Marketing 3.0 e sua interface com a responsabilidade social corporativa como valor institucional para as organizações e seus stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariza de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35051
Resumo: O presente trabalho busca identificar as contribuições do conceito do marketing 3.0, que insere em seu modelo práticas de responsabilidade social corporativa, possam ser favoráveis tanto na construção da imagem e valor da marca para as organizações, bem como para seus stakeholders. Para avaliar esses temas, o estudo fundamentou-se na análise bibliográfica e exploratória, com o objetivo de ampliar o conhecimento desses conceitos no ambiente empresarial, a fim de que eles possam ser utilizados com maior eficiência na resolução de problemas sociais e ambientais, de modo a gerar diferenciais competitivos para as organizações que os adotam. A pesquisa identificou a nova geração de consumidores e a evolução do pensamento, aspirações e necessidades humanas, aliados ao alto grau do impacto tecnológico, bem como o advento da globalização, como fontes propulsoras na adoção de novos modelos estratégicos. Nesse cenário, produtos e serviços são vistos como commodities, e os consumidores, mais bem informados, demandam abordagens mais colaborativas, e preferem as organizações cujas atividades promovam impactos socioculturais e ambientais positivos. As diretrizes do conceito de marketing 3.0, apontadas na literatura, permeiam na construção do marketing holístico, baseado na construção de valores, e se estende na adoção de estratégias empresariais de responsabilidade social que suscitem a transformação sociocultural e assim atendam aos anseios e necessidades do consumidor consciente, bem como estimulem o envolvimento e aderência de todos os seus stakeholders. Na nova era do marketing 3.0, elencar sustentabilidade social, econômica e ambiental na missão, visão e valores das organizações não é mais mera formalidade, pois os interlocutores vão aderir ou não a marca se esta apresentar autenticidade. Nesse ambiente, as empresas devem agir como cidadãos corporativos, inserir os problemas sociais e ambientais em seus modelos de negócios, oferecer soluções transformadoras e fortalecer seu impacto institucional positivo. A pesquisa revela que adoção dessas práticas resulta no retorno social institucional, que se consolida quando as ações sociais e ambientais da empresa são percebidas e privilegiadas pela sociedade e seu desempenho obtém reconhecimento público. Como conseqüência, a empresa ganha maior visibilidade, potencializa o valor o de sua marca, reforça sua imagem e contribui para a construção de um mundo melhor. O processo de pesquisa se orienta em pressupostos teóricos de autores, com base em estudo exploratório e bibliográfico. As questões apresentadas são, portanto, hipóteses, porém fundamentadas em revisão da literatura, que identifica que a adoção do marketing 3.0 constitui importante ferramenta para qualquer organização e não se trata de um modismo ou instrumento de relações públicas, mas uma conscientização importante que deve estar vinculada à administração estratégica, como um tópico irreversível e contínuo
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Para avaliar esses temas, o estudo fundamentou-se na análise bibliográfica e exploratória, com o objetivo de ampliar o conhecimento desses conceitos no ambiente empresarial, a fim de que eles possam ser utilizados com maior eficiência na resolução de problemas sociais e ambientais, de modo a gerar diferenciais competitivos para as organizações que os adotam. A pesquisa identificou a nova geração de consumidores e a evolução do pensamento, aspirações e necessidades humanas, aliados ao alto grau do impacto tecnológico, bem como o advento da globalização, como fontes propulsoras na adoção de novos modelos estratégicos. Nesse cenário, produtos e serviços são vistos como commodities, e os consumidores, mais bem informados, demandam abordagens mais colaborativas, e preferem as organizações cujas atividades promovam impactos socioculturais e ambientais positivos. 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