Análise das Práticas de Responsabilidade Social Corporativa Sob a Perspectiva do Marketing Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Rúbia Goi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5236
Resumo: A evolução dos debates entorno das obrigações das organizações com seus stakeholders culminou na criação de normas, padrões, programas e iniciativas com foco na disseminação e promoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Diante deste contexto, as empresas passam a demonstrar um grau de maturidade quanto ao desenvolvimento social, pois deixam de lado a filantropia e o assistencialismo, passando a adotar práticas que tragam alguma mudança benéfica para a sociedade. Tais práticas, aliadas à sua estratégia de negócios, geram um diferencial competitivo com relação as empresas que não o fazem ou que estão em um estágio menos avançado de RSC, possibilitando agregar valor social à sua imagem, e, através dela, alcançar a credibilidade e admiração social. O objetivo geral deste estudo é examinar o impacto das práticas de RSC nas estratégias de marketing social de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, como forma de gerar vantagem competitiva. Em relação ao método, trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e pesquisa de campo; foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três técnicos administrativos e dois docentes da instituição de ensino, de modo que a análise dos dados foi realizada pelo método descritivo. Os resultados apontam que o compromisso social é inerente a esse modelo de instituição de Ensino Superior, reconhecendo que sua prática social está alicerçada em uma política institucional e norteada por determinantes estratégicas. Assim, os resultados indicam a presença de vantagem competitiva, aliadas principalmente a imagem, através do trabalho de publicização e potencialização da marca.
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