As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a evidenciar a importância das instituições de educação especial, enfatizando a necessidade de sua existência para o processo de desenvolvimento global dos alunos com múltiplas deficiências, assim como para a efetivação da inclusão escolar, em casos como o de alunos com deficiências múltiplas. O caso estudado nesta pesquisa é o de um aluno com 14 anos de idade, que tem a síndrome de Lesh Nyhan. Neste trabalho defende-se a necessidade da clareza sobre como encaminhar a escolarização dos alunos com múltiplas deficiências, respeitando suas singularidades, para que sejam efetivamente atendidos em ambientes educacionais acolhedores, adequados e capazes de promover o desenvolvimento humano, social, cultural e uma ótima qualidade de vida. Por meio desta pesquisa procura-se evidenciar, também, que a educação escolar especializada pode ocorrer de modo efetivo desde que se ofereçam as condições materiais e humanas adequadas para que se supere a exclusão dos alunos com deficiência, bem como de seus familiares, pois acredita-se que estar em um ambiente especializado não significa estar à parte da sociedade ou segregado, e sim ser atendido e acolhido em suas particularidades físicas, cognitivas ou sociais para viver a condição de cidadania, no máximo de sua potencialidade
id PUC_SP-1_5c68ea9c61abc7ac73b9ef2eaeec9de2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31628
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Medeiros, Valeria AntoniaJangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos2023-02-28T22:45:42Z2023-02-28T22:45:42Z2010-05-26Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628Esta pesquisa propõe-se a evidenciar a importância das instituições de educação especial, enfatizando a necessidade de sua existência para o processo de desenvolvimento global dos alunos com múltiplas deficiências, assim como para a efetivação da inclusão escolar, em casos como o de alunos com deficiências múltiplas. O caso estudado nesta pesquisa é o de um aluno com 14 anos de idade, que tem a síndrome de Lesh Nyhan. Neste trabalho defende-se a necessidade da clareza sobre como encaminhar a escolarização dos alunos com múltiplas deficiências, respeitando suas singularidades, para que sejam efetivamente atendidos em ambientes educacionais acolhedores, adequados e capazes de promover o desenvolvimento humano, social, cultural e uma ótima qualidade de vida. Por meio desta pesquisa procura-se evidenciar, também, que a educação escolar especializada pode ocorrer de modo efetivo desde que se ofereçam as condições materiais e humanas adequadas para que se supere a exclusão dos alunos com deficiência, bem como de seus familiares, pois acredita-se que estar em um ambiente especializado não significa estar à parte da sociedade ou segregado, e sim ser atendido e acolhido em suas particularidades físicas, cognitivas ou sociais para viver a condição de cidadania, no máximo de sua potencialidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação EspecialInclusão EscolarDeficiênciaEscolariziçãoDireitos SociaisAs conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdfapplication/pdf229571https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/1/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdfc92ef86cd4af5adf8e677962daa82976MD51TEXTROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.txtROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.txtExtracted texttext/plain87031https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/2/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.txtf95a53c827281b58d1c9a68b47f73363MD52THUMBNAILROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.jpgROSEMEIRE GOMES DOS SANTOS JANGROSSI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1315https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/3/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.jpg343dbefda2da45be875b9ce26e8c47f0MD53handle/316282023-09-01 09:04:58.852oai:repositorio.pucsp.br:handle/31628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-01T12:04:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
title As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
spellingShingle As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação Especial
Inclusão Escolar
Deficiência
Escolarizição
Direitos Sociais
title_short As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
title_full As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
title_fullStr As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
title_full_unstemmed As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
title_sort As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?
author Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos
author_facet Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Valeria Antonia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos
contributor_str_mv Medeiros, Valeria Antonia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação Especial
Inclusão Escolar
Deficiência
Escolarizição
Direitos Sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão Escolar
Deficiência
Escolarizição
Direitos Sociais
description Esta pesquisa propõe-se a evidenciar a importância das instituições de educação especial, enfatizando a necessidade de sua existência para o processo de desenvolvimento global dos alunos com múltiplas deficiências, assim como para a efetivação da inclusão escolar, em casos como o de alunos com deficiências múltiplas. O caso estudado nesta pesquisa é o de um aluno com 14 anos de idade, que tem a síndrome de Lesh Nyhan. Neste trabalho defende-se a necessidade da clareza sobre como encaminhar a escolarização dos alunos com múltiplas deficiências, respeitando suas singularidades, para que sejam efetivamente atendidos em ambientes educacionais acolhedores, adequados e capazes de promover o desenvolvimento humano, social, cultural e uma ótima qualidade de vida. Por meio desta pesquisa procura-se evidenciar, também, que a educação escolar especializada pode ocorrer de modo efetivo desde que se ofereçam as condições materiais e humanas adequadas para que se supere a exclusão dos alunos com deficiência, bem como de seus familiares, pois acredita-se que estar em um ambiente especializado não significa estar à parte da sociedade ou segregado, e sim ser atendido e acolhido em suas particularidades físicas, cognitivas ou sociais para viver a condição de cidadania, no máximo de sua potencialidade
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:45:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628
identifier_str_mv Jangrossi, Rosemeire Gomes dos Santos. As conquistas de um jovem com deficiência, em uma escola de educação especial: inclusão ou segregação?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/1/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/2/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31628/3/ROSEMEIRE%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20JANGROSSI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c92ef86cd4af5adf8e677962daa82976
f95a53c827281b58d1c9a68b47f73363
343dbefda2da45be875b9ce26e8c47f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277983019499520