Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632 |
Resumo: | This project aims to discuss the role of narrative videogames in the construction of the current dystopic imaginary, as well as its potential as a tool in the development of critical thinking. To do so, three dystopic narrative games were selected: BioShock, Fallout and The Last of Us. First, the project briefly presents the situation of the discussion of games as a field of study. After that, it analyses the selected games. It relates the dystopia in BioShock with Ayn Rand’s objectivism and its association with neoliberal principals. Then, it presents the dystopia in Fallout, and proposes a correlation with Mark Fisher’s concept of capitalist realism. Finally, the project analyses the dystopia in The Last of Us, presenting its parallels with the current context. The research results make evident the need for expanding the efforts around the discussion of videogames as objects with potential for criticism |
id |
PUC_SP-1_57fce2725b75025075cb076eae4b73f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/32632 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Trivinho, Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/0202215328828014http://lattes.cnpq.br/6444356430395967Salomão, Isabela Rodrigues2023-06-01T18:09:26Z2023-06-01T18:09:26Z2023-02-06Salomão, Isabela Rodrigues. Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632This project aims to discuss the role of narrative videogames in the construction of the current dystopic imaginary, as well as its potential as a tool in the development of critical thinking. To do so, three dystopic narrative games were selected: BioShock, Fallout and The Last of Us. First, the project briefly presents the situation of the discussion of games as a field of study. After that, it analyses the selected games. It relates the dystopia in BioShock with Ayn Rand’s objectivism and its association with neoliberal principals. Then, it presents the dystopia in Fallout, and proposes a correlation with Mark Fisher’s concept of capitalist realism. Finally, the project analyses the dystopia in The Last of Us, presenting its parallels with the current context. The research results make evident the need for expanding the efforts around the discussion of videogames as objects with potential for criticismO presente trabalho tem como objetivo discutir o papel dos videogames narrativos na construção do imaginário distópico contemporâneo, bem como seu potencial como ferramenta no desenvolvimento do pensamento crítico. Para tanto, foram selecionados os jogos narrativos de temática distópica: BioShock, Fallout e The Last of Us. Num primeiro momento, faz-se breve apresentação da situação da discussão dos games como campo de estudo. Na sequência, procede-se a uma análise dos jogos selecionados. Relaciona-se a distopia apresentada em BioShock com o objetivismo de Ayn Rand e sua associação com os fundamentos do neoliberalismo. Depois, apresenta-se a distopia de Fallout, propondo uma correlação com o conceito de realismo capitalista proposto por Mark Fisher. Finalmente, realiza-se a análise da distopia presente em The Last of Us, de modo a apontar paralelos com o contexto atual. Os resultados da pesquisa tornam evidente a necessidade de ampliação dos esforços em torno da discussão dos games como objetos de potencial críticoConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODistopiaVideogamesNarrativaBioShockFalloutThe Last of UsDystopiaVideogamesNarrativeBioShockFalloutThe Last of UsDistopia nos games: narrativas digitais e o pensamento críticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALIsabela Rodrigues Salomão.pdfapplication/pdf3353576https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/1/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdfb365817fd4c091ce6ed2695e19dd2756MD51TEXTIsabela Rodrigues Salomão.pdf.txtIsabela Rodrigues Salomão.pdf.txtExtracted texttext/plain141217https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/2/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.txtf97f2ee4f1fd81553b1648284cbaf38eMD52THUMBNAILIsabela Rodrigues Salomão.pdf.jpgIsabela Rodrigues Salomão.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/3/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.jpge5b75bed22912e0ebcfef31d910814daMD53handle/326322023-09-29 10:40:02.378oai:repositorio.pucsp.br:handle/32632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-29T13:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
title |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
spellingShingle |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico Salomão, Isabela Rodrigues CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Distopia Videogames Narrativa BioShock Fallout The Last of Us Dystopia Videogames Narrative BioShock Fallout The Last of Us |
title_short |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
title_full |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
title_fullStr |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
title_full_unstemmed |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
title_sort |
Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico |
author |
Salomão, Isabela Rodrigues |
author_facet |
Salomão, Isabela Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trivinho, Eugênio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0202215328828014 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6444356430395967 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Isabela Rodrigues |
contributor_str_mv |
Trivinho, Eugênio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Distopia Videogames Narrativa BioShock Fallout The Last of Us Dystopia Videogames Narrative BioShock Fallout The Last of Us |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distopia Videogames Narrativa BioShock Fallout The Last of Us |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dystopia Videogames Narrative BioShock Fallout The Last of Us |
description |
This project aims to discuss the role of narrative videogames in the construction of the current dystopic imaginary, as well as its potential as a tool in the development of critical thinking. To do so, three dystopic narrative games were selected: BioShock, Fallout and The Last of Us. First, the project briefly presents the situation of the discussion of games as a field of study. After that, it analyses the selected games. It relates the dystopia in BioShock with Ayn Rand’s objectivism and its association with neoliberal principals. Then, it presents the dystopia in Fallout, and proposes a correlation with Mark Fisher’s concept of capitalist realism. Finally, the project analyses the dystopia in The Last of Us, presenting its parallels with the current context. The research results make evident the need for expanding the efforts around the discussion of videogames as objects with potential for criticism |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-01T18:09:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-01T18:09:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Salomão, Isabela Rodrigues. Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632 |
identifier_str_mv |
Salomão, Isabela Rodrigues. Distopia nos games: narrativas digitais e o pensamento crítico. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/1/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/2/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32632/3/Isabela%20Rodrigues%20Salom%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b365817fd4c091ce6ed2695e19dd2756 f97f2ee4f1fd81553b1648284cbaf38e e5b75bed22912e0ebcfef31d910814da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278002807177216 |