A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade investigar os fatores que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública Municipal do Estado de São Paulo com alunos do 6º ano durante as aulas ministradas por mim como professora e pesquisadora. Essa pesquisa está fundamentada nas teorias de Carl Rogers apud Duarte (2003/2004), David Nunan(1992), Penny Ur (1999) e Susan Holden & Rogers (2001) dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário realizado durante a pesquisa com a referida turma. Constatei, ao final, que as dificuldades apontadas pelos alunos que prejudicam a oralidade se destacam o medo de errar, timidez e insegurança ao falar em público. Essa pesquisa e minha atuação em sala de aula contribuíram para eu observar que esses obstáculos podem ser superados com a participação oral do aluno em grupo ou pares e que a atitude facilitadora do professor é um aspecto importante para o aluno se sentir mais seguro, consequentemente facilitando sua aprendizagem |
id |
PUC_SP-1_5ca3397f7229107d45e69f4ff3e1df36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34908 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Marcia MathiasSousa, Helena Silvia de2023-07-05T19:37:07Z2023-07-05T19:37:07Z2012-12-01Sousa, Helena Silvia de. A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908Este trabalho tem por finalidade investigar os fatores que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública Municipal do Estado de São Paulo com alunos do 6º ano durante as aulas ministradas por mim como professora e pesquisadora. Essa pesquisa está fundamentada nas teorias de Carl Rogers apud Duarte (2003/2004), David Nunan(1992), Penny Ur (1999) e Susan Holden & Rogers (2001) dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário realizado durante a pesquisa com a referida turma. Constatei, ao final, que as dificuldades apontadas pelos alunos que prejudicam a oralidade se destacam o medo de errar, timidez e insegurança ao falar em público. Essa pesquisa e minha atuação em sala de aula contribuíram para eu observar que esses obstáculos podem ser superados com a participação oral do aluno em grupo ou pares e que a atitude facilitadora do professor é um aspecto importante para o aluno se sentir mais seguro, consequentemente facilitando sua aprendizagemporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCompetência oralMotivaçãoDesmotivação e papel do professorA oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALHELENA SILVIA DE SOUSA.pdfapplication/pdf735399https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/1/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf2fa95a34bcd4735b98e079e27abe87e1MD51TEXTHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.txtHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.txtExtracted texttext/plain68585https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/2/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.txtf6851c23cf8807f20dcbebb6439fefd4MD52THUMBNAILHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.jpgHELENA SILVIA DE SOUSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1318https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/3/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.jpg6d7c66cc2ee05e222e6fc97098d2369aMD53handle/349082023-09-20 11:07:23.512oai:repositorio.pucsp.br:handle/34908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-20T14:07:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
title |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
spellingShingle |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo Sousa, Helena Silvia de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Competência oral Motivação Desmotivação e papel do professor |
title_short |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
title_full |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
title_fullStr |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
title_sort |
A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo |
author |
Sousa, Helena Silvia de |
author_facet |
Sousa, Helena Silvia de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Helena Silvia de |
contributor_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Competência oral Motivação Desmotivação e papel do professor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência oral Motivação Desmotivação e papel do professor |
description |
Este trabalho tem por finalidade investigar os fatores que facilitam ou dificultam a oralidade em Língua Inglesa em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública Municipal do Estado de São Paulo com alunos do 6º ano durante as aulas ministradas por mim como professora e pesquisadora. Essa pesquisa está fundamentada nas teorias de Carl Rogers apud Duarte (2003/2004), David Nunan(1992), Penny Ur (1999) e Susan Holden & Rogers (2001) dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário realizado durante a pesquisa com a referida turma. Constatei, ao final, que as dificuldades apontadas pelos alunos que prejudicam a oralidade se destacam o medo de errar, timidez e insegurança ao falar em público. Essa pesquisa e minha atuação em sala de aula contribuíram para eu observar que esses obstáculos podem ser superados com a participação oral do aluno em grupo ou pares e que a atitude facilitadora do professor é um aspecto importante para o aluno se sentir mais seguro, consequentemente facilitando sua aprendizagem |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:37:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:37:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sousa, Helena Silvia de. A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908 |
identifier_str_mv |
Sousa, Helena Silvia de. A oralidade em língua inglesa de alguns alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de São Paulo. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/1/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/2/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34908/3/HELENA%20SILVIA%20DE%20SOUSA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2fa95a34bcd4735b98e079e27abe87e1 f6851c23cf8807f20dcbebb6439fefd4 6d7c66cc2ee05e222e6fc97098d2369a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796128368033792 |