As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se a evidenciar a importância das instituições de educação especial, enfatizando a necessidade de sua existência para o processo de desenvolvimento global dos alunos com múltiplas deficiências, assim como para a efetivação da inclusão escolar, em casos como o de alunos com deficiências múltiplas. O caso estudado nesta pesquisa é o de um aluno com 14 anos de idade, que tem a síndrome de Lesh Nyhan. Neste trabalho defende-se a necessidade da clareza sobre como encaminhar a escolarização dos alunos com múltiplas deficiências, respeitando suas singularidades, para que sejam efetivamente atendidos em ambientes educacionais acolhedores, adequados e capazes de promover o desenvolvimento humano, social, cultural e uma ótima qualidade de vida. Por meio desta pesquisa procura-se evidenciar, também, que a educação escolar especializada pode ocorrer de modo efetivo desde que se ofereçam as condições materiais e humanas adequadas para que se supere a exclusão dos alunos com deficiência, bem como de seus familiares, pois acredita-se que estar em um ambiente especializado não significa estar à parte da sociedade ou segregado, e sim ser atendido e acolhido em suas particularidades físicas, cognitivas ou sociais para viver a condição de cidadania, no máximo de sua potencialidade |
id |
PUC_SP-1_5c68ea9c61abc7ac73b9ef2eaeec9de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31628 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Valeria AntoniaJangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos2023-02-28T22:45:42Z2023-02-28T22:45:42Z2010-05-26Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628Esta pesquisa propõe-se a evidenciar a importância das instituições de educação especial, enfatizando a necessidade de sua existência para o processo de desenvolvimento global dos alunos com múltiplas deficiências, assim como para a efetivação da inclusão escolar, em casos como o de alunos com deficiências múltiplas. O caso estudado nesta pesquisa é o de um aluno com 14 anos de idade, que tem a síndrome de Lesh Nyhan. Neste trabalho defende-se a necessidade da clareza sobre como encaminhar a escolarização dos alunos com múltiplas deficiências, respeitando suas singularidades, para que sejam efetivamente atendidos em ambientes educacionais acolhedores, adequados e capazes de promover o desenvolvimento humano, social, cultural e uma ótima qualidade de vida. Por meio desta pesquisa procura-se evidenciar, também, que a educação escolar especializada pode ocorrer de modo efetivo desde que se ofereçam as condições materiais e humanas adequadas para que se supere a exclusão dos alunos com deficiência, bem como de seus familiares, pois acredita-se que estar em um ambiente especializado não significa estar à parte da sociedade ou segregado, e sim ser atendido e acolhido em suas particularidades físicas, cognitivas ou sociais para viver a condição de cidadania, no máximo de sua potencialidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação EspecialInclusão EscolarDeficiênciaEscolariziçãoDireitos SociaisAs conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdfapplication/pdf229571https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/1/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdfc92ef86cd4af5adf8e677962daa82976MD51TEXTROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.txtROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.txtExtracted texttext/plain87031https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/2/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.txtf95a53c827281b58d1c9a68b47f73363MD52THUMBNAILROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.jpgROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/3/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.jpg343dbefda2da45be875b9ce26e8c47f0MD53handle/316282023-09-01 09:04:58.852oai:repositorio.pucsp.br:handle/31628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-01T12:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
title |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
spellingShingle |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação Especial Inclusão Escolar Deficiência Escolarizição Direitos Sociais |
title_short |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
title_full |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
title_fullStr |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
title_full_unstemmed |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
title_sort |
As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação? |
author |
Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos |
author_facet |
Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Valeria Antonia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos |
contributor_str_mv |
Medeiros, Valeria Antonia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Educação Especial Inclusão Escolar Deficiência Escolarizição Direitos Sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Inclusão Escolar Deficiência Escolarizição Direitos Sociais |
description |
Esta pesquisa propõe-se a evidenciar a importância das instituições de educação especial, enfatizando a necessidade de sua existência para o processo de desenvolvimento global dos alunos com múltiplas deficiências, assim como para a efetivação da inclusão escolar, em casos como o de alunos com deficiências múltiplas. O caso estudado nesta pesquisa é o de um aluno com 14 anos de idade, que tem a síndrome de Lesh Nyhan. Neste trabalho defende-se a necessidade da clareza sobre como encaminhar a escolarização dos alunos com múltiplas deficiências, respeitando suas singularidades, para que sejam efetivamente atendidos em ambientes educacionais acolhedores, adequados e capazes de promover o desenvolvimento humano, social, cultural e uma ótima qualidade de vida. Por meio desta pesquisa procura-se evidenciar, também, que a educação escolar especializada pode ocorrer de modo efetivo desde que se ofereçam as condições materiais e humanas adequadas para que se supere a exclusão dos alunos com deficiência, bem como de seus familiares, pois acredita-se que estar em um ambiente especializado não significa estar à parte da sociedade ou segregado, e sim ser atendido e acolhido em suas particularidades físicas, cognitivas ou sociais para viver a condição de cidadania, no máximo de sua potencialidade |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:45:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:45:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628 |
identifier_str_mv |
Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/1/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/2/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/3/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c92ef86cd4af5adf8e677962daa82976 f95a53c827281b58d1c9a68b47f73363 343dbefda2da45be875b9ce26e8c47f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277983019499520 |