O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Marcio Welker
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11459
Resumo: This present research refers to a case study from the teaching speech on its practice, and not because of the observation of this, and aims to recognize as the professional knowledge of the mathematics teacher influences the approach of the probability in his classes. For this we compiled our theoretical picture from a bibliographic review, which contains the dissertations, theses, books and articles more closely related to our research. We used as a diagnostic tool semi-structured interviews that allowed to deep our questions in a process involving the dialogical. For the choice of six teachers subject of our research, we use the facts they have attended full degree in mathematics, are formed by the same educational institution in the period from 1998 to 2002 and have obtained formation as much in the discipline Probability as in the discipline Statistics, with the same teachers. Such criteria were used to construct a data set, in order to the control variables were well identified. In our results we could observe that the teaching of probability, characterized by a deterministic view of mathematics (formal approach) becomes an obstacle since it develops in different perspectives dialectically linked. Limit it to a single approach doesn't contribute to the acquisition of a way of thinking different from the logic dichotomous of yes/no, in which dominates the doubt, middle field where the probability operates
id PUC_SP-1_5997532cadb49aa26792c8ffbd52cdba
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11459
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219994H8Corrêa, Marcio Welker2016-04-27T16:59:05Z2010-07-262010-05-12Corrêa, Marcio Welker. O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11459This present research refers to a case study from the teaching speech on its practice, and not because of the observation of this, and aims to recognize as the professional knowledge of the mathematics teacher influences the approach of the probability in his classes. For this we compiled our theoretical picture from a bibliographic review, which contains the dissertations, theses, books and articles more closely related to our research. We used as a diagnostic tool semi-structured interviews that allowed to deep our questions in a process involving the dialogical. For the choice of six teachers subject of our research, we use the facts they have attended full degree in mathematics, are formed by the same educational institution in the period from 1998 to 2002 and have obtained formation as much in the discipline Probability as in the discipline Statistics, with the same teachers. Such criteria were used to construct a data set, in order to the control variables were well identified. In our results we could observe that the teaching of probability, characterized by a deterministic view of mathematics (formal approach) becomes an obstacle since it develops in different perspectives dialectically linked. Limit it to a single approach doesn't contribute to the acquisition of a way of thinking different from the logic dichotomous of yes/no, in which dominates the doubt, middle field where the probability operatesA presente pesquisa refere-se a um estudo de caso que parte do discurso do docente sobre a sua prática e não da observação desta e tem por objetivo reconhecer como o conhecimento profissional do professor de Matemática influencia a abordagem da probabilidade em suas aulas. Para isso compusemos nosso quadro teórico a partir de uma revisão bibliográfica, onde constam as dissertações, teses, livros e artigos que mais se relacionavam à nossa investigação. Utilizamos como instrumento diagnóstico entrevista semiestruturada que possibilitou aprofundar nossos questionamentos em um processo envolvendo a dialogicidade. Para escolha dos seis professores sujeitos da nossa pesquisa, utilizamos os fatos deles terem cursado licenciatura plena em Matemática, serem formados pela mesma Instituição de ensino no período de 1998 a 2002 e terem obtido formação, tanto na disciplina Probabilidade quanto na disciplina Estatística, com os mesmos professores. Tais critérios serviram para a construção de um conjunto de dados, a fim de que as variáveis de controle fossem bem identificadas. Em nossos resultados pudemos observar que o ensino da probabilidade caracterizado por uma visão determinista da Matemática (enfoque formal) torna-se um entrave uma vez que se desenvolve em diferentes perspectivas dialeticamente ligadas. Limitá-lo a uma única abordagem não contribui para aquisição de uma forma de pensar diferente da lógica dicotômica do sim/não, na qual preside incerteza, campo intermediário onde atua a probabilidadeSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23856/Marcio%20Welker%20Correa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEnsino da probabilidadeConhecimento profissionalFormação de professoresMatematica -- Estudo e ensinoProbabilidade -- Estudo e ensinoProfessores de matematica -- Formacao profissionalTeaching of probabilityProfessional knowledgeTeachers formationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcio Welker Correa.pdf.txtMarcio Welker Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain270992https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11459/3/Marcio%20Welker%20Correa.pdf.txt2d77fb07baf471cd9e653f430da52106MD53ORIGINALMarcio Welker Correa.pdfapplication/pdf1133545https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11459/1/Marcio%20Welker%20Correa.pdfc60b7181a1ea6206a16f4b6fcbf811b5MD51THUMBNAILMarcio Welker Correa.pdf.jpgMarcio Welker Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11459/2/Marcio%20Welker%20Correa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114592022-04-27 12:49:48.924oai:repositorio.pucsp.br:handle/11459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:49:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
title O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
spellingShingle O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
Corrêa, Marcio Welker
Ensino da probabilidade
Conhecimento profissional
Formação de professores
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidade -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Teaching of probability
Professional knowledge
Teachers formation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
title_full O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
title_fullStr O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
title_full_unstemmed O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
title_sort O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso
author Corrêa, Marcio Welker
author_facet Corrêa, Marcio Welker
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219994H8
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Marcio Welker
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da probabilidade
Conhecimento profissional
Formação de professores
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidade -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
topic Ensino da probabilidade
Conhecimento profissional
Formação de professores
Matematica -- Estudo e ensino
Probabilidade -- Estudo e ensino
Professores de matematica -- Formacao profissional
Teaching of probability
Professional knowledge
Teachers formation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of probability
Professional knowledge
Teachers formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This present research refers to a case study from the teaching speech on its practice, and not because of the observation of this, and aims to recognize as the professional knowledge of the mathematics teacher influences the approach of the probability in his classes. For this we compiled our theoretical picture from a bibliographic review, which contains the dissertations, theses, books and articles more closely related to our research. We used as a diagnostic tool semi-structured interviews that allowed to deep our questions in a process involving the dialogical. For the choice of six teachers subject of our research, we use the facts they have attended full degree in mathematics, are formed by the same educational institution in the period from 1998 to 2002 and have obtained formation as much in the discipline Probability as in the discipline Statistics, with the same teachers. Such criteria were used to construct a data set, in order to the control variables were well identified. In our results we could observe that the teaching of probability, characterized by a deterministic view of mathematics (formal approach) becomes an obstacle since it develops in different perspectives dialectically linked. Limit it to a single approach doesn't contribute to the acquisition of a way of thinking different from the logic dichotomous of yes/no, in which dominates the doubt, middle field where the probability operates
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Corrêa, Marcio Welker. O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11459
identifier_str_mv Corrêa, Marcio Welker. O conhecimento profissional e a abordagem do ensino da probabilidade: um estudo de caso. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11459/3/Marcio%20Welker%20Correa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11459/1/Marcio%20Welker%20Correa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11459/2/Marcio%20Welker%20Correa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d77fb07baf471cd9e653f430da52106
c60b7181a1ea6206a16f4b6fcbf811b5
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277874961645568