Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Isabela Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632
Resumo: This project aims to discuss the role of narrative videogames in the construction of the current dystopic imaginary, as well as its potential as a tool in the development of critical thinking. To do so, three dystopic narrative games were selected: BioShock, Fallout and The Last of Us. First, the project briefly presents the situation of the discussion of games as a field of study. After that, it analyses the selected games. It relates the dystopia in BioShock with Ayn Rand’s objectivism and its association with neoliberal principals. Then, it presents the dystopia in Fallout, and proposes a correlation with Mark Fisher’s concept of capitalist realism. Finally, the project analyses the dystopia in The Last of Us, presenting its parallels with the current context. The research results make evident the need for expanding the efforts around the discussion of videogames as objects with potential for criticism
id PUC_SP-1_57fce2725b75025075cb076eae4b73f1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32632
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Trivinho, Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/0202215328828014http://lattes.cnpq.br/6444356430395967Salomão, Isabela Rodrigues2023-06-01T18:09:26Z2023-06-01T18:09:26Z2023-02-06Salomão, Isabela Rodrigues. Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632This project aims to discuss the role of narrative videogames in the construction of the current dystopic imaginary, as well as its potential as a tool in the development of critical thinking. To do so, three dystopic narrative games were selected: BioShock, Fallout and The Last of Us. First, the project briefly presents the situation of the discussion of games as a field of study. After that, it analyses the selected games. It relates the dystopia in BioShock with Ayn Rand’s objectivism and its association with neoliberal principals. Then, it presents the dystopia in Fallout, and proposes a correlation with Mark Fisher’s concept of capitalist realism. Finally, the project analyses the dystopia in The Last of Us, presenting its parallels with the current context. The research results make evident the need for expanding the efforts around the discussion of videogames as objects with potential for criticismO presente trabalho tem como objetivo discutir o papel dos videogames narrativos na construção do imaginário distópico contemporâneo, bem como seu potencial como ferramenta no desenvolvimento do pensamento crítico. Para tanto, foram selecionados os jogos narrativos de temática distópica: BioShock, Fallout e The Last of Us. Num primeiro momento, faz-se breve apresentação da situação da discussão dos games como campo de estudo. Na sequência, procede-se a uma análise dos jogos selecionados. Relaciona-se a distopia apresentada em BioShock com o objetivismo de Ayn Rand e sua associação com os fundamentos do neoliberalismo. Depois, apresenta-se a distopia de Fallout, propondo uma correlação com o conceito de realismo capitalista proposto por Mark Fisher. Finalmente, realiza-se a análise da distopia presente em The Last of Us, de modo a apontar paralelos com o contexto atual. Os resultados da pesquisa tornam evidente a necessidade de ampliação dos esforços em torno da discussão dos games como objetos de potencial críticoConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODistopiaVideogamesNarrativaBioShockFalloutThe Last of UsDystopiaVideogamesNarrativeBioShockFalloutThe Last of UsDistopia nos games: narrativas digitais e o pensamento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIsabela Rodrigues Salomão.pdfapplication/pdf3353576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/1/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdfb365817fd4c091ce6ed2695e19dd2756MD51TEXTIsabela Rodrigues Salomão.pdf.txtIsabela Rodrigues Salomão.pdf.txtExtracted texttext/plain141217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/2/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.txtf97f2ee4f1fd81553b1648284cbaf38eMD52THUMBNAILIsabela Rodrigues Salomão.pdf.jpgIsabela Rodrigues Salomão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/3/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.jpge5b75bed22912e0ebcfef31d910814daMD53handle/326322023-09-29 10:40:02.378oai:repositorio.pucsp.br:handle/32632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-29T13:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
title Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
spellingShingle Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
Salomão, Isabela Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Distopia
Videogames
Narrativa
BioShock
Fallout
The Last of Us
Dystopia
Videogames
Narrative
BioShock
Fallout
The Last of Us
title_short Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
title_full Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
title_fullStr Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
title_full_unstemmed Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
title_sort Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
author Salomão, Isabela Rodrigues
author_facet Salomão, Isabela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trivinho, Eugênio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0202215328828014
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6444356430395967
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Isabela Rodrigues
contributor_str_mv Trivinho, Eugênio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Distopia
Videogames
Narrativa
BioShock
Fallout
The Last of Us
Dystopia
Videogames
Narrative
BioShock
Fallout
The Last of Us
dc.subject.por.fl_str_mv Distopia
Videogames
Narrativa
BioShock
Fallout
The Last of Us
dc.subject.eng.fl_str_mv Dystopia
Videogames
Narrative
BioShock
Fallout
The Last of Us
description This project aims to discuss the role of narrative videogames in the construction of the current dystopic imaginary, as well as its potential as a tool in the development of critical thinking. To do so, three dystopic narrative games were selected: BioShock, Fallout and The Last of Us. First, the project briefly presents the situation of the discussion of games as a field of study. After that, it analyses the selected games. It relates the dystopia in BioShock with Ayn Rand’s objectivism and its association with neoliberal principals. Then, it presents the dystopia in Fallout, and proposes a correlation with Mark Fisher’s concept of capitalist realism. Finally, the project analyses the dystopia in The Last of Us, presenting its parallels with the current context. The research results make evident the need for expanding the efforts around the discussion of videogames as objects with potential for criticism
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T18:09:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-01T18:09:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Salomão, Isabela Rodrigues. Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632
identifier_str_mv Salomão, Isabela Rodrigues. Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/1/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/2/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/3/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b365817fd4c091ce6ed2695e19dd2756
f97f2ee4f1fd81553b1648284cbaf38e
e5b75bed22912e0ebcfef31d910814da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278002807177216