O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Carolina dos Santos Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10722
Resumo: This work analyzes Reading Room in physical aspects and organization, based on the concepts of territory, space and place. Research was made during 2007 and 2008 in qualitative way. What exactly Reading Room means was the investigation goal. If we focus Reading Room on a space dimension, it is a cultural space, but according its use, is place and in a subjective way, is territory. Bibliography and documental review was made on Reading Room project and regulations. Fieldwork took place in two municipal primary schools of S. Paulo with Reading Room adapted or in original build on. Analysis of data from observations, interviews and photos was done according to Viñao Frago study (2001) about space, territory and place. Results point to Reading Room as an ideal space changed by users into place and subjectively saw as territory. This confirm it isn t properly valued, often being confused as a classroom, without emphasis on its specific nature: place to read and learn to enjoy reading
id PUC_SP-1_5e33165ced1368ba3f47756242a8c86e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10722
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Albuquerque, Helena Machado de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202715Y6Leite, Ana Carolina dos Santos Martins2016-04-27T16:33:50Z2009-04-162009-03-30Leite, Ana Carolina dos Santos Martins. O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10722This work analyzes Reading Room in physical aspects and organization, based on the concepts of territory, space and place. Research was made during 2007 and 2008 in qualitative way. What exactly Reading Room means was the investigation goal. If we focus Reading Room on a space dimension, it is a cultural space, but according its use, is place and in a subjective way, is territory. Bibliography and documental review was made on Reading Room project and regulations. Fieldwork took place in two municipal primary schools of S. Paulo with Reading Room adapted or in original build on. Analysis of data from observations, interviews and photos was done according to Viñao Frago study (2001) about space, territory and place. Results point to Reading Room as an ideal space changed by users into place and subjectively saw as territory. This confirm it isn t properly valued, often being confused as a classroom, without emphasis on its specific nature: place to read and learn to enjoy readingEste trabalho analisa os aspectos físicos e a organização da Sala de Leitura a partir dos conceitos de território, espaço e lugar. A investigação de natureza qualitativa foi realizada nos anos de 2007 e 2008. A questão norteadora da investigação foi: em que consiste este espaço denominado Sala de Leitura? Tendo como objetivo focalizar a Sala de Leitura na dimensão espacial ampliando a compreensão sobre seus diversos aspectos partiu-se da hipótese de que a Sala de Leitura é um espaço culturalmente proposto a partir do projeto, mas é lugar a partir do uso que se faz dele, e é território pela subjetividade que o marca. Realizou-se revisão bibliográfica e documental em textos da memória do projeto Sala de Leitura e suas regulamentações. A pesquisa de campo ocorreu em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, com Salas de Leitura de espaço adaptado ou integrante da planta do prédio. A análise dos dados de observação, de entrevistas e de fotos foi realizada segundo os estudos de Viñao Frago (2001) sobre espaço, território e lugar. Os resultados apontam que a Sala de Leitura é um espaço idealizado convertido em lugar pelos que o usam e território subjetivamente caracterizado o que afirma a hipótese inicial de que ainda não é devidamente valorizado, confundindo-se, muitas vezes, com a sala de aula, sem ênfase em seu caráter específico: lugar para ler e aprender a gostar de lerCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23509/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoOrganização escolarSala de leituraRede municipal de ensinoEscolas municipais -- Sao Paulo (cidade)Projeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de Sao PauloSchool organizationReading roomPublic education networkCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Carolina dos Santos Martins Leite.pdf.txtAna Carolina dos Santos Martins Leite.pdf.txtExtracted texttext/plain126825https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10722/3/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf.txt57a78dd8b7fe6773d1bf8250ff18c5e7MD53ORIGINALAna Carolina dos Santos Martins Leite.pdfapplication/pdf4248035https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10722/1/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf8f915b4489c8b34771dff95dda68addbMD51THUMBNAILAna Carolina dos Santos Martins Leite.pdf.jpgAna Carolina dos Santos Martins Leite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10722/2/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/107222022-06-28 15:55:47.557oai:repositorio.pucsp.br:handle/10722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T18:55:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
title O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
spellingShingle O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
Leite, Ana Carolina dos Santos Martins
Organização escolar
Sala de leitura
Rede municipal de ensino
Escolas municipais -- Sao Paulo (cidade)
Projeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de Sao Paulo
School organization
Reading room
Public education network
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
title_full O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
title_fullStr O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
title_full_unstemmed O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
title_sort O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo
author Leite, Ana Carolina dos Santos Martins
author_facet Leite, Ana Carolina dos Santos Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202715Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Carolina dos Santos Martins
contributor_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Organização escolar
Sala de leitura
Rede municipal de ensino
Escolas municipais -- Sao Paulo (cidade)
Projeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de Sao Paulo
topic Organização escolar
Sala de leitura
Rede municipal de ensino
Escolas municipais -- Sao Paulo (cidade)
Projeto Sala de Leitura da Rede Municipal de Ensino de Sao Paulo
School organization
Reading room
Public education network
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv School organization
Reading room
Public education network
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work analyzes Reading Room in physical aspects and organization, based on the concepts of territory, space and place. Research was made during 2007 and 2008 in qualitative way. What exactly Reading Room means was the investigation goal. If we focus Reading Room on a space dimension, it is a cultural space, but according its use, is place and in a subjective way, is territory. Bibliography and documental review was made on Reading Room project and regulations. Fieldwork took place in two municipal primary schools of S. Paulo with Reading Room adapted or in original build on. Analysis of data from observations, interviews and photos was done according to Viñao Frago study (2001) about space, territory and place. Results point to Reading Room as an ideal space changed by users into place and subjectively saw as territory. This confirm it isn t properly valued, often being confused as a classroom, without emphasis on its specific nature: place to read and learn to enjoy reading
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leite, Ana Carolina dos Santos Martins. O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10722
identifier_str_mv Leite, Ana Carolina dos Santos Martins. O lugar da sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10722/3/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10722/1/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10722/2/Ana%20Carolina%20dos%20Santos%20Martins%20Leite.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57a78dd8b7fe6773d1bf8250ff18c5e7
8f915b4489c8b34771dff95dda68addb
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796223804178432