A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Helena Silvia de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908
Resumo: Este trabalho tem por finalidade investigar os fatores que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública Municipal do Estado de São Paulo com alunos do 6º ano durante as aulas ministradas por mim como professora e pesquisadora. Essa pesquisa está fundamentada nas teorias de Carl Rogers apud Duarte (2003/2004), David Nunan(1992), Penny Ur (1999) e Susan Holden & Rogers (2001) dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário realizado durante a pesquisa com a referida turma. Constatei, ao final, que as dificuldades apontadas pelos alunos que prejudicam a oralidade se destacam o medo de errar, timidez e insegurança ao falar em público. Essa pesquisa e minha atuação em sala de aula contribuíram para eu observar que esses obstáculos podem ser superados com a participação oral do aluno em grupo ou pares e que a atitude facilitadora do professor é um aspecto importante para o aluno se sentir mais seguro, consequentemente facilitando sua aprendizagem
id PUC_SP-1_5ca3397f7229107d45e69f4ff3e1df36
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34908
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasSousa, Helena Silvia de2023-07-05T19:37:07Z2023-07-05T19:37:07Z2012-12-01Sousa, Helena Silvia de. A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908Este trabalho tem por finalidade investigar os fatores que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública Municipal do Estado de São Paulo com alunos do 6º ano durante as aulas ministradas por mim como professora e pesquisadora. Essa pesquisa está fundamentada nas teorias de Carl Rogers apud Duarte (2003/2004), David Nunan(1992), Penny Ur (1999) e Susan Holden & Rogers (2001) dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário realizado durante a pesquisa com a referida turma. Constatei, ao final, que as dificuldades apontadas pelos alunos que prejudicam a oralidade se destacam o medo de errar, timidez e insegurança ao falar em público. Essa pesquisa e minha atuação em sala de aula contribuíram para eu observar que esses obstáculos podem ser superados com a participação oral do aluno em grupo ou pares e que a atitude facilitadora do professor é um aspecto importante para o aluno se sentir mais seguro, consequentemente facilitando sua aprendizagemporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCompetência oralMotivaçãoDesmotivação e papel do professorA oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALHELENA SILVIA DE SOUSA.pdfapplication/pdf735399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/1/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf2fa95a34bcd4735b98e079e27abe87e1MD51TEXTHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.txtHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.txtExtracted texttext/plain68585https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/2/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.txtf6851c23cf8807f20dcbebb6439fefd4MD52THUMBNAILHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.jpgHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/3/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.jpg6d7c66cc2ee05e222e6fc97098d2369aMD53handle/349082023-09-20 11:07:23.512oai:repositorio.pucsp.br:handle/34908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:07:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
title A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
spellingShingle A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
Sousa, Helena Silvia de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Competência oral
Motivação
Desmotivação e papel do professor
title_short A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
title_full A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
title_fullStr A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
title_full_unstemmed A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
title_sort A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
author Sousa, Helena Silvia de
author_facet Sousa, Helena Silvia de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Helena Silvia de
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Competência oral
Motivação
Desmotivação e papel do professor
dc.subject.por.fl_str_mv Competência oral
Motivação
Desmotivação e papel do professor
description Este trabalho tem por finalidade investigar os fatores que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública Municipal do Estado de São Paulo com alunos do 6º ano durante as aulas ministradas por mim como professora e pesquisadora. Essa pesquisa está fundamentada nas teorias de Carl Rogers apud Duarte (2003/2004), David Nunan(1992), Penny Ur (1999) e Susan Holden & Rogers (2001) dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário realizado durante a pesquisa com a referida turma. Constatei, ao final, que as dificuldades apontadas pelos alunos que prejudicam a oralidade se destacam o medo de errar, timidez e insegurança ao falar em público. Essa pesquisa e minha atuação em sala de aula contribuíram para eu observar que esses obstáculos podem ser superados com a participação oral do aluno em grupo ou pares e que a atitude facilitadora do professor é um aspecto importante para o aluno se sentir mais seguro, consequentemente facilitando sua aprendizagem
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:37:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:37:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sousa, Helena Silvia de. A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908
identifier_str_mv Sousa, Helena Silvia de. A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/1/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/2/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/3/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fa95a34bcd4735b98e079e27abe87e1
f6851c23cf8807f20dcbebb6439fefd4
6d7c66cc2ee05e222e6fc97098d2369a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796128368033792