Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lellis, Marcelo Cestari Terra
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11225
Resumo: This dissertation concerns the nature of mathematical knowledge of middle and high school mathematics teachers. In the beggining, a survey of academic studies suggests that their knowledge contradicts the present conceptions of Mathematics Education. It has gaps that depends on conceptions about Mathematics and/or about the learning of Mathematics, rather than on knowing more mathematics contents. To search a better knowledge of Mathematics for the teachers it was used a theoretical framework based on the idea that the knowledge as a whole can be regarded as a web of meanings a notion that has already been explored in Brazilian researches about education. From this notion it was derived a way of knowing Mathematics that is in harmony with the conceptions of Mathematics Education. This way of knowing includes a great deal of knowledge about Mathematics. In the end, it was considered how this way of knowing can be implemented in the preparation of teachers
id PUC_SP-1_5cae6fa36af1486413a1df4718f0046c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11225
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Tânia Maria MendonçaLellis, Marcelo Cestari Terra2016-04-27T16:58:19Z2008-02-272002-10-08Lellis, Marcelo Cestari Terra. Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática. 2002. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11225This dissertation concerns the nature of mathematical knowledge of middle and high school mathematics teachers. In the beggining, a survey of academic studies suggests that their knowledge contradicts the present conceptions of Mathematics Education. It has gaps that depends on conceptions about Mathematics and/or about the learning of Mathematics, rather than on knowing more mathematics contents. To search a better knowledge of Mathematics for the teachers it was used a theoretical framework based on the idea that the knowledge as a whole can be regarded as a web of meanings a notion that has already been explored in Brazilian researches about education. From this notion it was derived a way of knowing Mathematics that is in harmony with the conceptions of Mathematics Education. This way of knowing includes a great deal of knowledge about Mathematics. In the end, it was considered how this way of knowing can be implemented in the preparation of teachersEsta dissertação trata da natureza do conhecimento matemático dos professores de matemática do ensino fundamental e médio. De início, um exame de estudos acadêmicos sugere que esse conhecimento contradiz as idéias atuais da Educação Matemática. Ele tem falhas que dependem mais de concepções sobre a Matemática e/ou seu ensino do que da aquisição de mais conteúdos matemáticos. Para buscar um melhor conhecimento matemático para o professor usouse como referencial teórico a noção de que o conhecimento como um todo pode ser visto como uma rede de significados uma noção já explorada em pesquisas brasileiras sobre educação. Essa noção conduz a uma forma de conhecer matemática em harmonia com as concepções da educação matemática. Trata-se de uma forma de conhecer que inclui em larga medida o conhecimento sobre matemática. No final, considerou-se como essa maneira de conhecer pode ser implementada nos cursos de formação de professoresapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22362/marcelo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoConhecimento matemático de professores de matemáticaSignificados matematicosFormação de professores de matemáticaConhecimento sobre matemáticaProfessores de matematica -- Formacao profissionalEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoConhecimento matematicoMatematica: Educacao MatematicaMathematical knowledge of teachers of mathematicsMathematics meaningsPreparation of mathematics teachersKnowledge about mathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASobre o conhecimento matemático do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTmarcelo.pdf.txtmarcelo.pdf.txtExtracted texttext/plain224146https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11225/3/marcelo.pdf.txt52835ded7f94d1aaf484f6481c6407f9MD53ORIGINALmarcelo.pdfapplication/pdf418423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11225/1/marcelo.pdf6b6474695f37ac9ddac61b49e8063206MD51THUMBNAILmarcelo.pdf.jpgmarcelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11225/2/marcelo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112252022-04-28 04:21:02.599oai:repositorio.pucsp.br:handle/11225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
title Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
spellingShingle Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
Lellis, Marcelo Cestari Terra
Conhecimento matemático de professores de matemática
Significados matematicos
Formação de professores de matemática
Conhecimento sobre matemática
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Conhecimento matematico
Matematica: Educacao Matematica
Mathematical knowledge of teachers of mathematics
Mathematics meanings
Preparation of mathematics teachers
Knowledge about mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
title_full Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
title_fullStr Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
title_full_unstemmed Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
title_sort Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática
author Lellis, Marcelo Cestari Terra
author_facet Lellis, Marcelo Cestari Terra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.contributor.author.fl_str_mv Lellis, Marcelo Cestari Terra
contributor_str_mv Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento matemático de professores de matemática
Significados matematicos
Formação de professores de matemática
Conhecimento sobre matemática
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Conhecimento matematico
Matematica: Educacao Matematica
topic Conhecimento matemático de professores de matemática
Significados matematicos
Formação de professores de matemática
Conhecimento sobre matemática
Professores de matematica -- Formacao profissional
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Conhecimento matematico
Matematica: Educacao Matematica
Mathematical knowledge of teachers of mathematics
Mathematics meanings
Preparation of mathematics teachers
Knowledge about mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical knowledge of teachers of mathematics
Mathematics meanings
Preparation of mathematics teachers
Knowledge about mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This dissertation concerns the nature of mathematical knowledge of middle and high school mathematics teachers. In the beggining, a survey of academic studies suggests that their knowledge contradicts the present conceptions of Mathematics Education. It has gaps that depends on conceptions about Mathematics and/or about the learning of Mathematics, rather than on knowing more mathematics contents. To search a better knowledge of Mathematics for the teachers it was used a theoretical framework based on the idea that the knowledge as a whole can be regarded as a web of meanings a notion that has already been explored in Brazilian researches about education. From this notion it was derived a way of knowing Mathematics that is in harmony with the conceptions of Mathematics Education. This way of knowing includes a great deal of knowledge about Mathematics. In the end, it was considered how this way of knowing can be implemented in the preparation of teachers
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-10-08
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lellis, Marcelo Cestari Terra. Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática. 2002. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11225
identifier_str_mv Lellis, Marcelo Cestari Terra. Sobre o conhecimento matemático do professor de matemática. 2002. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11225/3/marcelo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11225/1/marcelo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11225/2/marcelo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 52835ded7f94d1aaf484f6481c6407f9
6b6474695f37ac9ddac61b49e8063206
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277873451696128