demonstra a necessidade de se garantir uma formação adequada dos profissionais para a garantia de uma educação de qualidade para todos. Quando questionadas sobre os maiores desafios para uma aula inclusiva, todas, 100 apontaram que o conhecimento/formação é o maior desafio. Conclui-se, portanto, que apesar dos mais de trinta anos desde o início das leis voltadas para a educação inclusiva, grande parte dos professores ainda não está ou não se sente preparado para efetivar a inclusão escolar. É necessário destacar que não é apenas o professor que deve buscar essa formação, mas a sociedade como um todo, pois todos são parte do processo de inclusão social e não só da escolar escolar
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