A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Retz, Raquel de Godoy
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028
Resumo: The main goal of this study is to understand the self-confrontation as a possibility of reflection and movement in the performed activity the practice during the trainee period. Considering the theoretical and analytical categories of Dialectical Historical Materialism, and studies about the activity , according to the theory of Clinical Activity by Yves Clot, the study proposition is focused on the self-confrontation technique, with some changes proposed by this researcher. Two pedagogy students (trainees) are recorded while teaching and, then, go through the self-confrontation stage, in which they watch their own practices during the recorded classes. The researcher questions about the classes, makes propositions and gives suggestions about those practices. The focus on the self-confrontation technique as an appropriate tool for the formal education of teachers is based in theories which consider reflection as the main part of the professional education process. During the analysis of the self-confrontations, the points of observation are the reflections expressed by the trainees and their movements, the variations of activities, and the comparison between self-confrontations
id PUC_SP-1_5e564d427c7fdde4355cf869ec642b4f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16028
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Aguiar, Wanda Maria Junqueira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253388J2Retz, Raquel de Godoy2016-04-28T20:56:29Z2012-06-222012-05-14Retz, Raquel de Godoy. A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios. 2012. 199 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028The main goal of this study is to understand the self-confrontation as a possibility of reflection and movement in the performed activity the practice during the trainee period. Considering the theoretical and analytical categories of Dialectical Historical Materialism, and studies about the activity , according to the theory of Clinical Activity by Yves Clot, the study proposition is focused on the self-confrontation technique, with some changes proposed by this researcher. Two pedagogy students (trainees) are recorded while teaching and, then, go through the self-confrontation stage, in which they watch their own practices during the recorded classes. The researcher questions about the classes, makes propositions and gives suggestions about those practices. The focus on the self-confrontation technique as an appropriate tool for the formal education of teachers is based in theories which consider reflection as the main part of the professional education process. During the analysis of the self-confrontations, the points of observation are the reflections expressed by the trainees and their movements, the variations of activities, and the comparison between self-confrontationsO objetivo principal desta pesquisa é compreender a autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento, na atividade executada - o estágio. Considerando as categorias teóricas e de análise do Materialismo Histórico Dialético, e estudos sobre a atividade , conforme a teoria da Clinica da Atividade de Yves Clot, a proposta de estudo está focada na técnica da autoconfrontação com as alterações propostas pela pesquisadora. Duas alunas de pedagogia- estagiárias - são filmadas dando aulas, depois, passam pela etapa da autoconfrontação, e assistem trechos de suas aulas. A pesquisadora questiona-as sobre suas atividades na sala de aula e intervém com propostas, opiniões e questionamentos. O enfoque na técnica da autoconfrontação, como possível ferramenta na formação inicial de docentes, apoia-se em teóricos que consideram a reflexão como principal quesito no processo de formação profissional. Na análise das autoconfrontações, o centro de observações é as reflexões expressadas pelas estagiárias, os movimentos, mudanças de atividades, na comparação entre as autoconfrontaçõesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32246/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaAtividade docenteAutoconfrontaçãoClínica da atividadeFormação de professorPsicologia sócio históricaTeaching activitySelf-confrontationClinical activityFormal education of teachersSocio-historic psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRaquel de Godoy Retz.pdf.txtRaquel de Godoy Retz.pdf.txtExtracted texttext/plain290496https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16028/3/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf.txtc82b62eb2750e1fedd881e5e8710c1aeMD53ORIGINALRaquel de Godoy Retz.pdfapplication/pdf817499https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16028/1/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf3a5a92a7c1feee288e37fb44e4523d39MD51THUMBNAILRaquel de Godoy Retz.pdf.jpgRaquel de Godoy Retz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3888https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16028/2/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf.jpg368ef75b8e9e70a5a6c229b584f3f3a4MD52handle/160282022-04-27 15:19:33.279oai:repositorio.pucsp.br:handle/16028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:19:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
title A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
spellingShingle A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
Retz, Raquel de Godoy
Atividade docente
Autoconfrontação
Clínica da atividade
Formação de professor
Psicologia sócio histórica
Teaching activity
Self-confrontation
Clinical activity
Formal education of teachers
Socio-historic psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
title_full A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
title_fullStr A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
title_full_unstemmed A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
title_sort A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios
author Retz, Raquel de Godoy
author_facet Retz, Raquel de Godoy
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253388J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Retz, Raquel de Godoy
contributor_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade docente
Autoconfrontação
Clínica da atividade
Formação de professor
Psicologia sócio histórica
topic Atividade docente
Autoconfrontação
Clínica da atividade
Formação de professor
Psicologia sócio histórica
Teaching activity
Self-confrontation
Clinical activity
Formal education of teachers
Socio-historic psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching activity
Self-confrontation
Clinical activity
Formal education of teachers
Socio-historic psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The main goal of this study is to understand the self-confrontation as a possibility of reflection and movement in the performed activity the practice during the trainee period. Considering the theoretical and analytical categories of Dialectical Historical Materialism, and studies about the activity , according to the theory of Clinical Activity by Yves Clot, the study proposition is focused on the self-confrontation technique, with some changes proposed by this researcher. Two pedagogy students (trainees) are recorded while teaching and, then, go through the self-confrontation stage, in which they watch their own practices during the recorded classes. The researcher questions about the classes, makes propositions and gives suggestions about those practices. The focus on the self-confrontation technique as an appropriate tool for the formal education of teachers is based in theories which consider reflection as the main part of the professional education process. During the analysis of the self-confrontations, the points of observation are the reflections expressed by the trainees and their movements, the variations of activities, and the comparison between self-confrontations
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Retz, Raquel de Godoy. A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios. 2012. 199 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028
identifier_str_mv Retz, Raquel de Godoy. A autoconfrontação como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios. 2012. 199 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16028/3/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16028/1/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16028/2/Raquel%20de%20Godoy%20Retz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c82b62eb2750e1fedd881e5e8710c1ae
3a5a92a7c1feee288e37fb44e4523d39
368ef75b8e9e70a5a6c229b584f3f3a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277787763113984